Exercícios sobre Climas do Brasil

Esta lista de exercícios medirá os seus conhecimentos sobre os principais tipos climáticos que ocorrem ao longo de toda a extensão do território brasileiro. Publicado por: Mateus Campos
Questão 1

O principal tipo climático brasileiro é conhecido pela ocorrência de duas estações bem definidas: uma quente e úmida e outra mais amena e seca. Esse é o clima

a) equatorial.

b) subtropical.

c) tropical.

d) mediterrâneo.

e) desértico.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O clima tropical é o principal tipo climático do Brasil. Ele é caracterizado pela ocorrência de duas estações bem definidas, sendo uma mais úmida e a outra, seca.

Questão 2

O clima equatorial ocorre predominantemente na porção norte do território brasileiro. Esse tipo climático tem como característica a

a) ocorrência de poucas chuvas.

b) elevada presença de umidade.

c) precipitação pontual de chuvas.

d) existência de plantas xerófilas.

e) diminuta temperatura regional.

Ver resposta
Resposta

Letra B

O clima equatorial ocorre na faixa latitudinal central do planeta, ou seja, nas proximidades da Linha do Equador. Ele é marcado pela elevada presença de umidade. Sendo assim, é um clima caracterizado pelo grande volume de chuvas.

Questão 3

O clima e a vegetação estão intimamente interligados. O clima semiárido, que ocorre na porção nordestina brasileira, tem como vegetação predominante a

a) Caatinga.

b) Restinga.

c) Mata dos Cocais.

d) Mata Atlântica.

e) Savana.

Ver resposta
Resposta

Letra A

O clima semiárido é caracterizado pela baixíssima pluviosidade. O único tipo vegetacional brasileiro que se desenvolve nesse tipo climático é a Caatinga. As plantas desse bioma possuem alta capacidade de adaptação à escassez de chuvas.

Questão 4

O clima semiárido se difere dos demais climas que ocorrem no território brasileiro, em especial por meio da

a) separação sazonal entre as quatro estações do ano.

b) predominância de elevada umidade relativa do ar.

c) diminuição das temperaturas durante o inverno.

d) presença de volumes constantes de chuva no ano.

e) ocorrência de baixíssimos volumes de precipitação.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A principal diferença do tipo semiárido para os demais climas presentes no território brasileiro é o diminuto volume de chuvas. A zona semiárida, ao contrário do restante do país, registra baixos níveis de precipitação ao longo do ano.

Questão 5

Qual tipo climático está localizado abaixo da porção do território brasileiro cortada pelo Trópico de Capricórnio?

a) Semiárido.

b) Mediterrâneo.

c) Tropical.

d) Subtropical.

e) Equatorial.

Ver resposta
Resposta

Letra D

O clima subtropical está localizado justamente na faixa temperada do globo. Sendo assim, ele ocorre na porção do território brasileiro situada abaixo do Trópico de Capricórnio. Esse tipo climático registra temperaturas mais amenas do que o restante do país.

Questão 6

O clima tropical atlântico ocorre em zonas do território brasileiro fortemente influenciadas pela umidade. Qual fator climático interfere diretamente nesse cenário?

a) Radiação solar.

b) Albedo.

c) Maritimidade.

d) Latitude.

e) Continentalidade.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A maritimidade é um fator climático caracterizado pela influência da umidade proveniente dos mares e oceanos. Esse fenômeno ocorre em áreas com clima tropical atlântico, que recebem muita umidade proveniente do litoral brasileiro.

Questão 7

A subdivisão do clima tropical que ocorre nos planaltos mais elevados da porção sudestina brasileira, com destaque para a formação de serras, é chamado de

a) Subtropical.

b) Tropical de Altitude.

c) Tropical Atlântico.

d) Tropical Semiárido.

e) Temperado.

