Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre as Regiões Geoeconômicas do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as Regiões Geoeconômicas do Brasil e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Quais são as macrorregiões  do Brasil conforme a regionalização geoeconômica?

    ver resposta


  • Questão 2

    Aponte as regiões geoeconômicas do Brasil de acordo com o mapa.

    1 – Verde –
    2 – Vermelho –
    3 – Amarelo –

    ver resposta


  • Questão 3

    Quais os critérios adotados para estabelecer a regionalização geoeconômica do território brasileiro?

    ver resposta


  • Questão 4

     

    A divisão regional do Brasil, de acordo com a regionalização geoeconômica, não obedece aos limites estaduais, ou seja, um mesmo estado pode pertencer a mais de uma macrorregião. Nesse contexto, aponte os estados integrantes de cada macrorregião geoeconômica.

    ver resposta


  • Questão 5

    As regiões geoeconômicas do Brasil apresentam grandes diferenças econômicas, sociais, culturais, entre outros aspectos. Aponte as principais características econômicas de cada região geoeconômica.

    ver resposta


  • Questão 6

    No complexo regional do Nordeste há uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste, que são:

    A - Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.

    B - Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão.

    C - Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste.

    D - Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea.

    E - Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga.

    ver resposta


  • Questão 7

    (UEPG) – Com relação ao Centro-Sul, uma das regiões geoeconômicas do Brasil, assinale o que for correto.

    01) Representa a região de ocupação mais antiga do país, sendo que durante três séculos foi a região mais rica e povoada do país, tendo a cana-de-açúcar como a principal riqueza do Brasil Colônia.

    02) As práticas mais modernas da agropecuária encontram-se nessa região, especialmente no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

    04) É a região mais povoada, urbanizada e industrializada do país, representada pelas importantes áreas industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre.

    08) É a maior das três regiões geoeconômicas em extensão, seguida pelo Nordeste e pela Amazônia.

    16) Aí se registram as mais constantes lutas pela posse de terras envolvendo posseiros, indígenas, grileiros, empresas e até o Estado.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Além da divisão regional oficial do Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe outra regionalização brasileira (não oficial), a geoeconômica. Essa regionalização divide o território do Brasil em três macrorregiões: a Amazônica, o Nordeste e o Centro-Sul.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    1 – Verde – Complexo regional da Amazônia.
    2 – Vermelho – Complexo regional do Centro-Sul.
    3 – Amarelo – Complexo regional do Nordeste

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A divisão regional geoeconômica do Brasil utilizou como critérios os aspectos naturais, sociais e, principalmente, os econômicos. Essa divisão proporciona uma melhor análise do desenvolvimento econômico do Brasil, além de permitir um estudo mais aprofundado das causas da desigualdade social no país.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Os complexos regionais geoeconômicos são formados por:
    Amazônia – Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, centro-norte do Mato Grosso, Tocantins e oeste do Maranhão.

    Centro-Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, centro-sul de Minas Gerais, norte do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins.

    Nordeste – Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, leste do Maranhão e norte de Minas Gerais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Amazônia – As atividades econômicas desenvolvidas são: a agropecuária, que constitui o principal setor econômico; extrativismo vegetal que tem na borracha seu produto mais importante, outros produtos são a castanha do Pará e a madeira; mineração composta pela extração de ferro, ouro e manganês, com destaque para a serra dos Carajás, província mineral localizada em Belém com grandes jazidas de ferro; setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus.

    Centro-Sul – Possui o maior parque industrial do Brasil. Sua economia é diversificada, composta pelas atividades agrícolas mais modernas, bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios, e diversas modalidades industriais.

    Nordeste – As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse complexo regional são: extrativismo vegetal, agricultura, pecuária extensiva e de corte, cultivo irrigado de frutas e flores. Nas áreas litorâneas ocorre a extração de sal. Também há a presença de indústrias.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    A - Verdadeiro – As sub-regiões nordestinas são compostas pelo Meio-Norte (Maranhão e oeste do Piauí); Sertão (oeste do Piauí, Ceará, oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e a maior parte do território da Bahia); Zona da Mata (faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas Sergipe e Bahia); Agreste (porção central dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e centro-oeste de Sergipe). 

    B - Falso – Caatinga não é uma das sub-regiões do Nordeste, e sim, a vegetação típica do Sertão nordestino.

    C - Falso – Litorânea é a faixa territorial que corresponde à Zona da Mata.

    D - Falso – Amazônica não é uma sub-região nordestina, e Litorânea é faixa territorial que corresponde à Zona da Mata.

    E - Falso – Litorânea é a faixa territorial que corresponde à Zona da Mata, e Caatinga é a vegetação típica do Sertão nordestino.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 7

    (UEPG) – Com relação ao Centro-Sul, uma das regiões geoeconômicas do Brasil, assinale o que for correto.

    01) Falso – O complexo regional do Centro-Sul não é a região de ocupação mais antiga do território brasileiro, e atualmente é a região do país mais desenvolvida economicamente.

    02) Falso – Realmente as práticas mais modernas da agropecuária encontram-se no complexo regional do Centro-Sul, no entanto, estão localizadas principalmente no Mato Grosso do Sul.

    04) Verdadeiro – O complexo regional do Centro-Sul corresponde à área maios povoada do país (dois terços dos habitantes), e concentra a maior parte dos recursos econômicos do Brasil, com grande quantidade de indústrias, comércio, bancos, mercado de capitais, entre outros. Nessa macrorregião destacam-se as áreas industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre.

    08) Falso – A região geoeconômica que apresenta maior extensão territorial é a da Amazônia, com 4,8 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a mais da metade do território brasileiro.

    16) Falso – Não ocorreu de forma significativa as lutas pela posse de terras, sendo essa uma característica do complexo regional da Amazônia.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 30/09/2014 | Lara

    Gostei,espero que caia da minha prova eu vou agradecer,e todos que lerem esses exercícios tomara que você se dão bem,Deus está com vocês!! :)

  • terça-feira | 25/02/2014 | Suzi

    O mau professor fez atividade com essas perguntas e eu respindi e acertei. s2

  • terça-feira | 10/12/2013 | luciana silva

    gostei muito, preciso e simples; os exercícios também.

  • quarta-feira | 04/12/2013 | vitoria

    Gostei





Brasil Escola nas Redes Sociais