Exercícios sobre o uso da vírgula

O uso da vírgula não se encontra restrito somente às pausas conferidas pela oralidade, haja vista que ele se estende, também, a fatores de ordem estilística e sintática. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

(SRF) Das redações abaixo, assinale a que não está pontuada corretamente:

a) Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso.
b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.
c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso.
d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila.
e) Os candidatos aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso.

Ver resposta
Resposta

a) Alternativa pontuada consoante as regras condizentes ao uso da vírgula, pois a expressão “em fila” representa o adjunto adverbial de modo, estando esse intercalado.  

b) Alternativa cuja pontuação não se apresenta como adequada, por isso, condizente ao enunciado. Tal incoerência diz respeito ao fato de a vírgula não separar sujeito do predicado (os candidatos aguardavam), bem como o verbo de seus complementos (os candidatos  aguardavam o resultado do concurso).

c) Alternativa coerente, haja vista que as duas ocorrências relacionadas ao uso da vírgula dizem respeito ao fato de o adjunto adverbial aparecer antecipado (ansiosos), bem como o adjunto adverbial de modo aparecer demarcado (em fila). 

d) Alternativa pontuada corretamente, pois o uso da vírgula evitou que houvesse um fator de ambiguidade, demarcando, portanto, o aposto explicativo. Caso tal uso não se fizesse presente, o sentido se tornaria ambíguo, pois não identificaríamos se quem estava em fila eram os candidatos ou o resultado do concurso.

e) Alternativa constituída da pontuação adequada, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de modo intercalado (em fila).

Questão 2

(Faap-SP) Justifique as vírgulas empregadas nas seguintes frases:

a) “Em 1695, sete mil homens veteranos marcharam sobre Palmares.”
b) “E vive ainda a lembrança do último Zumbi, o rei de Palmares, o guerreiro que viveu na morte o seu direito de liberdade e de heroísmo...”

Ver resposta
Resposta

a) O uso da vírgula, em se tratando desse caso, apresenta-se de acordo com o padrão formal da linguagem, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de tempo aparecer antecipado.

b) Adequado ao padrão formal da linguagem, o uso da vírgula se encontra perfeitamente aplicável, visto que se trata de um aposto explicativo, o qual faz referência a um termo anteriormente expresso na oração, representado pelo “último Zumbi”.

Questão 3

Levando em consideração o fato de os sinais de pontuação representarem os recursos de que dispõe a língua escrita para reproduzir as pausas e entonações da língua falada, comente acerca do uso da vírgula.

Ver resposta
Resposta

Considerando que tal pressuposto se apresenta como relevante, cabe ressaltar que o uso da vírgula não se encontra restrito somente a esses aspectos, pois está relacionado, também, a fatores de ordem sintática, bem como a fatores de ordem estilística, levando em consideração o caráter enfático que o emissor deseja conferir ao discurso que profere.

Questão 4

Atendo-se aos enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los, levando em consideração o uso ou não da vírgula. Em seguida, ative seus conhecimentos no sentido de deixar registradas as impressões obtidas por meio de tal análise.

A mãe da garota eufórica resolveu buscá-la mais cedo no colégio.
A mãe da garota, eufórica, resolveu buscá-la mais cedo no colégio.

Ver resposta
Resposta

Em se tratandodo enunciado primeiro, não identificamos o uso da vírgula, fato perfeitamente compreensível mediante os postulados estabelecidos pela gramática, uma vez que o adjetivo “eufórica” representa um adjunto adnominal. Nesse sentido, cabe ressaltar que a qualificação se refere à garota, não à mãe.

Já no segundo, atestamos o uso da vírgula, visto se tratar de um aposto explicativo - ocorrência linguística que, necessariamente, deve aparecer precedida desse sinal de pontuação. Nesse caso, a qualificação faz referência à mãe da garota, ou seja, elucida aspectos complementares acerca de um termo já dito anteriormente (a mãe da garota).

Assista às nossas videoaulas