Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Realismo no Brasil

O Realismo se caracterizou por uma escola literária norteada pela racionalidade, objetividade e imparcialidade.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
  • Questão 1

    (UNEMAT)

    O Naturalismo foi um movimento estético muito influenciado pelo pensamento cientificista da época. As teorias que interpretaram a realidade nesse tempo foram:

    a –determinismo, positivismo, futurismo, surrealismo.

    b –determinismo, socialismo científico, expressionismo e futurismo.

    c –evolucionismo, positivismo, dadaísmo e surrealismo.

    d –determinismo, positivismo, evolucionismo e socialismo científico.

    e –evolucionismo, futurismo, socialismo científico e surrealismo.

    ver resposta


  • Questão 2

    (Cesgranrio)

    Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta:

    a – O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes.
    b – Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos.
    c – O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo.
    d – O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.
    e – O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.

    ver resposta


  • Questão 3

    Encontram-se a seguir alguns fragmentos extraídos da obra de Aluísio Azevedo, intitulada “O Cortiço”. Após lê-los e interpretá-los, procure evidenciar algumas das características que demarcaram a era a que pertenceu o autor em questão, de preferência por meio de exemplos:

    “Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas de lavadeiras”.
    As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; tudo era pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. (...)

    (...) E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se com larvas no esterco. (...)

    ver resposta


  • Questão 4

    Madame Bovary, de Gustave Flaubert, assim como o Primo Basílio, de Eça de Queirós, abriram o cenário artístico que demarcou a época realista. Assim, em ambos os romances, constatamos a infidelidade por parte das protagonistas, fato esse que, se ocorria no período romântico, nem sequer era exaltado, tamanha era a necessidade de “camuflar” as atitudes humanas. Nesse sentido, tendo em vista o conhecimento de que dispõe acerca dos pontos que demarcaram a época em questão (Realismo), explicite sua versão diante do fato.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Ao analisarmos as assertivas acima, constatamos que a alternativa “D” se revela como a indicada, haja vista que se perfaz de todas as características que nortearam o período em questão – Naturalismo. Assim, cabe afirmar que tais aspectos também se manifestam nas demais alternativas, só que de maneira parcial, visto que, com exceção da alternativa “d”, os enunciados trazem consigo elementos pertencentes às Vanguardas Europeias.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Ao estabelecermos familiaridade com os estilos de época, também conhecidos como escolas literárias, constatamos que todas as produções artísticas que a eles se integram resultam das concepções ideológicas como fruto do contexto histórico, social e político que permeou uma determinada época da história da humanidade. Nesse sentido, equivale dizer que, em se tratando do Realismo, a alternativa “D” traz em suas considerações todos os pressupostos inerentes ao estilo em questão. Equivale dizer, também, que pelo fato de “explorar” o lado social, objetivo, como também de ver a vida como ela realmente se apresenta, ou seja, sem máscaras, a afirmação expressa pela afirmativa se torna ainda mais sustentada, ainda mais plausível.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Ao lermos tal fragmento, parece que todo esse cenário se desenha em torno de nossa mente, assim mesmo, assim como uma espécie de fotografia, haja vista que as imagens parecem saltar-nos dos olhos à medida que as cenas vão sendo descritas. Tal aspecto, quando remetido às características da época realista, ao contrário do período romântico, evidencia-se pelo fato de que o ambiente urbano, o espaço social propriamente dito, sediam as ações que transcorrem em todos os romances realistas. Os personagens, por sua vez, parecem assumir papéis definidos frente à realidade que os cercam e, como não poderia deixar de ser, se se tratava de um cortiço, era normal que as lavadeiras assim se posicionassem, nitidamente constatado por meio da passagem: As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; tudo era pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar (...)”.

    Outro aspecto, que também se faz presente no discurso de Aluísio Azevedo, bem ao gosto determinista, diz respeito ao fato de que os personagens, sobrevivendo em meio àquele aglomerado de pessoas, imprimem à situação os reais pressupostos determinados por Taine, ao afirmar que o ser humano é produto da raça, do contexto histórico e do momento. Fatos esses identificados por meio do último fragmento E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se com larvas no esterco”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Tendo em vista que o Realismo explora substancialmente a questão do ser humano, concebido como alguém passível de falhas, de fracassos, o que se nota é o tratamento imparcial que é dado por parte do narrador no sentido de tratar os temas de forma objetiva, concedendo ao leitor a possibilidade de interpretação, de elaboração das próprias conclusões que se atribui mediante os fatos ocorridos.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • domingo | 03/08/2014 | Romilda

    Amei as atividades





Brasil Escola nas Redes Sociais