Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Fuso Horário Brasileiro

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Fuso Horário Brasileiro e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    A linha imaginária, que corresponde ao marco inicial (0°) dos fusos horários é:

    a) Meridiano de Greenwich

    b) Trópico de Câncer

    c) Linha do Equador

    d) Círculo Polar Ártico

    e) Trópico de Capricórnio

    ver resposta


  • Questão 2

    Analise as afirmativas sobre o fuso horário brasileiro e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) O território brasileiro está localizado a leste do Meridiano de Greenwich, portanto, as horas são adiantadas com relação ao marco inicial (0°).

    b) Fernando de Noronha está situado na zona que corresponde a 30° O, sendo a porção do território brasileiro onde as horas são as mais adiantadas.

    c) Todas as unidades federativas da Região Sul e Sudeste apresentam o mesmo horário de Brasília, que é considerado o horário oficial do Brasil.

    d) Em consequência da pouca distância do território brasileiro no sentido leste-oeste, o país não apresenta fusos horários distintos.

    e) De acordo com as mudanças no fuso horário brasileiro, o estado do Acre passou a pertencer ao fuso 60° Oeste, ou seja, - 4 horas com relação ao meridiano de Greenwich.

    ver resposta


  • Questão 3

    Um time de futebol do estado de São Paulo (localizado no fuso 45° O) irá realizar uma partida em Boa Vista (60° O), capital de Roraima. A equipe irá embarcar às 14h e a viagem terá duração de 6 horas. Considerando o horário de Roraima, a que horas os jogadores de São Paulo desembarcarão em seu destino final:

    a) 19h

    b) 17h

    c) 21h

    d) 20h

    e) 18h

    ver resposta


  • Questão 4

    Um empresário amazonense está com uma viagem marcada às 6h para o Rio Grande do Sul. O percurso tem duração de 7 horas e 30 minutos. Considerando o horário do Rio Grande do Sul, a que horas o empresário desembarcará?

    ver resposta


  • Questão 5

    Analise o mapa e identifique as principais mudanças do fuso horário brasileiro. Explique os motivos responsáveis por essa modificação.

    ver resposta


  • Questão 6

    Com extensão de 4.319,4 quilômetros no sentido leste-oeste, o Brasil apresenta quatro fusos horários distintos (30° O, 45°O, 60°O e 75°O). No entanto, uma Lei aprovada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu a redução de um fuso horário brasileiro. Aponte os motivos alegados para essa alteração.

    ver resposta


  • Questão 7

    Observe os mapas dos fusos horários brasileiros antes e depois das alterações e destaque as principais modificações realizadas com a implantação da Lei que estabeleceu o novo fuso horário no Brasil.

    Antes

    Depois

    ver resposta


  • Questão 8

    Um programa televisivo apresentado às 20:00 em Brasília será transmitido, simultaneamente, a que horas em Fernando de Noronha e no Acre, respectivamente?

    a) 20:00 e 21:00

    b) 19:00 e 20:00

    c) 21:00 e 20:00

    d) 20:00 e 20:00

    e) 21:00 e 19:00

    ver resposta


  • Questão 9

    Um time de futebol de São Paulo irá enfrentar uma equipe de Roraima. A delegação do time paulista embarca às 08:00 rumo ao seu destino, e após 6 horas de viagem o time chega. Qual o horário que o time de São Paulo desembarcou em Roraima?

    ver resposta


  • Questão 10

    Analise as alternativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) Todos os territórios da Região Nordeste possuem o mesmo horário de Brasília, exceto o arquipélago de Fernando de Noronha.

    b) Com as alterações no fuso horário brasileiro, os estados do Pará e do Acre passaram a ter o mesmo horário de Brasília.

    c) As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm 3 horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.

