Exercícios sobre teorias demográficas

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre as teorias demográficas. Publicado por: Larissa Mesquita
Questão 1

A teoria demográfica que relaciona o crescimento populacional e a produção de alimentos é:

a) teoria da transição demográfica.

b) teoria reformista.

c) teoria marxista.

d) teoria do crescimento demográfico.

e) teoria malthusiana.

Ver resposta
Resposta

Letra E

A teoria malthusiana, formulada no século XVIII, por Robert Thomas Malthus, foi a primeira teoria acerca do crescimento populacional. Para Malthus, o ritmo de crescimento populacional era maior que o ritmo de produção de alimentos, relação que geraria caos no mundo.

Questão 2

A teoria malthusiana é uma teoria demográfica desenvolvida no século XVIII que associava o crescimento populacional a uma série de problemas, e, por isso, Malthus se mostrou favorável ao controle moral da natalidade. Embora as previsões da teoria não tenham se concretizado, as discussões acerca do crescimento da população continuaram e são fundamentais nos dias atuais.

Marque a alternativa que indica a razão pela qual a teoria malthusiana não é considerada correta nos dias atuais.

a) Com base nas previsões de Thomas Malthus, a população mundial estabeleceu, de forma natural, um controle de natalidade, evitando os problemas previstos.

b) A teoria malthusiana incentivou governos no sentido de desenvolverem políticas públicas para o controle de natalidade de forma institucional nos países onde o crescimento é maior.

c) Com base nos conceitos levantados pela teoria malthusiana, grupos religiosos difundiram a ideia do controle de natalidade em todos os países.

d) Malthus não pôde visualizar a evolução técnica e tecnológica da atividade agrícola, que gerou aumento na produção de alimentos no mundo.

e) Nos dias atuais, o crescimento populacional só é verificado em países subdesenvolvidos, e Malthus previu um crescimento da população em nível mundial.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A base da teoria malthusiana é a relação entre o crescimento populacional em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética. Dessa forma, para Malthus, o crescimento populacional seria gerador de caos mundial. Ele não pôde contar com a evolução da agricultura a partir do século XVIII, o que foi essencial para que as previsões da teoria não se concretizassem.

Questão 3

Para essa teoria, a existência da pobreza no mundo é um fenômeno diretamente ligado aos elevados índices de crescimento populacional, portanto, para que a pobreza seja combatida, é necessário controlar o crescimento da população por meio de um rígido controle de natalidade. Essa corrente surgiu no século XX e possui adeptos em todo o mundo.

O enunciado faz referência à qual teoria demográfica?

a) Malthusiana

b) Ecomalthusiana

c) Neomalthusiana

d) Reformista

e) Transição demográfica

Ver resposta
Resposta

Letra C

A corrente neomalthusiana, surgida no século XX, reconhece que a previsão malthusiana da falta de alimentos no mundo não se concretizou, mas segue associando o crescimento populacional aos problemas estruturais que afetam a população mundial. Seu ponto fundamental é a associação da pobreza ao crescimento populacional.

Questão 4

Observe o gráfico:

Gráfico das etapas de uma teoria demográfica.

O gráfico representa as etapas de uma importante teoria demográfica. Assinale a alternativa que indica qual é essa teoria:

a) crescimento populacional

b) teoria da transição demográfica

c) teoria malthusiana

d) teoria neomalthusiana

e) teoria reformista

Ver resposta
Resposta

Letra B

O gráfico indica as fases da transição demográfica. Segundo essa teoria, a evolução estrutural de uma população acompanha o processo de crescimento populacional. Quanto mais o desenvolvimento econômico acontece, menores são as taxas de natalidade e mortalidade.

