Exercícios sobre a Reforma Protestante

Com estes exercícios, você testará seus conhecimentos a respeito da Reforma Protestante, como conhecemos as reformas religiosas que se iniciaram na Europa, no século XVI. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

(MetroCapital Soluções) Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se, veementemente, contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses, em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em se retratar de seus escritos, a pedido do Papa Leão X, em 1520, e do imperador Carlos V, na Dieta de Worms, em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora da lei pelo imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Assinale a alternativa correta que apresenta o nome deste importante personagem da história:

a) João Calvino

b) Martinho Lutero

c) Philipp Melanchthon

d) Jan Hus

e) Frei Caneca

Ver resposta
Resposta

LETRA B

O monge alemão Martinho Lutero foi o responsável por iniciar as Reformas Religiosas. Era católico e não concordava com algumas práticas no interior da Igreja, principalmente as indulgências. Por isso, escreveu uma carta que recebeu o nome de 95 teses, na qual teceu críticas a Igreja e às indulgências.

Questão 2

(Omni – adaptado) Mediante as reformas religiosas, assinale a alternativa que apresenta alguns princípios teológicos da reforma Calvinista:

a) rigidez moral e disciplina rigorosa: condenação das diversões, obediência aos governantes, crítica à idolatria, proibição do culto e do uso de imagens e ídolos tanto em templo quanto no lar.

b) preservação de elementos da tradição romana: liturgia, sacramentos e episcopado, permanência de dois sacramentos: Batismo e Eucaristia.

c) estímulo à congregações independentes, reguladas pela nova igreja, defesa de que o batismo poderia ser feito exclusivamente aos 21 anos, e abrangência social das reformas.

d) defendia que o rei da Inglaterra se estabelecesse como chefe da Igreja Calvinista.

e) nenhuma das alternativas.

Ver resposta
Resposta

LETRA A

Os calvinistas ficaram marcados pelo puritanismo, isto é, eram contrários às diversões e exigiam uma vida estritamente rígida de seus fiéis. Eles deveriam dedicar-se arduamente ao trabalho e a sua fé e não poderiam participar de diversões como festas e jogatinas, nem consumir bebidas alcoólicas, por exemplo.

Questão 3

(Ameosc – adaptado) Não está entre as principais medidas tomadas pela Igreja para deter o avanço do protestantismo:

a) estímulo à criação de novas ordens religiosas.

b) fortalecimento do Tribunal da Inquisição.

c) abolição do Índex.

d) criação de seminários para formar os padres.

e) proibição das indulgências

Ver resposta
Resposta

LETRA C

A abolição do Índex não foi uma das medidas para conter o avanço do protestantismo, mas sim a sua adoção. Por meio do Índex, a Igreja Católica estabeleceu uma série de livros que se tornaram proibidos aos seus fiéis, e isso incluía publicações protestantes e outras obras, como as publicações de Copérnico.

Questão 4

(Furb) O massacre de São Bartolomeu, desencadeado na noite de 24 de agosto de 1572, é o culminar da crise política e religiosa entre as elites católicas e protestantes que durou dez anos. Em Paris, as execuções de milhares de protestantes aconteceram ao longo de vários dias e o poder real foi acusado diretamente de instigar os fatos.

Foi consequência desse episódio a/o:

a) Édito de Nantes.

b) Tratado de Paris.

c) Édito de Tolerância.

d) Édito de Fontainebleau.

e) Tratado de Verdun.

Ver resposta
Resposta

LETRA A

A violência da intolerância religiosa na França levou à aprovação do Édito de Nantes, um documento que estabelecia, a partir de 1598, a perseguição aos huguenotes, nome pelo qual os calvinistas eram conhecidos na França. O documento estabelecia ainda que a França era uma nação católica, mas permitia a prática das outras fés cristãs.

Questão 5

Conflito que aconteceu no século XVI e que se iniciou na Boêmia por questões religiosas:

a) Guerra dos Cem Anos

b) Guerra dos Trinta Anos

c) Guerra Anglo-holandesa

d) Guerra Anglo-espanhola

e) Não houve conflitos motivados pela religião.

Ver resposta
Resposta

LETRA B

A Guerra dos Trinta Anos aconteceu entre 1518 e 1548 e foi motivada por divergências religiosas no interior do Sacro Império Romano-Germânico. A perseguição dos protestantes realizada pelos imperadores católicos fomentou a rivalidade religiosa em regiões como a Boêmia e levou à defenestração de Praga, evento que iniciou o conflito.

