Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Guerra do Paraguai

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Guerra do Paraguai e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    (Vunesp) Entre 1864 e 1870, a chamada  Tríplice Aliança enfrentou o Paraguai em um conflito que ficou conhecido como Grande Guerra ou Guerra do Paraguai.

    a) Quais os países que formavam a Tríplice Aliança?

    b) Como se deu o início do conflito entre o Brasil e o Paraguai?

    ver resposta


  • Questão 2

    (Vunesp) “A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população – cerca de duzentas mil pessoas – noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior sucedida num país americano” – Mânlio Gancogni e Ivan Boris.

    O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:

    a) da Cisplatina.
    b) do Chaco.
    c) de Canudos.
    d) do Paraguai.
    e) dos Farrapos.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UFU-MG) A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:

    I. o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

    II. a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.

    III. o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.

    IV. a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

    Assinale a alternativa correta:

    a) II e III são corretas.
    b) I e II são corretas.
    c) I e III são corretas.
    d) II e IV são corretas.

    ver resposta


  • Questão 4

    Leia o seguinte trecho:
    “A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande".

    Assinale a alternativa incorreta:

    a) Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida.
    b) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
    c) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai.
    d) O então presidente da Argentina, Bartolomeu Mitre, apoiou a intervenção brasileira no Uruguai.
    e) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    GABARITO A: Brasil, Argentina e Uruguai uniram suas forças para a formação da chamada Tríplice Aliança.

    GABARITO B: O conflito entre Brasil e Paraguai aconteceu enquanto resultado de uma antiga disputa envolvendo a livre navegação no Rio da Prata. Possuindo um projeto de orientação expansionista, o governo de Solano Lopez se transformou em uma séria ameaça aos interesses econômicos que o governo brasileiro tinha na região. Buscando o apoio de grupos políticos uruguaios, o Paraguai buscou controlar a navegação do Prata e assim limitar a influência econômica do Brasil naqueles territórios.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Fazendo uma leitura atenta ao cenário apresentado, dando especial destaque ao grande número de pessoas mortas no conflito, o candidato pode relacionar a descrição com a Guerra do Paraguai. Outro indício também pode ser coletado no momento em que o texto fala sobre os “aliados”, que representam as tropas de Brasil, Uruguai e Argentina.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA C. Após a Guerra do Paraguai, o Exército Brasileiro ganhou novos ares ao sair vencedor dos conflitos e estabelecer uma hierarquia mais bem organizada. Paralelamente, o Império assegurava o acesso de importantes territórios através da navegação da Bacia do Prata. Em contrapartida, o país ampliou as suas dívidas e abriu espaço para que republicanos e abolicionistas ganhassem maior espaço político no desenvolvimento da oposição à monarquia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA E. A alternativa apresentada estabelece um breve panorama sobre a situação do Paraguai antes do desenvolvimento da guerra. Sob o comando do ditador Solano Lopez, o país viva um tempo de prosperidade e modernização de sua economia. Após o conflito, cerca de 90% da população economicamente ativa foi dizimada. Durante várias décadas seguintes, o país enfrentou sérias dificuldades financeiras.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais