Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Humanismo Renascentista

Um dos aspectos da revolução cultural que estiveram na origem da Idade Moderna foi o Humanismo Renascentista, que colocou o homem no centro do universo.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    (UEL-PR) O renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar:

    1. O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
    2. Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo na concepção teocêntrica do mundo.
    3. Nesse período, reafirmou-se a ideia do homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentidos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
    4. O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
    5. Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no modelo experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

    ver resposta


  • Questão 2

    (Centec-BA) Leia o texto abaixo para poder responder às duas questões que em seguida serão apresentadas.

    “Os teólogos, portanto, tinham toda a preocupação voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino. Por outro lado, a pregação do clero tradicional reforçava a submissão total do homem, em primeiro lugar, à onipotência divina, em segundo, à orientação do clero e, em terceiro, à tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores de piedade, da mansidão e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.”

    (SEVCENKO, p. 15)

    I. No texto, a característica marcante do movimento humanista-renascentista é:

    1. espírito crítico voltado para o estímulo às mudanças.
    2. supremacia do mundo espiritual sobre o material.
    3. valorização da piedade, da mansidão e da disciplina.
    4. defesa da Igreja e da cultura medievais.
    5. reprodução da crença dogmática dos teólogos medievais.

    II. A crítica dos humanistas era dirigida à sociedade:

    1. capitalista.
    2. feudal.
    3. comunista.
    4. escravista.
    5. socialista.

    ver resposta


  • Questão 3

    Apesar de ter se despontado com mais força a partir do século XV, o humanismo tem raízes em ideologias produzidas ainda no século XIII, na qual se destaca a obra de:

    1. Santo Agostinho.
    2. René Descartes.
    3. São Tomás de Aquino.
    4. Nicolau Copérnico.
    5. Giordano Bruno.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Fuvest-SP, adaptado) Leia atentamente os textos abaixo.

    1. “Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. [...] homem de engenhos e artes inesgotáveis [...] soube sozinho aprender a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento [...] sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem [...].”

    SÓFOCLES, Antígona, 497-406 a.C.

    1. “Este animal previdente, sagaz, complexo, penetrante, dotado de memória, capaz de raciocinar e de refletir, ao qual damos o nome de homem [...] único entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa. Ora, o que há [...] de mais divino que a razão, que chegada à maturidade e à sua perfeição é justamente chamada de sabedoria?”

    CÍCERO, Sobre as lei, 106-46 a.C.

    1. “Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas. [...] Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre-arbítrio, a cujo domínio te confiei [...]. Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira dos superiores, que são as divinas.”

    MIRANDOLA, Pico della, Sobre a dignidade do homem, 1463-1494.

     

    Os textos acima apresentam elementos comuns sobre a visão que os autores detêm sobre os seres humanos. Frente a esses, elementos avalie as afirmativas abaixo.

    I – Os três autores entendem o mundo a partir da superior capacidade de raciocínio que detém o homem, e de suas potencialidades de atuação sobre os demais animais e sobre a natureza.

    II – O terceiro autor afirma que apesar de capacidade do livre-arbítrio que detém Adão, este seria incapaz de atuar autonomamente, sendo sempre dependente da vontade e do destino imposto por Deus.

    III – Os três textos expõem uma visão teocêntrica do mundo.

    1. se todas as alternativas estiverem corretas.
    2. se todas as alternativas estiverem incorretas.
    3. se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
    4. se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas.
    5. se apenas a alternativa I estiver incorreta.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra E. O renascimento se apoiava principalmente na crítica ao conhecimento subordinado aos dogmas religiosos, afirmando pelo contrário que era possível produzir conhecimento científico pela observação e pela utilização da razão, superando dessa forma os preceitos religiosos sobre a ciência.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A. O texto deixa claro que os humanistas superaram a influência religiosa na construção do conhecimento, centrando na capacidade humana de criação e produção.

    Letra B. Os humanistas estavam em oposição às práticas e às ideologias produzidas durante o feudalismo, controlado culturalmente pela Igreja Católica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C. São Tomás de Aquino através da escolástica pretendia aliar os ensinamentos de Platão à religião cristã, explicando as concepções religiosas através de preceitos lógicos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D. Os textos são exemplos de uma concepção humanista, na qual o homem é o centro do universo, garantindo, dessa forma, potencialidades de alteração do mundo e de seu próprio destino.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • sábado | 18/10/2014 | Sindy Kerole

    Muito bom o artigo e as questões! Não encontrei ainda um site mais completo que o Brasil Escola! Parabéns!

  • domingo | 30/03/2014 | Poliana Ribeir...

    é dez essas questões





Brasil Escola nas Redes Sociais