Questão 6

A Igreja Anglicana se estabeleceu após o rei da Inglaterra, Henrique VIII, ter o seu pedido de divórcio com Catarina de Aragão negado. O rei inglês desejava separar-se de sua esposa para casar-se com quem:

a) Ana Bolena

b) Maria da Escócia

c) Catarina Parr

d) Ana de Cleves

e) Alexandrina Vitória

Ver resposta
Resposta

LETRA A

Henrique VIII desejava separar-se de Catarina de Aragão para casar-se com uma dama da corte chamada Ana Bolena. Seu argumento era o fato de Catarina de Aragão não conseguir dar-lhe um herdeiro. A família de Catarina de Aragão, por sua vez, possuía forte influência sobre o papa Clemente VII, que rejeitou o pedido do rei inglês.

Questão 7

Entre as causas que explicam o sucesso e o avanço das reformas religiosas pela Europa está:

a) o fortalecimento do islamismo no Oriente.

b) a disputa travada entre ortodoxos e católicos.

c) a nomeação de Guilherme de Orange como rei da Inglaterra.

d) a fragmentação política na península Itálica.

e) o desejo de autonomia política de muitos reinos europeus.

Ver resposta
Resposta

LETRA E

Politicamente falando, o sucesso da Reforma Protestante pode ser explicado pelo desejo de muitos monarcas de se verem livres da influência e do domínio da Igreja Católica. Isso porque o enfraquecimento da Igreja traria maior autonomia política para eles, e, por isso, muitos monarcas passaram a apoiar os protestantes.

Questão 8

Teólogo da Boêmia que criticava a riqueza da Igreja Católica e práticas como as indulgências e que foi condenado à morte por heresia:

a) Martinho Lutero

b) João Calvino

c) John Wycliff

d) Jan Huss

e) Nenhum dos nomes acima

Ver resposta
Resposta

LETRA D

Jan Huss foi um teólogo nascido na Boêmia (atual Tchéquia) que ficou marcado por fazer críticas contra a Igreja Católica, principalmente por conta da opulência dessa instituição e de práticas entendidas por ele como imorais, como a cobrança de indulgências. Huss foi excomungado por suas críticas e posteriormente julgado e condenado à morte na fogueira.

Questão 9

O Concílio de Trento foi realizado com qual objetivo:

a) garantir o crescimento da fé luterana nas terras do Sacro Império Romano-Germânico.

b) colocar fim na perseguição religiosa na Suíça.

c) debater a legalidade do divórcio de Henrique VIII.

d) estabelecer estratégias para conter o avanço do protestantismo.

e) nenhuma das alternativas acima.

Ver resposta
Resposta

LETRA D

O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563, sendo convocado pelo papa Paulo III. Seu principal objetivo foi criar estratégias para barrar o avanço do protestantismo na Europa e garantir a posição da fé católica.

Questão 10

Por que dizemos que a Paz de Kappel foi importante para o desenvolvimento do calvinismo na Suíça?

a) Porque estabeleceu a tolerância religiosa na Suíça.

b) Porque permitiu o enriquecimento de João Calvino.

c) Porque estabeleceu a conversão forçada dos cidadãos ao calvinismo.

d) Porque permitiu que João Calvino se tornasse rei da Suíça.

e) A Paz de Kappel não teve relação com o calvinismo.

Ver resposta
Resposta

LETRA A

A Paz de Kappel colocou fim numa guerra civil travada na Suíça por motivações religiosas. Por meio desse tratado, estabeleceu-se a tolerância religiosa na Suíça, o que garantiu o surgimento e o crescimento do calvinismo por lá por meio de João Calvino.

Questão 11

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma das cinco solas, crenças basilares do protestantismo luterano:

a) Sola sanctus

b) Sola fide

c) Sola scriptura

d) Sola gratia

e) Sola Christus

Ver resposta
Resposta

LETRA A

As cinco solas são crenças basilares da fé protestante que se estabeleceram por meio de Martinho Lutero. São elas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a escritura), Sola Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Questão 12

O primeiro reformador a traduzir a Bíblia para uma língua vernácula foi:

a) Jan Huss

b) John Wycliff

c) Martinho Lutero

d) João Calvino

e) Inácio de Loyola

Ver resposta
Resposta

LETRA C

Martinho Lutero foi o primeiro reformador a traduzir a Bíblia para uma língua vernácula, traduzindo-a para o alemão. A Bíblia traduzida por Lutero não foi a primeira versão para o alemão, mas, de toda forma, teve grande sucesso, vendendo milhares de cópias. A tradução de Lutero foi publicada em 1534.