Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre ciclo do nitrogênio

O ciclo do nitrogênio é muito importante para os seres vivos, pois esse elemento está presente nos aminoácidos, DNA, RNA, proteínas e em estruturas celulares.


Por Paula Louredo Moraes
  • Questão 1

    (PUC-RS) A associação entre plantas leguminosas e bactérias do gênero Rhizobium é um exemplo de mutualismo envolvendo membros de reinos distintos. Por tratar-se de um mutualismo, ambos os organismos são beneficiados. O papel das bactérias do gênero Rhizobium nessa associação contribui significativamente para o ciclo global:

    a)      Do carbono

    b)     Do nitrogênio

    c)      Da água

    d)     Do fósforo

    e)      Do enxofre

    ver resposta


  • Questão 2

    (PUCC-SP) Verificou-se que as raízes de leguminosas cultivadas em solo adubado com produtos químicos ricos em nitrogênio não apresentam nódulos formados por bactérias. Nesse caso, a adubação prejudicou as bactérias que transformam:

    a)      Nitrogênio em amônia

    b)     Amônia em nitritos

    c)      Nitritos em nitratos

    d)     Nitratos em nitritos

    e)      Amônia em nitrogênio

    ver resposta


  • Questão 3

    (Unisisnos-RS) As bactérias do gênero Nitrosomonas e Nitrocbacter são organismos autótrofos que extraem energia através de um processo de oxidação a partir da amônia. Essas bactérias desempenham a importante função ecológica de:

    a)      Acidificação do solo

    b)     Correção da acidez

    c)      Eutrofização

    d)     Nitrificação

    e)      Ozonização

    ver resposta


  • Questão 4

    Complete a afirmativa a seguir:

    O processo que chamamos de ­­­­­­­______________ consiste na transformação de _________ em ___________. Esse processo devolve o ___________ para a atmosfera e é feito por bactérias _____________.

     

    a)      Nitrificação, amônia, nitrato, nitrito, nitrificantes.

    b)     Desnitrificação, nitratos, gás nitrogênio, nitrogênio, desnitrificantes.

    c)      Amonificação, nitrogênio atmosférico, amônia, nitrogênio, amonificantes.

    d)     Fixação, nitrogênio, amônia, nitrato, fixadoras.

    e)      Fixação do nitrogênio, nitrogênio, amônia, nitrogênio, fixadoras de nitrogênio.

    ver resposta


  • Questão 5

    Chamamos de nitrificação o processo de transformação da amônia em nitrato por bactérias quimiossintetizantes. Esse processo se divide em duas etapas chamadas respectivamente de:

    a)      Nitrificação e desnitrificação

    b)     Nitrosação e desnitrificação

    c)      Nitrosação e nitratação

    d)     Amonificação e nitrificação

    e)      Nitrificação e nitratação

    ver resposta


  • Questão 6

    Muitos agricultores utilizam uma técnica conhecida como “adubação verde” em suas culturas. Essa técnica pode ser feita de duas formas:

    → plantando-se leguminosas em períodos alternados com outros tipos de culturas;

    → plantando leguminosas em conjunto com outras plantas que não são leguminosas.

    De acordo com essa técnica, é correto afirmar que:

    a)      Alternando as culturas ou plantando leguminosas em conjunto com outras plantas ocorrerá um aumento na concentração de nitrogênio no solo, contribuindo para um melhor desenvolvimento do vegetal.

    b)     Esse tipo de adubação não difere da adubação química, pois ambos interferem consideravelmente na taxa de aproveitamento desse composto pelos vegetais.

    c)      A adubação verde não é tão favorável ao meio ambiente, pois ao aumentar a taxa de concentração de nitrogênio, causará danos irreversíveis ao solo.

    d)     Ela é possível somente se forem utilizados herbicidas e inseticidas nas culturas.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    letra b

    As bactérias do gênero Rhizobium são conhecidas por serem fixadoras de nitrogênio e viverem associadas em uma relação de mutualismo com plantas leguminosas. Nessa associação, as bactérias conseguem fixar o nitrogênio atmosférico repassando à planta, que em troca dá à bactéria proteção e alimento.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    letra a

    São as bactérias do gênero Rhizobium que formam nódulos nas raízes das leguminosas. Em cada nódulo são encontradas milhões dessas bactérias que fixam o nitrogênio do ar atmosférico, sendo que uma parte desse nitrogênio fixado é doada às plantas, enquanto que a outra parte é liberada no solo em forma de amônia. Dessa forma, podemos dizer que devido à adubação química, houve prejuízo das bactérias que transformaram nitrogênio em amônia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    letra d

    As bactérias do gênero Nitrosomonas eNitrocbacter são bactérias autótrofas quimiossintetizantes responsáveis por transformarem a amônia encontrada no solo em nitrato. A esse processo damos o nome de nitrificação.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    letra b

    O processo que chamamos de ­­­­­­­desnitrificação consiste na transformação de nitratos em gás nitrogênio. Esse processo devolve o nitrogênio para a atmosfera e é feito por bactérias desnitrificantes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    letra c

    Como dito no enunciado, a nitrificação é o processo de transformação da amônia em nitrato por bactérias quimiossintetizantes. Esse processo ocorre em duas fases e é feito pelas chamadas bactérias nitrificantes, que podem pertencer aos gêneros Nitrosomonas, Nitrosococcus, Nitrosolobus ou Nitrobacter. As bactérias nitrificantes pertencentes aos gêneros Nitrosomonas, Nitrosococcus, Nitrosolobus realizam a primeira fase da nitrificação, chamada de nitrosação. Nessa fase, essas bactérias irão transformar a amônia disponível no solo em nitrito, um composto tóxico para os vegetais. A segunda fase da nitrificação é chamada de nitratação e é realizada por bactérias do gênero Nitrobacter. Nessa fase, essas bactérias irão transformar o nitrito liberado no solo no processo de nitrosação em nitrato, um composto solúvel em água que é imediatamente aproveitado pelos vegetais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    letra a

    Como dito no enunciado, a adubação verde é uma técnica que consiste no plantio de leguminosas em consórcio com outras plantas não leguminosas ou na alternância de culturas. Esse método é muito viável, pois além de não poluir o solo com substâncias tóxicas, ainda permite que haja uma alta concentração de nitrogênio no solo, pois associadas às raízes das plantas leguminosas, encontramos bactérias nitrificantes que fixam o nitrogênio atmosférico, elemento tão importante para a formação de várias estruturas das plantas. Dessa forma, podemos concluir que a alternativa correta é a letra a.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais