Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Modos de Produção

Os modos de produção são as estratégias utilizadas na produção capitalista visando ao aumento da produção de lucros.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    Leia o texto abaixo e responda às questões subsequentes:

    O assalariado ideal segundo o gerenciamento pós-moderno

    De seus assalariados, as empresas esperavam antigamente que eles simplesmente estivessem presentes. Agora, as empresas exigem deles que se mostrem transparentes. [...] Agora, são os valores dos colaboradores, suas crenças, sua interioridade, sua personalidade que são cobiçadas. Uma evolução sociológica de monta. Sob a influência do gerenciamento pós-moderno, a fronteira entre a esfera privada e a esfera pública torna-se o alvo de uma luta histórica, como o programa "Big Brother" que expõe midiaticamente o que antes se escondia, sua intimidade.

    Os gerentes procuram a "eficiência total", lançando mão de organização matricial, de lógica de rede, de escritório virtual, de team, de task force, de incentive e mais fringe benefit.

    A este modelo gerencial corresponde um colaborador mutante, espécie de super-homem cujas qualidades pessoais (o "saber-ser") tornam-se tão importantes para sua carreira quanto o seu talento profissional (o "savoir-faire") [...].

    Le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em: Diplomatique.org. Acesso em: 17/14/2013.

    1. O texto acima assinala o atual momento da produção capitalista, marcado pela transição:

    a) do modo de produção taylorista para o fordista.

    b) do modo de produção volvista para o taylorista

    c) do modo de produção fordista para o toyotista

    d) do modo de produção toyotista para o volvista.

    1. Explique a frase do texto que diz que “De seus assalariados, as empresas esperavam antigamente que eles simplesmente estivessem presentes”, citando o nome e as características do modo de produção descrito.

    ver resposta


  • Questão 2

    Explique o que significa a expressão just in time no contexto da produção econômica e aponte as suas características.

    ver resposta


  • Questão 3

    Explique o que é volvismo e quais as suas características.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFU-2006)

    Após a Revolução Industrial foram desenvolvidas diferentes formas de gerenciamento científico da produção, no interior do sistema capitalista, como o taylorismo, o fordismo e o toyotismo, as quais, entre as suas finalidades, objetivaram aumentar a capacidade produtiva e baratear os custos com mão de obra das empresas.

    Dentre as alternativas apresentadas a seguir, assinale apenas aquela que descreve corretamente as características das três modalidades de gerências científicas anteriormente especificadas.

    a) O taylorismo, o fordismo e o toyotismo são denominações clássicas para as posturas gerenciais adotadas respectivamente pela Volkswagen, na Alemanha; pela Ford, nos Estados Unidos; e pela Toyota, no Japão. Suas principais inovações estão associadas à ocupação dos postos gerenciais por executivos portadores de cursos superiores.

    b) O taylorismo, desenvolvido pela Volkswagen na Alemanha, está associado à introdução da esteira rolante, enquanto as tecnologias desenvolvidas pelo fordismo e pelo toyotismo são patentes registradas, respectivamente, pelas empresas Ford (nos Estados Unidos) e Toyota (no Japão).

    c) Taylorismo, fordismo e toyotismo são procedimentos gerenciais modernos que têm como principal finalidade motivar os trabalhadores para a produção, aumentando sua participação nos processos decisórios e nos lucros das empresas.

    d) O taylorismo propôs a separação entre a concepção e a execução dos processos produtivos e a apropriação dos conhecimentos dos trabalhadores pelas empresas; o fordismo implementou a linha de montagem, buscando controlar o ritmo de trabalho mecanicamente e o toyotismo busca flexibilizar o sistema produtivo capitalista, ao capacitar as empresas para responder com agilidade e diversificação às demandas do mercado.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa (a):

    O texto se refere a uma comparação entre o modo de produção atualmente predominante – o toyotismo – com relação ao sistema fordista anteriormente predominante. Do Fordismo, em que se tinha a realização de trabalhos rotineiros e repetitivos, passou-se a adotar o Toyotismo, caracterizado pela flexibilização do trabalho, marcado pela eficiência e pelas múltiplas funções exercidas por um mesmo funcionário.

    Portanto, a questão correta é a letra “c”, do modo de produção fordista para o toyotista.

    ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

    Alternativa (b):

    O sistema de produção descrito na frase do texto é o Fordismo, no qual não era necessário nenhum tipo de conhecimento do funcionamento de todas as etapas da produção por parte do trabalhador, bastava a presença do funcionário para realizar a mesma atividade durante todo o tempo, como apertar parafusos em uma indústria automobilística.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Just in Time é uma expressão utilizada para designar uma das características do modo de produção toyotista, em que a produção de um determinado produto segue a demanda exigida sobre ele. Dessa forma, não há produção excedente e, tampouco, estocagem de produtos. Assim, as mercadorias são produzidas para serem entregues em uma data ou um horário previamente determinado.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Volvismo é um modo de produção baseado no investimento de uma empresa sobre o trabalhador. Tal modo de produção é baseado na flexibilidade da produção pautada na especialização da mão de obra. A empresa investe na formação do funcionário para aumentar a sua eficiência e ter a sua atuação em praticamente todo o processo produtivo, diminuindo o número de funcionários e propiciando uma maior elevação do nível de satisfação dos trabalhadores.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O Taylorismo foi o sistema de produção marcado pela alienação do trabalho e especialização da produção, de forma que cada trabalhador realizaria apenas uma única função.

    O Fordismo aplicou o Taylorismo acrescendo a mecanização da produção na linha de montagem a fim de aumentar a produção.

    O Toyotismo rompeu com os outros dois modos de produção, procurando flexibilizar a fabricação e controlar a produção conforme a demanda.

    A alternativa que corresponde a essas características é a letra d.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quarta-feira | 19/11/2014 | cristiano alve...

    excelente matéria, pois conseguir sanar minhas dúvidas. Obrigado!

  • terça-feira | 08/04/2014 | Julielson

    Muito BOm!!!!





Brasil Escola nas Redes Sociais