Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre União Europeia

A União Europeia surgiu em 1991 com o Tratado de Maastricht. Sua origem remonta ao Benelux, primeiro bloco econômico europeu.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    Sobre a origem da União Europeia, assinale a alternativa incorreta.

    a) O primeiro nome do bloco econômico que, mais tarde, viria a se chamar União Europeia foi o Benelux, resultado da união entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

    b) O Tratado de Maastricht, assinado em 1991, foi responsável pela criação da União Europeia, em substituição ao Mercado Comum Europeu.

    c) O Mercado Comum Europeu foi criado pelo Tratado de Londres, em 1980, para substituir a CEE (Comunidade dos Estados Europeus).

    d) A CECA (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) surgiu após o sucesso da criação do Benelux e tinha o objetivo de estabelecer um mercado comum no campo da siderurgia entre os seus seis países membros.

    e) Os diferentes nomes da União Europeia, em ordem cronológica, foram: Benelux, CECA, Mercado Comum Europeu ou CEE e União Europeia.

    ver resposta


  • Questão 2

     

    Folha de São Paulo. 02/01/2002. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u38701.shtml [adaptado].

    O texto acima refere-se a uma notícia publicada na Folha de São Paulo no início do ano de 2002, quando o euro começou a circular pela Europa. Sobre o Euro, assinale a alternativa correta:

    a) O euro foi criado em 2002 e teve sua circulação adotada por todos os países da Europa de imediato.

    b) A criação do euro provocou uma forte crise do dólar que, ainda hoje, não possui a mesma valorização e importância.

    c) No primeiro parágrafo do texto, a referência aos atentados de 11 de Setembro se faz devido ao fato de o euro ter sido criado somente para proteger a economia contra possíveis ataques terroristas.

    d) O Euro foi gradativamente adquirindo importância econômica e peso político em âmbito mundial. Entretanto, a principal moeda em circulações internacionais ainda é o dólar.

    e) O Banco Central Europeu proibiu que os países mais pobres da Europa adotassem o Euro.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UEPB) Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Europeia.

    1. ( ) Este bloco econômico que passou a existir em 1992, e hoje conta com 25 países, teve sua origem com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte, inicialmente, 6 países.

    2. ( ) Após a ratificação de uma constituição para a União Europeia, o Euro se tornou a moeda oficial de todo o bloco econômico.

    3. ( ) A recusa da Turquia em ingressar na União Europeia frustra a pretensão deste bloco em se aproximar do Oriente Médio e ter uma maior representação de muçulmanos em sua população.

    4. ( ) O veto do ingresso dos países do Leste Europeu à União Europeia deve-se ao fato de tais nações terem sido repúblicas socialistas.

    A sequência correta das assertivas é:

    a) F V V V

    b) V V V V

    c) F F F F

    d) V F F F

    e) F F V V

    ver resposta


  • Questão 4

    Assinale abaixo qual país compõe a União Europeia e não adota o Euro como moeda oficial.

    a) França

    b) Inglaterra

    c) Alemanha

    d) Chipre

    e) Grécia

    ver resposta


  • Questão 5

    Assinale qual alternativa abaixo NÃO representa as características da União Europeia.

    a) livre circulação de pessoas, bens e mercadorias.

    b) maior bloco econômico do mundo

    c) impõe vários requisitos para a adesão de novos membros

    d) tem o Euro como moeda oficial, porém não adotado por todos os países-membros.

    e) é um Estado unificado e soberano sobre todo o território europeu.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) Verdadeiro – o primeiro bloco econômico da Europa foi o Benelux, criado em 1944. O nome faz justamente menção aos países membros: Bélgica (Be), Holanda (Ne, de Netherlands) e Luxemburgo (Lux).

    b) Verdadeiro – foi com o Tratado de Maastrich que o Mercado Comum Europeu se transformou em União Europeia em 1991.

    c) Falso – nunca houve o Tratado de Londres. Além disso, o Mercado Comum Europeu foi criado em 1957, pelo Tratado de Roma, em substituição à CECA. “Comunidade Econômica Europeia” era apenas outro nome dado para o Mercado Comum Europeu.

    d) Verdadeiro – A CECA visava à cooperação entre produtos e matérias-primas relacionadas à siderurgia. Os seis países pertencentes à CECA eram: Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália e França.

    e) Verdadeiro. O nome União Europeia só surgiu em 1991. Antes dele existiu o Benelux, depois a CECA e o Mercado Comum Europeu.

    Portanto, a resposta correta é a letra c.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Falso – nem todos os países adotaram o euro de imediato. No início apenas 12 países aderiam à nova moeda e, ainda hoje, existem países que não a utilizam, como a Inglaterra e a Suécia.

    b) Falso – o dólar jamais perdeu a sua centralidade na economia mundial.

    c) Falso – apesar de o euro ter representado uma boa proteção da Europa frente a crises internacionais, como o 11 de setembro, não foi com esse intuito que ele foi criado.

    d) Verdadeiro – mesmo com toda a importância político-econômica que o euro foi adquirindo ao longo do tempo, o dólar continua sendo a principal moeda do mundo.

    e) Falso - O Banco Central Europeu jamais proibiu os países mais pobres da Europa de adotarem o Euro. Países como Grécia e Portugal o adotaram desde o início, outros países também economicamente mais desfavorecidos, como o Chipre, também o adotaram.

    Portanto, a resposta correta é a letra d.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    1. Falso – A União Europeia surgiu em 1991 e sua origem está no Benelux, união entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

    2. Falso – O euro não é a moeda oficial de “todo” o bloco econômico, mas da maioria dos países que o compõe.

    3. Falso – A Turquia jamais recusou a União Europeia. Na verdade ocorre o contrário, a Turquia deseja ingressar, mas a União Europeia reluta em aceitar por ter receio das relações estabelecidas entre o país e o restante do Oriente Médio.

    4. Falso – a União Europeia não recusa necessariamente a entrada de todos os países do leste europeu. O principal exemplo são as nações de Estônia, Letônia e Lituânia que, antes, faziam parte da União Soviética.

    Portanto, a resposta a ser marcada é a letra c.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A Inglaterra se nega a adotar o Euro por medo de desvalorização de sua economia. A sua moeda atualmente é a Libra Esterlina. França, Alemanha e Grécia adotam o euro desde a sua criação e o Chipre o adota desde 2011. Portanto, a letra a ser assinalada é a b.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A União Europeia é o maior bloco econômico do mundo, é caracterizada pela livre circulação de pessoas, bens e mercadorias e por impor várias exigências para novas adesões. O euro é sua moeda oficial desde 2002, porém não adotada por todos os países, alguns por decisão própria, outros por não atenderem aos requisitos econômicos exigidos. Entretanto, a UE não é um Estado soberano, cada país possui sua própria soberania. A resposta a ser assinalada é a letra e.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quarta-feira | 08/10/2014 | Vera Lú...

    Gostei muito dos exercicios já com as respostas, isso vai me ajudar bastante.

  • terça-feira | 07/10/2014 | gedeon

    Otimp material de apoio didatico no auxilio de montagem de provas e trabalhos suplementar.

  • sábado | 30/11/2013 | Josias Barboza...

    Os artigos publicados são de excelente ajuda com questões bem esclarecedoras parabéns!





Brasil Escola nas Redes Sociais