Questão 5

A teoria demográfica que associa o crescimento populacional ao aumento dos problemas ambientais é a:

a) malthusiana

b) reformista

c) transição demográfica

d) neomalthusiana

e) ecomalthusiana

Ver resposta
Resposta

Letra E

A corrente ecomalthusiana deriva do pensamento neomalthusiano. Para os ecomalthusianos, o controle da natalidade é uma necessidade para que os recursos naturais do planeta não tenham fim. Essa corrente associa o crescimento populacional ao aumento dos problemas ambientais da atualidade.

Questão 6

Observe o gráfico que representa as fases da transição demográfica:

Gráfico com fases da transição demográfica.

A teoria da transição demográfica propõe que as mudanças estruturais de uma população resultam da evolução econômica e podem ser verificadas com base em quatro fases. Um país que se encontre na fase 4 da transição normalmente enfrenta um problema de ordem demográfica.

Marque a alternativa que indica esse problema.

a) Explosão demográfica causada pela natalidade maior que a mortalidade.

b) Estabilidade negativa causada pela natalidade e pela mortalidade elevadas.

c) Envelhecimento populacional causado pela drástica redução da natalidade e da mortalidade.

d) Crescimento populacional acelerado produzido pelo aumento da natalidade e queda da mortalidade.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A teoria da transição demográfica estabelece que a população apresenta mudanças em sua estrutura por meio do crescimento econômico. As taxas de natalidade e mortalidade tendem a cair, e o resultado, verificado na etapa 4, é o envelhecimento populacional, um dos maiores problemas demográficos que um país pode enfrentar. O envelhecimento é resultado da queda acentuada da natalidade e da mortalidade, quando o número de idosos tende a superar o número de jovens.

Questão 7

“Para essa concepção, não é o controle moral da população o necessário para combater a ocorrência da fome e da miséria, mas a adoção de políticas sociais de combate à pobreza, com a aplicação de leis trabalhistas que assegurem a melhoria na renda do trabalhador. A democratização dos meios sociais e de produção também é considerada uma estratégia nesse mesmo sentido.”

PENA, Rodolfo F. Alves. “Teorias demográficas”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/teorias-demograficas.htm

O enunciado faz referência à qual teoria demográfica?

a) Malthusiana

b) Neomalthusiana

c) Reformista

d) Transição demográfica

e) Ecomalthusiana

Ver resposta
Resposta

Letra C

O enunciado faz referência à teoria reformista, que se opõe à teoria malthusiana. Para os reformistas, a manutenção da pobreza é a grande causa do crescimento populacional, nesse sentido, garantir que a pobreza diminua é a única forma de controlar o crescimento populacional.

Questão 8

“De acordo com a teoria ___________ as populações aceleravam sempre o seu ritmo de crescimento, que seguia a linha de uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256…), enquanto a disponibilidade de recursos e de alimentos aumentaria conforme uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9…), sendo menor, portanto.”

PENA, Rodolfo F. Alves. “Teorias demográficas”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/teorias-demograficas.htm

A lacuna no texto deve ser completa por qual teoria demográfica?

a) Malthusiana

b) Neomalthusiana

c) Ecomalthusiana

d) Reformista

e) Transição demográfica

Ver resposta
Resposta

Letra A

O texto apresenta as características da teoria malthusiana, que se baseia na relação entre o crescimento populacional mais rápido do que a capacidade de produção de alimentos.

Questão 9

(Puccamp 2022) Com o objetivo de contestar a Teoria Demográfica Malthusiana, foi criada, no fim da década de 1920, a Teoria da Transição Demográfica, que

a) representa um acréscimo demográfico permanente durante uma ou duas décadas que gera como consequência um boom de população jovem e inativa.

b) ocorre simultaneamente com o desenvolvimento socioeconômico e cria um novo padrão demográfico acompanhado por mudanças na estrutura etária da população.

c) forma rapidamente uma nova composição demográfica baseada no tripé: alta natalidade, baixa mortalidade e elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

d) estabelece um prolongado período de estabilidade demográfica proporcionada pela manutenção das taxas de fertilidade e natalidade em níveis de simples reposição.

e) inicia um lento, mas permanente processo de transformações demográficas que englobam os movimentos migratórios internos e as concentrações populacionais.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A teoria da transição demográfica estabelece padrões de transformação na estrutura etária de uma população por meio de mudanças nas características socioeconômicas. Os países mais desenvolvidos apresentam população nas fases 3 e 4. Os países mais pobres se apresentam ainda no início do processo, nas fases 1 e 2. Quanto maior o nível de desenvolvimento econômico, maiores são as alterações em natalidade e mortalidade da população.

