Exercícios sobre região Sudeste

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre região Sudeste do Brasil. Publicado por: Larissa Mesquita
Questão 1

O mapa abaixo indica os estados de uma região administrativa do Brasil:

Mapa da região Sudeste

Qual é a região?

a) Sul.

b) Sudeste.

c) Centro-Oeste.

d) Nordeste.

e) Norte.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes regiões. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais compõem a região Sudeste do Brasil.

 

Questão 2

O povoamento da região Sudeste está diretamente ligado ao processo de colonização portuguesa e aos ciclos econômicos desenvolvidos.

A partir do final do século XVII, um ciclo econômico que fomentou o povoamento do Sudeste foi:

a) extração do pau-brasil.

b) cafeicultura.

c) pecuária bovina.

d) cultivos de cana-de-açúcar.

e) mineração.

Ver resposta
Resposta

Letra E

O ciclo da mineração foi responsável pela intensificação do povoamento na região Sudeste. Por volta de 1690, metais e pedras preciosos foram descobertos no território atual de Minas Gerais, e, a partir desse momento, o deslocamento de portugueses e brasileiros de outras regiões promoveu o aumento da população e surgimento de aldeias, vilas e cidades no território.

 

Questão 3

O relevo da região Sudeste é caracterizado pela presença de várias estruturas, mas os planaltos acidentados são marcantes no quadro geomorfológico da região.

Vista da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Se considerarmos a classificação dos domínios morfoclimáticos do Brasil, o domínio predominante na região Sudeste é o:

a) domínio atlântico.

b) domínio planáltico.

c) domínio dos mares de morro.

d) domínio da Mata Atlântica.

e) domínio do Sudeste.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O relevo constituído pela presença maciça de planaltos elevados é uma marca da região Sudeste. A classificação dos domínios morfoclimáticos do Brasil evidencia esse fato ao denominar o domínio da região como “mares de morros”, fazendo referência às estruturas planálticas existentes.

 

Questão 4

São bacias hidrográficas da região Sudeste, exceto:

a) Bacia do São Francisco.

b) Bacia do Atlântico Sul.

c) Bacia do Atlântico Sudeste.

d) Bacia do Paraná.

e) Bacia do Paraguai.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A Bacia do Paraguai não se estabelece na região Sudeste. Ela banha a região Centro-Oeste, especificamente a área do Pantanal.

Questão 5

A região Sudeste é a região do Brasil com as paisagens naturais mais diversificadas. Um grande destaque da paisagem natural é a vegetação. Embora tenha sofrido grande processo de devastação, o quadro vegetacional do Sudeste é constituído por quatro grandes grupos.

Marque a alternativa que não indica uma vegetação típica da região Sudeste:

a) Mata Atlântica.

b) Pradarias.

c) Cerrado.

d) Caatinga.

e) Manguezais e restingas.

Ver resposta
Resposta

Letra B

Pradarias são um tipo de vegetação comum à região Sul do Brasil. Os demais tipos vegetacionais são encontrados no Sudeste.

Questão 6

A região Sudeste é a mais populosa e urbanizada do Brasil. A alternativa que indica corretamente fatores que influenciaram nesse quadro é:

a) Criação de gado bovino a partir do século XVI.

b) Migrações de sulistas a partir do século XV.

c) Migrações impulsionadas pela indústria no século XX.

d) Cultivos de cana-de-açúcar desenvolvidos a partir do século XIX.

e) Imigrações europeias na segunda metade do século XX.

Ver resposta
Resposta

Letra C

Os grandes fluxos migratórios do século XX foram fundamentais para o estabelecimento do elevado grau de urbanização e de crescimento populacional na região Sudeste. A industrialização impulsionou a migração de brasileiros de todas as regiões do país rumo ao Sudeste, especialmente aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Questão 7

A diversidade de atividades econômicas é uma marca da região Sudeste. Considerada a locomotiva da economia brasileira, nessa região os três setores econômicos são amplamente desenvolvidos.

A alternativa que não indica uma característica da economia do Sudeste é:

a) Os ciclos econômicos do ouro e da cafeicultura impulsionaram a economia da região desde o período colonial.

b) A concentração de capitais provenientes da cafeicultura foi um aspecto fundamental para a atividade industrial, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

c) A exploração petrolífera em plataformas continentais na região Sudeste é a maior do Brasil. Os destaques são os estados litorâneos.

d) A agropecuária é marcada pela diversidade e pela modernização.

e) A exploração de minério de ferro e de manganês é um destaque econômico da região da Serra dos Carajás, em Minas Gerais.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A exploração de ferro e manganês é forte no estado de Minas Gerais, na região denominada Quadrilátero Ferrífero. A Serra dos Carajás é uma região de exploração mineral no estado do Pará.

Questão 8

“O clima no Sudeste é basicamente _________ devido a sua localização geográfica. É uma região situada entre os trópicos, tendo temperaturas elevadas na maior parte dos estados. Entretanto, alguns fatores modificam seu clima, como a altitude, a maritimidade (influência das massas de ar vindas do oceano) e a latitude.”

