Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Recursos energéticos fósseis

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Recursos energéticos fósseis e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Como ocorre o processo de formação e quais os principais tipos de combustíveis fósseis existentes?

    ver resposta


  • Questão 2

    Explique o processo de formação do petróleo.

    ver resposta


  • Questão 3

    Quais são os principais problemas ambientais causados pela queima de combustíveis fósseis? 

    ver resposta


  • Questão 4

    São exemplos de fontes energéticas de origem fóssil:

    a) carvão mineral, solar, petróleo

    b) eólica, petróleo, gás natural

    c) hidrelétrica, gás natural, nuclear

    d) petróleo, carvão mineral, gás natural

    e) nuclear, carvão mineral, petróleo 

    ver resposta


  • Questão 5

    (PUC - Rio 2005- adaptada)

    “PETRÓLEO MAIS CARO PREOCUPA EUA, UNIÃO EUROPEIA E JAPÃO”.
    No ano de 2004, os preços do petróleo no mercado internacional tiveram sucessivas altas, lançando dúvidas sobre o crescimento econômico mundial. A elevação do preço
    do petróleo é consequência de uma série de fatores e tem graves repercussões em alguns países. Assinale a alternativa INCORRETA:

    a) A alta do preço do petróleo interfere na economia japonesa que depende do petróleo importado.

    b) O preço do petróleo depende das cotas de petróleo estabelecidas pelos países da OPEP.

    c) O preço do petróleo aumenta devido aos estoques acumulados pelos EUA.

    d) O preço do petróleo oscila devido à situação de insegurança existente no Oriente Médio.
     

    ver resposta


  • Questão 6

    (PUC - Rio) 

    A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como consequências:

     

    (A) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.

    (B) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.

    (C) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.

    (D) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.

    (E) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.
     

    ver resposta


  • Questão 7

    UFPE) Com relação ao petróleo, uma das maiores fontes de energia do mundo atual, é correto afirmar que:

    a) Algumas advertências de que o petróleo pode acabar não têm sentido, pois, como o urânio, o petróleo é um recurso natural inesgotável, presente em terrenos metamórficos dos continentes e das bacias oceânicas.

    b) Os países da América do Norte querem reduzir o consumo mundial de petróleo, com a finalidade de desestabilizar os países exportadores do Oriente Médio.

    c) O petróleo é um recurso natural exaurível, pois localiza-se em áreas não muito profundas de terrenos basálticos, ricos em matéria orgânica.

    d) A escassez de petróleo decorre da explosão de poços, no Golfo Pérsico, onde se registra a maior produção desse recurso natural.

    e) O petróleo é um recurso natural não renovável, encontrado em terrenos de bacias sedimentares.
     

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Os combustíveis fósseis são formados através do processo de decomposição da matéria orgânica (plantas e animais) que leva milhões de anos para sua transformação. Os principais tipos de combustíveis fósseis são: o carvão, o petróleo e o gás natural.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O petróleo consiste em um óleo obtido através da decomposição da matéria orgânica. São depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais que passam por reações químicas durante milhões de anos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A queima dos combustíveis fósseis libera gases extremamente nocivos, provocando a poluição atmosfera, chuva ácida, problemas respiratórios, efeito estufa, entre outros fatores negativos. Outro aspecto negativo são os vazamentos de navios petroleiros, promovendo a poluição dos oceanos. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – A energia solar é oriunda do aquecimento de placas de material semicondutor.

    b) Falso – A energia eólica é obtida através dos movimentos dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a geradores. Consiste numa fonte energética renovável, diferentemente das fontes de origem fóssil.

    c) Falso – A energia hidrelétrica é resultante da queda d’água que faz girar uma turbina, que por sua vez, transforma energia mecânica em energia elétrica. A energia nuclear é obtida a partir da quebra de átomos de urânio.

    d) Verdadeiro – Todas essas fontes energéticas são de origem fóssil. O petróleo é uma fonte energética oriunda de depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. O carvão mineral é o resultado da transformação química de grandes florestas soterradas. O gás natural é um composto de hidrocarbonetos, podendo ser associado ao petróleo na sua formação.

    e) Falso – A energia nuclear não é de origem fóssil, sendo oriunda da quebra de átomos de urânio.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Verdadeiro – Os países que dependem da importação de petróleo têm sua economia extremamente prejudicada pelos aumentos nos preços do produto, pois esse recurso energético é de fundamental importância para a realização das atividades econômicas industriais.

    b) Verdadeiro – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) consiste numa forma de cartel, estabelecendo cotas de produção e exportação entre os países integrantes, garantindo assim, o controle dos preços do produto em escala global.

    c) Falso – Os estoques acumulados pelos Estados Unidos não são fatores determinantes na elevação dos preços do petróleo.

    d) Verdadeiro – Os constantes conflitos entre os países do Oriente Médio interferem nas negociações dos preços de venda do petróleo, sendo que essa região possui as maiores reservas petrolíferas do mundo.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    (A) Falso – o excesso da queima de combustíveis fósseis provoca as chuvas ácidas, no entanto, não existe o aumento da camada de ozônio.

    (B) Verdadeiro – a queima de combustíveis fósseis libera CO2, que, em excesso, intensifica o processo do efeito estufa, aumento da temperatura global, que acarreta no derretimento de geleiras e aumento dos níveis dos oceanos.

    (C) Falso – O que ocorre é o aquecimento das temperaturas em escala global.

    (D) Falso – A emissão de gases poluentes, consequentes da queima dos combustíveis fósseis intensifica o efeito estufa.

    (E) Falso – o excesso da queima de combustíveis fósseis provoca o aquecimento global.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 7

    a) Falso – O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, é uma fonte energética que irá esgotar na natureza. Conforme a Agência Internacional de Energia (IEA), caso se mantenha o ritmo de consumo médio das últimas décadas, as reservas mundiais de petróleo devem exaurir-se em 75 anos.

    b) Falso – A utilização de petróleo pelos países da América do Norte não reduziu, havendo boas relações com alguns países exportadores de petróleo do Oriente Médio, sendo os Estados Unidos o maior importador do produto.

    c) Falso – O petróleo está localizado em áreas profundas, não sendo encontrado em terrenos basálticos, sua formação se dá principalmente em bacias sedimentares.

    d) Falso – As explosões de poços de petróleo no Golfo Pérsico não são responsáveis pela escassez de petróleo, pois esse local ainda possui a maior reserva de petróleo do mundo com aproximadamente 65% do petróleo mundial. 

    e) Verdadeiro – O petróleo é uma fonte energética não renovável, ou seja, é finito na natureza. Sua obtenção se dá em áreas que, no decorrer de diferentes eras geológicas, houve deposição de rochas sedimentares e acumulação de matéria orgânica.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quarta-feira | 05/11/2014 | kevin carlo da...

    que aula boa pra o enem bem elaborada





Brasil Escola nas Redes Sociais