Questão 10

(Upe) As teorias demográficas falam da estrutura e da dinâmica das populações, estabelecendo leis e princípios que regem esses fenômenos bastante estudados pela Geografia da população. Com relação a esse tema, leia o texto a seguir:

Essa teoria considera correto o princípio, segundo o qual a população cresce em ritmo geométrico e os recursos crescem em progressão aritmética, mas discorda das medidas para controlar o crescimento da população. Os defensores dessa teoria propõem uma tomada de consciência da superpopulação como um problema que temos de ser capazes de solucionar. Apostam na “procriação consciente”, na promoção do planejamento familiar, no uso e na difusão dos métodos anticonceptivos, bem como na defesa da esterilização masculina.

Assinale a teoria demográfica descrita no texto acima.

a) Teoria Malthusiana

b) Teoria Neomarxista do Controle Populacional

c) Teoria Neomalthusiana

d) Teoria da Transição Demográfica

e) Teoria de Revolução Reprodutiva

Ver resposta
Resposta

Letra C

A teoria neomalthusiana defende que o crescimento populacional deve ser combatido por meio de rígidas políticas públicas para o efetivo combate à pobreza. A utilização de métodos contraceptivos é seu grande símbolo, e o governo tem o papel de induzir o controle de natalidade.

Questão 11

(Ufsm) Leia o texto:

Fome de ar, água e comida.

Os donos do mundo e seus sábios reunidos em Copenhague ainda não se entenderam sobre como salvar o planeta. A COP15 já funcionou, porém como uma martelada na cabeça dos líderes, alertando-os para a superpopulação da Terra e a dramática escassez de recursos naturais.

A ideia contida no texto é de um cenário desafiador para a espécie humana: a superpopulação da Terra. Relacionando-a com as teorias demográficas, é correto afirmar:

I. Desde que Malthus apresentou sua teoria demográfica, são comuns os discursos que relacionam, de forma simplista, a ocorrência da fome no planeta com o crescimento populacional.

II. A teoria neomalthusiana, defendida por setores da população e por governos de países desenvolvidos, busca explicar a ocorrência do atraso nos países subdesenvolvidos, tomando como base uma argumentação demográfica.

III. Diferentemente da ideia do texto, a teoria reformista enfatiza que as elevadas taxas de natalidade não são causa, mas consequência do subdesenvolvimento.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas I e II.

d) apenas III.

e) I, II e III.

Ver resposta
Resposta

Letra E

Todas as alternativas são corretas.

I. A teoria malthusiana permite que a associação entre o crescimento populacional e o aumento da fome no mundo, pois estabelece uma relação direta com a produção de alimentos.

II. A teoria neomalthusiana estabelece a relação entre o crescimento populacional e a ocorrência da pobreza no mundo.

III. A teoria reformista relaciona o crescimento populacional com a existência da pobreza.

Questão 12

(Uerj)

O ritmo do crescimento demográfico da espécie humana, frente aos recursos naturais disponíveis no planeta, gera polêmica entre cientistas há, pelo menos, dois séculos.

A ilustração expressa uma perspectiva sobre o crescimento da população mundial coerente com a seguinte teoria demográfica:

a) liberal

b) marxista

c) reformista

d) neomalthusiana

Ver resposta
Resposta

Letra D

A teoria neomalthusiana relaciona o elevado crescimento populacional ao aumento da pobreza e possível falta de recursos naturais para a humanidade.

Assista às nossas videoaulas