MATIAS, Átila. "Região Sudeste";Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-sudeste.htm. Acesso em 18 de novembro de 2022.

A lacuna é corretamente preenchida por qual tipo climático?

a) Equatorial.

b) Subtropical.

c) Mediterrâneo.

d) Semiárido.

e) Tropical.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A localização geográfica e os fatores mencionados influenciam diretamente no predomínio do clima tropical na região Sudeste do Brasil. Trata-se de um clima quente, com chuvas mais presentes nos meses do verão.

Questão 9

(Col. Naval) Sobre a dinâmica migratória brasileira, é correto afirmar que:

a) o período mais importante de migrações internas no país se iniciou na década de 1930, quando ocorreu o início da aceleração do deslocamento populacional da região Nordeste para o Sudeste, aumentando a concentração urbana.

b) entre as décadas de 1950 e 1970, os fluxos migratórios se intensificaram em direção à região Sul, condicionados pelo crescimento do agronegócio ligado à expansão das lavouras de soja.

c) a partir dos anos 1970, observou-se um aumento do fluxo populacional da região Norte em direção à região Nordeste, uma vez que a desconcentração industrial nacional promoveu um crescimento vertiginoso em direção à Zona da Mata Nordestina.

d) em função do elevado crescimento industrial da região Sudeste, nos anos 1980, ocorreram intensos fluxos migratórios da região Sul para aquela região, motivados pelas fortes isenções fiscais oferecidas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

e) atualmente, a região Norte é aquela que recebe a maioria dos migrantes no país, resultado de políticas oficiais cuja intenção é barrar os contrabandos e o comércio de drogas que vem crescendo na região.

Ver resposta
Resposta

Letra A

As migrações para a região Sudeste tornaram-se intensas a partir da década de 1930, início do governo de Getúlio Vargas. A grande razão disso é o crescimento da atividade industrial concentrada no Sudeste brasileiro.

Questão 10

(UEMG) Analise a imagem a seguir:

Representação cartográfica dos estados brasileiros

O objetivo da elaboração dessa representação cartográfica é mostrar

a) o quantitativo de habitantes residentes em cada uma das regiões do IBGE.

b) a superioridade econômica dos estados que compõem o centro-sul brasileiro.

c) a desigualdade de gênero existente nas diversas Unidades da Federação do país.

d) a expressividade produtiva das propriedades agroexportadoras nas macrorregiões geoeconômicas.

Ver resposta
Resposta

Letra A

A representação cartográfica é uma anamorfose, sendo o tema representado evidenciado por meio do aumento ou redução dos territórios. Nesse caso, o tema é a população absoluta dos estados brasileiros. Percebe-se que os estados da região Sudeste reúnem o maior número de população.

Questão 11

(Espcex-Aman) Na Serra do Mar, na região Sudeste do Brasil, durante o verão, ocorrem deslizamentos de terra, causando prejuízos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, são desencadeados por intensas chuvas __________, que decorrem do movimento ascensional forçado da umidade oceânica, oriunda da massa de ar __________, pelas escarpas litorâneas.

Ao atingir elevadas altitudes, essa massa de ar perde temperatura, provocando condensação do vapor e consequente precipitação.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas acima:

a) orográficas – Tropical Atlântica

b) frontais – Polar Atlântica

c) convectivas – Equatorial Atlântica

d) orográficas – Polar Atlântica

e) frontais – Tropical Atlântica

Ver resposta
Resposta

Letra A

As chuvas orográficas são comuns na região Sudeste, onde o relevo acidentado provoca a barragem do vapor d’água e gera as chuvas. A grande umidade decorre da Massa Tropical Atlântica, uma das cinco massas de ar que atuam no território brasileiro e que se faz presente de forma direta na região Sudeste.

Questão 12

(PUC-GO 2021) Em janeiro de 2020, os elevados índices pluviométricos que ocorreram, especialmente na região Sudeste do Brasil, provocaram situações de emergências em várias cidades, deixando milhares de desabrigados e até mesmo vítimas fatais.

Considerando o período mencionado, a dinâmica atmosférica, bem como outros condicionantes do clima da região, assinale a única alternativa que indica a principal massa de ar envolvida, suas características e a zona de convergência responsáveis pelas chuvas na região durante o referido período:

a) Massa Equatorial Atlântica, quente e úmida, associada à Zona de Convergência Intertropical.

b) Massa Equatorial Continental, quente e úmida, associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul.

c) Massa Polar Atlântica, fria e seca, associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul.

d) Massa Tropical Continental, quente e úmida, associada à Zona de Convergência Intertropical.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma área de atração dos ventos úmidos, comuns na região equatorial. Durante o verão, os ventos que partem da região amazônica (Massa Equatorial Continental), carregados de umidade, se deslocam para as regiões central e sudeste do Brasil, influenciando no aumento das chuvas.