Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Cerrado

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Cerrado e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrange cerca de 25% do território nacional, estando presente em vários estados. Cite os estados que possuem esse tipo de bioma.

    ver resposta


  • Questão 2

    O bioma “cerrado” possui grande biodiversidade, cite alguns dos animais e plantas contidos no mesmo.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UNESP) Leia o texto:
    “Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de Km2, hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana”.
    (www.portalbrsil.net. Acessado em 29.04.2008. Adaptado.)   

    O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

    a) Campos

    b) Floresta Latifoliada

    c) Caatinga

    d) Cerrado

    e) Floresta Equatorial

    ver resposta


  • Questão 4

    (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
    “De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

    a) Floresta tropical

    b) Caatinga

    c) Formação do Pantanal

    d) Mata semiúmida

    e) Cerrado

    ver resposta


  • Questão 5

    (UERJ) Determinadas práticas econômicas agravam o avanço de desertificação em áreas brasileiras como o cerrado. Além das causas naturais envolvidas, o processo de desertificação é acelerado pelas seguintes ações humanas:

    a) Desmatamento e criação extensiva de gado em áreas tropicais

    b) Urbanização acelerada e implantação de loteamentos sobre pastagens

    c) Abertura de estradas e plantio de pastos artificiais em áreas de mata equatorial.

    d) Desvio de cursos de água em projetos de irrigação e uso de pesticidas na pecuária intensiva.

    ver resposta


  • Questão 6

    (FUVEST) A partir da década de oitenta do século XIX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,

    a) Foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.

    b) Aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.

    c) Desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios como o Araguaia.

    d) Gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.

    e) Eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    O Cerrado está presente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Maranhão, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Entre as várias espécies de animais do cerrado, podemos destacar a onça-pintada, tatu, anta, tamanduá bandeira, lobo guará, lontra, cervo, jaguatirica, veado, cutia, além de uma série de aves.

    As espécies vegetais de maior destaque são: cactos, bromélias, orquídeas, pequi, buriti, jatobá, guariroba, ingá, quaresmeira, paineira, angico, cagaita, entre tantas outras.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Falso – Os campos se caracterizam por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos. Seu solo não é deficiente em nutrientes.

    b) Falso – Encontrada nas vertentes das serras, a floresta latifoliada caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, seu solo é extremamente fértil e adequado para o desenvolvimento da agricultura.

    c) Falso – Típica do sertão nordestino, a caatinga possui plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água.

    d) Verdadeiro – O cerrado apresenta algumas características que dificultam sua ocupação pela agricultura, os solos são pobres em nutrientes, além da presença de ferro e alumínio. No entanto, com o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, foi possível adaptar o solo do cerrado através da correção (calagem) para o desenvolvimento agrícola. O cultivo intenso da soja, milho, cana-de-açúcar, o extrativismo da madeira para produção de carvão vegetal e a implantação de pastos para a pecuária, são os principais fatores responsáveis pela devastação do cerrado.

    e) Falso – Normalmente, os solos da floresta Equatorial são pobres em nutrientes, no entanto, sua vegetação não possui aparência seca, as árvores são de grande porte (podendo atingir mais de 60 metros) com folhas largas e grandes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – A floresta tropical é caracterizada pela grande presença de chuvas, não havendo grandes períodos de seca, diferentemente do Planalto Central.

    b) Falso – A caatinga é marcada por grandes períodos de seca, é característica do sertão nordestino.

    c) Falso – As árvores do pantanal não apresentam caules com cascas espessas, além desse domínio não apresentar grandes períodos de seca.

    d) Falso – Nas áreas em que a mata semiúmida está presente não ocorre grande períodos de seca, além de suas árvores não apresentarem aspectos tortuosos.

    e) Verdadeiro – O cerrado é o bioma típico do Planalto Central, suas árvores são tortuosas e possuem cascas espessas. É característico da região um período chuvoso (outubro a março) e um seco (abril a setembro).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Verdadeiro – As grandes áreas desmatadas para a criação extensiva de gado, além da agricultura, principalmente a soja, são os principais fatores responsáveis pela desertificação do cerrado, causando o desgaste dos solos e provocando grandes problemas ambientais.

    b) Falso – A urbanização acelerada, sem o devido planejamento, causa grandes problemas de ordem ambiental, porém, não ocorre o loteamento sobre pastagens.

    c) Falso – A mata equatorial apresenta três tipos de solo em relação ao desenvolvimento da agropecuária (fertilidade boa, média e fraca), sendo a maior parte de baixa fertilidade. O preparo do solo para o plantio é muito caro, também não ocorre a abertura significativa de estradas, portanto, esse processo não é o principal responsável pela desertificação no cerrado.

    d) Falso – A pecuária intensiva é caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos como, por exemplo, reprodução através de inseminação artificial, e não pelo uso de pesticidas, como propõe o item.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    a) Falso – os solos do cerrado são extremamente pobres em nutrientes, sendo necessária a utilização de tecnologias para sua correção.

    b) Verdadeiro – o desenvolvimento da agropecuária no cerrado intensificou os processos erosivos na região, devido ao desgaste do solo, compactação, desmatamento, entre outros fatores.

    c) Falso – O domínio de mares de morros estão localizados, principalmente, no leste do território brasileiro, abrangendo a Mata Atlântica. Portanto, não há relação direta com o cerrado.

    d) Falso – Os impactos ambientais gerados são enormes, a cobertura vegetal do cerrado não foi substituída por outra, e sim transformada em pastos e plantações.

    e) Falso – As queimadas naturais (causadas por raios e até mesmo através do atrito do pelo de animais com a mata seca) não foram eliminadas, e as queimadas antrópicas foram intensificadas no cerrado.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais