Exercícios sobre a Sociedade Feudal

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Sociedade Feudal e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

(FUVEST)

Qual a diferença entre as obrigações de um vassalo e as de um servo na sociedade feudal?

Ver resposta
Resposta

Realizando uma breve comparação entre esses dois tipos de relação social, notamos que o vassalo tem como obrigação proteger militarmente e explorar economicamente as terras a ele doadas através da organização de uma nova propriedade feudal. Em contrapartida, o servo dispõe de sua força de trabalho para organizar a produção agrícola da propriedade em que vive. Além de trabalhar nas terras, esse mesmo servo tem que obedecer as ordens e pagar os tributos estabelecidos pelo nobre que detém a propriedade das terras feudais. 

Questão 2

(UFPA)

Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:

a) a servidão representou, sobretudo na França e na Península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma Imperial.

b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.

c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.

d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.
 

Ver resposta
Resposta

LETRA D. Marcando a condição subalterna dos servos, os proprietários de terra detinham o direito de impor outros impostos, para além do já estabelecido uso da força de trabalho dos servos. Por meio dos impostos e obrigações, os senhores feudais reafirmavam a sua autoridade e determinavam uma condição de vida bastante restrita para os camponeses que se encontravam sob seus domínios.  

Questão 3

(FUVEST)

Segundo o historiador Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto dos construtores das catedrais medievais representava um grande progresso relativamente à condição miserável dos escravos que erigiram as Pirâmides e dos forçados que construíram os aquedutos romanos”. As catedrais medievais foram construídas por:

a) artesãos livres e remunerados.

b) citadinos voluntários trabalhando em mutirão.

c) camponeses que prestavam trabalho gratuito.

d) mão de obra especializada e estrangeira.

e) servos rurais recompensados com a liberdade.
 

Ver resposta
Resposta

LETRA A. Tomando como referência o contexto da época, podemos ver que as edificações da Baixa Idade Média já eram construídas por uma classe de artesãos livres e remunerados.  A presença desse tipo de trabalhador revela as transformações sociais empreendidas a partir do reaquecimento das atividades comerciais e o desenvolvimento dos centros urbanos. De tal forma, as demais alternativas se mostram bem distante da situação vivida na época estudada pelo historiador citado. 

Questão 4

(UFJF-MG)

Os versos abaixo demonstram como a sociedade feudal era estruturada a partir de relações de dependência pessoal. Leia-os com atenção.

“Se o meu senhor for morto, eu quero que me matem,
Se ele for enforcado, enforcai-me com ele,
Se ele for posto na fogueira, quero ser queimado,
E, se ele se afogar, lançai-me à água com ele.”

Citado em BLOCH, M. A sociedade feudal. Lisboa: Setenta, 1989.
A respeito desta sociedade, é INCORRETO afirmar que:

a) o rei mantinha um papel predominantemente simbólico, mas, na verdade, exercia o seu poder de fato como senhor feudal de suas próprias terras.

b) os servos, que recebiam de seus senhores os lotes de terra para produzirem, estavam, em contrapartida, submetidos a uma série de taxas como a talha e as banalidades.

c) os suseranos e os vassalos estavam ligados entre si por uma relação de dependência e de obrigações mútuas a serem cumpridas.

d) a sociedade se dividia, basicamente, em duas ordens (estados) dependentes entre si: uma reunia os indivíduos descendentes dos romanos e a outra os dos germânicos.

Ver resposta
Resposta

LETRA D. A divisão apresentada na questão não equivale aos critérios que determinavam a organização da sociedade feudal. Ao invés da descendência romana ou germânica, a propriedade das terras era ponto fundamental para se reconhecer e alocar cada um dos indivíduos formadores de tal sociedade.