Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Regimes totalitários

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Regimes totalitários e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Após a Primeira Guerra Mundial, vários países europeus enfrentaram uma séria crise econômica e política. Nesse quadro de instabilidades, observamos o fortalecimento das ideologias totalitárias, como o nazismo e o fascismo. Mediante tal contexto, responda:

    a) Aponte quatro pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários.

    b) Descreva em linhas gerais o contexto que favoreceu o aparecimento:

    1 - do fascismo na Itália;
    2 - e do nazismo na Alemanha.
     

    ver resposta


  • Questão 2

    Leia os trechos a seguir e responda à questão:

    “Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.” (Adaptado de Norbert Elias. Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204).

    “A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.” (Adaptado de Peter Gay. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168).

    a) O que foi a República de Weimar? Relacione-a com a ascensão do nazismo.

    b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão “paz imposta”?

    ver resposta


  • Questão 3

    “Cheguei tarde à cultura militante. Pertenço a uma geração que saiu do fascismo, que não deixava nenhuma escolha entre a apologia e o silêncio...”

    (Fonte: BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória: de Senectude e Outros Escritos Autobiográficos. Trad. Daniela Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 91)

    A partir do depoimento acima apresentado, explique como nos regimes totalitários se estabelecem as relações entre:

    a) O Estado e a organização da Sociedade Civil.

    b) O Estado e os Meios de Comunicação de Massa. 

    ver resposta


  • Questão 4

    Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar:

    a) o ideário da "raça pura".

    b) conflitos entre burguesia e nobreza.

    c) crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.

    d) as consequências do fracasso das ofensivas dos dois países contra a Tríplice Aliança, durante a Primeira Guerra Mundial.

    e) A luta pelo poder entre partidos fortes da direita.
     

    ver resposta


  • Questão 5

    (Unifesp)

    Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.

    Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia

    a) socialista.

    b) liberal-fascista.

    c) nazi-fascista.

    d) anarquista.

    e) capitalista.
     

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) Podemos assinalar os seguintes pontos: A existência de um partido único que deve ser único, capaz de pensar e resolver as questões e dilemas da nação. O combate sistemático aos órgãos sindicais, vistos como grandes redutos de uma desordem que prejudica o desenvolvimento da economia nacional. O fortalecimento das instituições militares como pressuposto básico para o combate aos inimigos do Estado e a proteção dos interesses nacionais em relação aos países estrangeiros. Realização de uma massiva propaganda política capaz de incutir valores e símbolos que reconhecem o regime totalitário como algo benéfico e necessário.

    b)

    1 - No caso alemão, observamos o desenvolvimento de uma grave crise econômica relacionada às duras punições oferecidas pelo Tratado de Versalhes. Ao mesmo tempo, podemos indicar que a ineficácia da República de Weimar alimentou um forte sentimento de frustração com relação às tendências políticas liberais e de esquerda.

    2 - Na Itália, vemos que esse mesmo desgaste foi enfrentado, já que o país não teve compensações territoriais proporcionais aos gastos investidos na Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo contexto, setores políticos de esquerda inflavam o cenário político com a realização de protestos pelas ruas e a deflagração de greves
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Foi um sistema representativo, fundamentado no parlamentarismo, organizado na Alemanha após a sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Mesmo cercado por diferentes setores, o novo governo não apresentou condições para superar a grave crise econômica que se desenvolvia no país. Com isso, observamos o crescimento do nazismo como uma opção política radical que viria a atrair rapidamente os anseios das classes médias e da burguesia industrial do país.

    b) Foi o tratado assinado pela Alemanha com o fim da Primeira Guerra Mundial. Esse documento simbolizou a chamada “paz imposta”, que forçou os países derrotados a pagarem pesadas multas indenizatórias, perder boa parte de suas forças militares e reduzir seus territórios.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Sob tal aspecto, podemos ver que o totalitarismo implanta a anulação das liberdades democráticas para que, dessa forma, nenhum tipo de oposição tenha voz na esfera pública. O cidadão passa a ser controlado não apenas pelo aspecto universal e genérico das leis, mas também é controlado em suas liberdades individuais através do policiamento e a delação daqueles que incorporam os ditamos do Estado Totalitário.

    b) O lugar dos meios de comunicação no regime totalitário pode ser visto sobre duas perspectivas. Por um lado, o totalitarismo implementa uma forte censura interessada em evitar qualquer tipo de manifestação crítica que se oponha ao regime. Por outro, utiliza desses mesmos meios de comunicação para promover uma imagem positiva do governo e alicerçar o apoio das maiorias através de textos, imagens e sons de grande impacto.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C. O temor de revoluções de esquerdas inspiradas na experiência russa foi um argumento sistematicamente utilizado pelos partidos fascistas e nazistas. Ao ver de ambas as tendências, a luta de classes promovida pelas esquerdas era um princípio de desordem que feria os interesses gerais da população. Como consequência, vemos que o nazi-fascismo teve amplo apoio de grupos sociais médios e burgueses.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra C. Observando o tom patriótico exacerbado do texto, podemos ver que a ideia de se “matar pela nação” encaixa perfeitamente nos ditames veiculados pelo nazismo e fascismo.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • segunda-feira | 22/09/2014 | nacir

    Quais sao os fatores do nazismo ?





Brasil Escola nas Redes Sociais