Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a União Ibérica

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a União Ibérica e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Qual problema aconteceu na monarquia portuguesa após o desaparecimento do rei Dom Sebastião?

    ver resposta


  • Questão 2

    Quais os interesses do rei espanhol Filipe II com a união entre as coroas portuguesa e espanhola?

    ver resposta


  • Questão 3

    Produza um pequeno texto relacionando a consolidação da União Ibérica e a ocorrência das invasões holandesas ao Brasil.

    ver resposta


  • Questão 4

    Aponte as motivações que incentivaram os portugueses a darem fim à União Ibérica, no ano de 1640.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Unicamp-SP)

    Entre 1580 e 1640, Portugal enfrentou uma delicada situação política: de um lado, passou a pertencer à União Ibérica e, de outro, viu os holandeses dominarem Pernambuco, através da Companhia das Índias Ocidentais, a partir de 1630.

    a) O que foi a União Ibérica?

    b) Dê três motivos para a invasão holandesa no Brasil.
     

    ver resposta


  • Questão 6

    (Fuvest)

    A dominação espanhola (1580-1640) provocou mudanças no império colonial português; por isto mesmo, D. João IV, que subiu ao trono com a Restauração ocorrida em 1640, teria dito que "o Brasil é a vaca leiteira de Portugal".

    a) Quais mudanças do império derivaram da dominação espanhola?

    b) Que relação há entre as mudanças e a ideia de que o Brasil se tornou a "vaca leiteira" de Portugal?

    ver resposta


  • Questão 7

    (Fuvest-SP)

    Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 - 1640), destacam-se:

    a) a introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção de tabaco no Recôncavo Baiano.

    b) a expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.

    c) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.

    d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas.

    e) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.
     

    ver resposta


  • Questão 8

    (UFRJ-Adaptado)

    "(...) Por esse tempo, agitava-se importante controvérsia entre os dirigentes da Companhia (Cia. Das Índias Ocidentais), a qual se travou principalmente entre as câmaras da Holanda e da Zelândia. Versava sobre se seria proveitoso à Companhia franquear o Brasil ao comércio privado, ou se devia competir a ela tudo o que se referisse ao comércio e às necessidades dos habitantes daquela região. Cada um dos partidos sustentava o seu parecer. Os propugnadores do monopólio escudavam-se com o exemplo da Cia. Ocidental, usando o argumento de que se esperariam maiores lucros, se apenas a Cia. comerciasse, porque, com o tráfico livre, dispersar-se-ia o ganho entre muitos, barateando as mercadorias pela concorrência."

     

    In: BARLÉU, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil. São Paulo, Ed. Itatiaia, 1974, p. 90

    Ao longo dos séculos XVI, XVII e início do XVIII, várias potências europeias invadiram a América Portuguesa. Houve breves invasões e atos de pirataria ao longo do litoral no início do século XVI. Posteriormente, outras invasões adquiriram características diferenciadas. As formas de invasão e ocupação, assim como estratégias e interesses econômicos seriam diversos.

    Com base nas informações oferecidas, identifique o principal interesse da Cia. das Índias Ocidentais na invasão de Pernambuco, em 1634.
     

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Após o desaparecimento do rei D. Sebastião, durante a batalha contra os árabes em Alcácer-Quibir, o trono português não tinha nenhum herdeiro direto que pudesse ocupar o seu lugar. Em um primeiro instante o trono foi entregue ao cardeal do Henrique, seu tio-avô e parente mais próximo, que também faleceu em pouco tempo sem também deixar um herdeiro para o trono. De tal modo, o trono português ficou sem a figura de um governante que pudesse assumi-lo. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A União Ibérica era vista por Filipe II como um fácil meio de enriquecimento dos cofres espanhóis, que sofriam uma grande carência gerada pela dependência do país em relação aos produtos manufaturados de outras potências européias. Paralelamente, os espanhóis também buscavam ampliar seu prestigio junto a Igreja, já que a união das coroas colocaria a Espanha como grande promotora da fé católica em terras americanas.  

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O domínio espanhol em Portugal acabou transformando o Brasil em mais uma das possessões hispânicas no continente americano. Um pouco antes disso, os holandeses haviam conquistado a sua independência travando guerra contra aos hispânicos. Por conta da derrota a Espanha, assim que se tornou metrópole do Brasil, proibiu a antiga participação que os holandeses tinham no transporte e financiamento do açúcar brasileiro. Prejudicados com tal retaliação, os holandeses optaram por invadir o Brasil e controlar diretamente a economia açucareira no território nordestino.  

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Em termos gerais, a crise que deu fim à União Ibérica aconteceu na medida em que os espanhóis de envolviam em diversas lutas contras as nações européias. O enorme gasto com os conflitos levou a adoção de uma política de cobrança de impostos que desagradou profundamente a nobreza lusitana. Ao mesmo tempo, o envolvimento em tais guerras constituiu uma grave ameaça à manutenção dos domínios coloniais na América. De tal modo, a restauração do trono português se fazia urgente naquele período. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) A União Ibérica foi um período em que os espanhóis se apossaram do trono português, mediante a falta de um sucessor que pudesse assumir o governo de Portugal. Em termos gerais, a Espanha acreditava que o processo de unificação pudesse ampliar as divisas dos cofres hispânicos e reforçar o papel de liderança da Espanha no processo de evangelização dos nativos americanos.

    b) Entre os motivos que explicam a invasão holandesa ao Brasil, podemos salientar o interesse holandês em explorar a economia açucareira em terras brasileiras, combater o embargo comercial hispânico, a participação dos flamencos da indústria açucareira e enfraquecer economicamente a Espanha, então, maior opositora do recém-formado Estado holandês.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    a) Países como França, Inglaterra e Holanda passaram a dominar territórios coloniais antes pertencentes aos ibéricos, os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas passara a não ter valor legal, os portugueses se aproximaram da Inglaterra com o objetivo de superar os seus antigos problemas econômicos.

    b)Essa expressão utilizada reforça o processo de recuperação desenvolvido em Portugal após a União Ibérica. Interessados em retomar o crescimento do país, os portugueses aprimoraram os mecanismos que sustentavam a cobrança de impostos e a arrecadação de recursos na colônia. De tal modo, vemos que a dependência econômica de Portugal em relação ao Brasil se reforçou mediante os problemas políticos e econômicos gerados pela União. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 7

    Letra E. Com a invalidação do Tratado de Tordesilhas, a União Ibérica reforçou as ações coloniais que promoveram a interiorização do nosso território. Sob esse aspecto, destacamos a grande contribuição dada pelo bandeirantismo e o desenvolvimento da atividade pecuarista. Paralelamente, destacamos o processo de expulsão dos colonos franceses que tentaram invadir as terras brasileiras na região do Rio de Janeiro.  

    voltar a questão


  • Resposta Questão 8

    Do ponto de vista histórico, notamos que a Holanda nutria grandes interesses comerciais pelo desenvolvimento da economia açucareira no Brasil. De tal modo, assim que a Espanha vetou a tradicional participação holandesa nos negócios do açúcar brasileiro, o desejo da invasão do território pernambucano se despertou como uma solução à manutenção dos interesses holandeses e à ampliação dos lucros do seu governo através da Companhia das Índias Ocidentais.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 26/08/2014 | ROSEANE

    GENTE MI AJUDEM A RESOLVER UMAS QUETOES DE HISTORIA

  • quarta-feira | 13/08/2014 | carlos felipe

    muito bom!!! Artigo muito bem explicado e o assunto das questões bastante diversificado.





Brasil Escola nas Redes Sociais