Exercícios sobre a Linha do Equador

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Linha do Equador e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Questão 1

A linha do Equador é uma linha imaginária responsável por dividir o globo em dois Hemisférios. Nesse sentido, os países localizados ao norte da linha do Equador pertencem ao Hemisfério:

a) Hemisfério Ocidental

b) Hemisfério Setentrional

c) Hemisfério Meridional

D) Hemisfério Oriental

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – O estabelecimento do Hemisfério Ocidental não possui relação com a linha do Equador e sim com o Meridiano de Greenwich.

b) Verdadeiro – Os países situados ao norte da linha do Equador pertencem ao Hemisfério Setentrional, também conhecido como Hemisfério Norte.

c) Falso – As nações que compõem o Hemisfério Meridional estão localizadas ao sul da linha do Equador.

D) Falso – O Hemisfério Oriental está relacionado ao Meridiano de Greenwich, sendo integrado pelos países situados a leste desse meridiano.

Questão 2

Marque a alternativa que indica, corretamente, o Hemisfério das nações situadas ao sul da Linha do Equador.

a) Hemisfério Meridional

b) Hemisfério Oriental

c) Hemisfério Ocidental

d) Hemisfério Setentrional

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – Os territórios localizados ao sul da linha do Equador pertencem ao Hemisfério Meridional, que também é chamado de Hemisfério Sul.

b) Falso – O Hemisfério Oriental não é estabelecido pela linha do Equador e sim pelo Meridiano de Greenwich.

c) Falso – Os países do Hemisfério Ocidental são aqueles que estão localizados a oeste do Meridiano de Greenwich, não tendo, portanto, relação direta com a linha do Equador.

d) Falso – O Hemisfério Setentrional, também chamado de Hemisfério Norte, é integrado pelos territórios situados ao norte da linha do Equador.

Questão 3

A linha do Equador é essencial para o estabelecimento de um dos dados utilizados na localização de um determinado ponto do globo terrestre, visto que através dessa linha imaginária é possível obter:

a) Longitude

b) Zonas Climáticas

c) Coordenadas Geográficas

d) Latitude

e) Fuso horário
 

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta: letra “D”.

a) Falso – A longitude é a medida, em graus, obtida através do Meridiano de Greenwich (marco inicial 0°), podendo atingir até 180° tanto a oeste quanto a leste.

b) Falso – As zonas climáticas são estabelecidas através dos paralelos (Trópico de Câncer, Círculo polar Ártico, Trópico de Capricórnio e Círculo polar Antártico).

c) Falso – As coordenadas geográficas proporcionam a localização exata de um ponto da superfície terrestre. Esse fato é possível através da junção da latitude e da longitude.

d) Verdadeiro – A latitude é a medida, em graus, tendo como referência a linha do Equador (marco inicial 0°), podendo atingir 90° ao norte e 90° ao sul.

e) Falso – Os fusos horários foram estabelecidos através da divisão da circunferência da Terra (360°) pelo tempo em que ela gasta para realizar o movimento de rotação, ou seja, para girar em torno de seu próprio eixo (aproximadamente 24 horas). Esse dado tem o Meridiano de Greenwich como referência (marco inicial).
 

Questão 4

O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na porção norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros por onde essa linha imaginária passa.

a) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

b) São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo

c) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas

d) Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte

e) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima
 

Ver resposta
Resposta

Alternativa correta: letra “E”.

a) Falso – Esses três estados compõem a Região Sul do Brasil e a linha do Equador “corta” a porção norte do país.

b) Falso – A linha do Equador não passa pelos estados de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

c) Falso – Amapá, Amazonas e Pará são “cortados” pela linha do Equador, entretanto, essa linha não passa em Rondônia.

d) Falso – Nenhuma dessas três unidades federativas é “cortada” pela Linha do Equador.

e) Verdadeiro – A linha do Equador “corta” a porção norte do território brasileiro, estando presente nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.
 

Questão 5

Por muitos anos o estudo da Geografia abordou os aspectos econômicos e sociais globais através da seguinte divisão: Hemisfério Norte, rico e desenvolvido; Hemisfério Sul, pobre e subdesenvolvido. Explique, de acordo com os seus conhecimentos, os aspectos negativos dessa divisão.

Ver resposta
Resposta

Essa divisão global de Hemisfério Norte, também chamado de Hemisfério Setentrional, rico e desenvolvido; e Hemisfério Sul ou Hemisfério Meridional, pobre e subdesenvolvido, apresenta um grande equivoco: a generalização.

Apesar das maiores potências econômicas estarem situadas no Hemisfério Norte (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, etc.), essa porção do globo abriga vários países que apresentam problemas socioeconômicos, como, por exemplo, Venezuela, Suriname, diversos países africanos (Etiópia, Nigéria, Costa do Marfim, Serra Leoa, entre outros), países asiáticos (Afeganistão, Iraque, Bangladesh, etc.), nações da América Central (República Dominicana, Haiti, Jamaica, etc.) e até mesmo países europeus: Ucrânia, Albânia, etc.

O Hemisfério Sul, por sua vez, possui vários países com dificuldades financeiras. Porém, existem nações com elevados padrões sociais, como, por exemplo, a Austrália, que detém o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. Outras nações que se destacam nos aspectos socioeconômicos desse hemisfério são: Nova Zelândia, Argentina, Chile e Brasil. Portanto, a generalização, estabelecendo ricos e pobres através dos hemisférios é um grande erro.