Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Primeira República

A Primeira República marcou o predomínio das oligarquias paulistas e mineiras no cenário político nacional.


Por Fabrício Barroso dos Santos
  • Questão 1

    (PUC – Rio, 2006) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

    A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.

    B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.

    C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.

    D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista

    E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.

    ver resposta


  • Questão 2

    Discorra sobre o que foi a política do café-com-leite (1894 – 1930) no Brasil.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:

    A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.

    B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.

    C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.

    D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional.

    ver resposta


  • Questão 4

    Entre as revoltas promovidas pelo movimento tenentista destacam-se:

    A) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta Paulista (1924)

    B) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.

    C) Revolta Paulista (1924) e Guerra de Canudos.

    D) Revolta de Canudos e Revolta dos Emboabas.

    E) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta do Contestado.

    ver resposta


  • Questão 5

    Explique o que foi a Revolução de 1930.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra A. A Guerra de Canudos foi liderada pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro. O principal motivo desse confronto no Nordeste brasileiro foi a desigualdade social vigente no país durante a Primeira República, que motivou muitas pessoas a se revoltarem contra o governo. A revolta da Vacina também foi um movimento popular contra as políticas oligárquicas que promoveram uma modernização urbana autoritária no Rio de Janeiro na primeira década do século XX. Portanto, as demais revoltas citadas nas alternativas da questão não retrataram movimentos populares contra as oligarquias brasileiras; por exemplo, a Revolta da Armada foi um movimento realizado por militares que questionaram algumas práticas políticas do Presidente da República Floriano Peixoto. A Revolta Federalista foi um desentendimento entre o partido Republicano Rio Grandense (PRP) e o Partido Federalista (PF) no Estado do Rio Grande do Sul. E a Guerra do Contestado foi um movimento de caráter messiânico liderado pelo beato José Maria.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A política do Café-com-leite representou o grande predomínio político das oligarquias dos Estados de São Paulo e Minas Gerais no cenário nacional. Os paulistas, no fim do séc. XIX e início do XX, vivenciaram um grande desenvolvimento urbano provocado pela economia cafeeira, ao passo que os mineiros eram fortes na produção de leite. Sendo, portanto, os dois estados mais fortes e populosos do Brasil, paulistas e mineiros revezaram-se na presidência por décadas até a Revolução de 1930, que rompeu com o acordo do café-com-leite.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C. O movimento Tenentista era constituído por jovens tenentes do exército que, apesar de serem conservadores, lutaram contra a política das oligarquias. O motivo mais coerente para essa luta foi que durante a Primeira República os militares brasileiros estavam desvalorizados e sem poder político, longe da época da república das espadas em que os primeiros presidentes eleitos eram de origem militar. Portanto, eles defendiam além do fim das oligarquias (coronelismo); o fim do voto de cabresto; e uma reforma no sistema educacional do país.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A. A Revolta dos 18 do forte de Copacabana aconteceu no Rio de Janeiro em 5 de Julho de 1922 e a Revolta Paulista aconteceu justamente no aniversário de dois anos da primeira revolta, em 5 de Julho de 1924. Foram motivadas pela luta do movimento tenentista contra as oligarquias nacionais que assolavam o país em miséria. Além dessas revoltas, destacou-se também a Coluna Prestes, que percorreu por dozes estados brasileiros fazendo propaganda contra as desigualdades sociais no Brasil.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A Revolução de 1930 representou o fim da política oligárquica entre Minas Gerais e São Paulo. Esses dois estados entraram em rota de colisão durante o governo de Washington Luís (1926 -1930), que representava os paulistas. Como o atual presidente era do Estado de São Paulo, o próximo, segundo a política de café-com-leite, teria que ser representado pelos mineiros. Porém, os oligárquicas paulistas romperam com o acordo e lançaram o candidato Júlio Prestes para concorrer nas eleições de 1930. Com o fim do acordo, Minas Gerais aliou-se a outros estados, como Rio Grande do Sul e Paraíba, e lançou a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas. São Paulo, por possuir mais poder econômico e político, conseguiu vencer as eleições. Porém, em 24 de Outubro de 1930, antes de o novo presidente assumir o seu posto, os partidos ligados aos mineiros, gaúchos e paraibanos conseguiram, juntamente com o apoio de militares, aplicar o golpe de Estado, tirando o então presidente Washington Luís do cargo, que foi ocupado de maneira não constitucional pelo político Getúlio Vargas.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • segunda-feira | 20/10/2014 | Moises

    gostei muito dessa materia do artigo e dos exercicios me ajudou muito





Brasil Escola nas Redes Sociais