Ver resposta
Resposta

Letra B

O clima tropical de altitude ocorre, como indica o próprio nome, em zonas de elevada altitude. Ele é um clima típico das zonas serranas sudestinas brasileiras. Esse tipo climático possui temperaturas mais amenas em relação ao tropical típico.

Questão 8

Um elemento que descreve um aspecto do clima subtropical é a(o):

a) presença de índices pluviométricos constantes ao longo do ano.

b) registro de temperaturas baixas somente durante o inverno.

c) medição de baixos volumes de umidade em todo o ano.

d) prevalência de grandes volumes de chuva apenas no outono.

e) predominância de baixa ocorrência de chuvas durante o verão.

Ver resposta
Resposta

Letra A

O clima subtropical tem como principal característica a presença de índices pluviométricos constantes. Sendo assim, a ocorrência de chuvas nesse tipo climático é presente ao longo de todo o ano.

Questão 9

(Enem 2021)

Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia

É difícil imaginar que a Antártica possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado).

As interações citadas são efeito de um processo atmosférico marcado por

a) equidade entre índices de refletividade superficial.

b) bloqueios de elevadas barreiras orográficas.

c) preponderância de correntes marinhas frias.

d) fluxos entre faixas de latitudes distintas.

e) alternância da pressão do ar equatorial.

Ver resposta
Resposta

Letra D

As interações climáticas entre as duas regiões continentais decorre dos fluxos das massas de ar. Essas massas deslocam-se ao longo dos dois continentes, que estão localizados em faixas de latitude diferentes, influenciando, assim, o clima regional.

Questão 10

(Enem 2018) A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.

WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?

a) Árido, com deficit hídrico.

b) Subtropical, com baixas temperaturas.

c) Temperado, com invernos frios e secos.

d) Tropical, com sazonalidade das chuvas.

e) Equatorial, com pluviosidade abundante.

Ver resposta
Resposta

Letra D

O clima tropical é caracterizado pela sazonalidade das chuvas, ou seja, possui duas estações bem definidas. Esse aspecto interfere nas condições geográficas locais, como no solo, influenciando na formação pedogênica por meio da alternância entre períodos secos e chuvosos.

Questão 11

(Enem 2017) O ganhador do Prêmio Nobel, Philip Fearnside, já alertava em estudos de 2004 que, como consequência do desmatamento em grande escala, menos água da Amazônia seria transportada pelos ventos para o Sudeste durante a temporada de chuvas, o que reduziria a água das chuvas de verão nos reservatórios de São Paulo.

SERVA, L. Para ganhador do Prêmio Nobel, cheias no Norte e seca no Sudeste estão conectadas. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014.

O fator apresentado no texto para o agravamento da seca no Sudeste está identificado no(a)

a) redirecionamento dos ventos alísios.

b) redução do volume dos rios voadores.

c) deslocamento das massas de ar polares.

d) retenção da umidade na Cordilheira dos Andes.

e) alteração no gradiente de pressão entre as áreas.

Ver resposta
Resposta

Letra B

O desmatamento da Amazônia tem como um de seus principais impactos a diminuição do processo de evapotranspiração. Portanto, o desmatamento desse bioma impacta diretamente o clima, causando diminuição do volume de chuvas. Ademais, a diminuição das chuvas e da umidade local torna-se regional por meio da atuação das massas de ar. Sendo assim, não há somente a redução de chuvas na Amazônia, mas também em outras regiões do Brasil, como o Sudeste.

Questão 12

(Enem 2014) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

FISCH, G .; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de

a) resfriamento da umidade da superfície.

b) variação da amplitude de temperatura.

c) dispersão dos ventos contra-alísios.

d) existência de barreiras de relevo.

e) convergência de fluxos de ar.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A Amazônia possui um clima equatorial marcado pelo elevado volume de chuvas e de umidade. Essas características são resultantes, dentre outros fatores, da convergência de fluxos de ar para essa região, com destaque para a Zona de Convergência Intertropical.