    d) De acordo com o novo fuso horário do Brasil, Amazonas e Acre possuem 1 hora a menos em relação à Brasília e 4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

    e) Um programa televisivo apresentado ao vivo às 22:00 no Rio Grande do Sul estará sendo transmitido às 21:00 no Amapá.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “A”

    a) Verdadeiro – O Meridiano de Greenwich é a linha imaginária responsável por dividir o globo terrestre em ocidente (oeste) e oriente (leste). Esse é considerado o marco inicial (0°) dos fusos horários, e pelo fato de a Terra girar no sentido de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste do Meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).

    b) Falso – O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada ao norte da linha do Equador.

    c) Falso – A Linha do Equador é responsável pela divisão do globo terrestre em Hemisfério Norte (setentrional) e Hemisfério Sul (meridional). Essa linha imaginária não tem relação com os fusos horários.

    d) Falso – O Círculo Polar Ártico é uma linha imaginária que está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio.

    e) Falso – O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada ao norte da linha do Equador.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Falso – O território brasileiro está situado a oeste do Meridiano de Greenwich, que é o marco inicial (0°) dos fusos horários. Portanto, as horas são atrasadas com relação ao marco inicial.

    b) Verdadeiro – O território de Fernando de Noronha está localizado no fuso 30° O, apresentando as horas mais adiantadas do Brasil.

    c) Verdadeiro – O horário oficial do Brasil é o de Brasília (45° O). Todas as unidades federativas que integram a Regiões Sul e Sudeste estão situadas no mesmo fuso da capital federal.

    d) Falso – O território brasileiro apresenta uma grande distância no sentido leste-oeste (4.319,4 quilômetros), fato que lhe proporciona a existência de mais de um fuso horário.

    e) Verdadeiro – O Acre pertencia ao fuso horário 75° O, entretanto, a aprovação de uma Lei, em 2008, estabeleceu que o estado passasse a integrar o fuso 60° O.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “A”.

    Resposta:

    São Paulo, localizado no fuso 45° O, está uma hora adiantado em relação a Roraima (60° O).

    A viagem será realizada em 6 horas. Portanto, 14h (horário de embarque) + 6 horas (duração da viagem) = 20h.

    Entretanto, deve-se reduzir uma hora, visto que Roraima está localizado em um fuso a menos (1 hora) em relação a São Paulo.

    Resposta Final: 20h – 1h = 19h. 

    a) 19h
    Verdadeiro.

    b) 17h
    Falso.

    c) 21h
    Falso.

    d) 20h
    Falso.

    e) 18h
    Falso.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Amazonas, localizado no fuso (60° O), possui uma hora a menos com relação ao Rio Grande do Sul (45° O).

    A viagem terá 7 horas e 30 minutos de duração. Considerando que o empresário irá embarcar às 6h, temos:

    6h00min (horário de embarque) + 7h30min (tempo de viagem) = 13h30min.

    Entretanto, deve-se adiantar uma hora, pois o estado do Amazonas possui uma hora a menos com relação ao estado do Rio Grande do Sul. Sendo assim: 13h30min + 1 hora = 14h30min.

    Portanto, o empresário amazonense desembarcará às 14h30min no Rio Grande do Sul.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Através da análise do mapa é possível identificar algumas alterações no fuso horário brasileiro:

    O estado do Acre e a porção extremo oeste do Amazonas pertenciam ao fuso 75° O, ou seja, com menos 5 horas em relação ao Meridiano de Greenwich e com menos 2 horas em relação ao horário de Brasília. Com as mudanças, esses territórios passaram a integrar o fuso 60° O.

    Outra mudança se refere ao estado do Pará, que possuía a porção oeste no fuso 60° O e a porção leste no fuso 45° O. Desde as modificações, todo o estado passou a pertencer ao fuso 45 °O.

    As modificações no fuso horário brasileiro foram propostas pelo Senador Tião Viana (PT – AC) e aprovadas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal motivo alegado foi o de adequar os horários dos programas televisivos exibidos em rede nacional, levando-se em consideração a faixa etária da população, pois esses programas seguem o horário de Brasília, que era duas horas adiantado em relação ao horário do Acre e da porção oeste do Amazonas. Nesse sentido, uma programação exibida às 23h na capital federal era transmitida às 21h nesses dois locais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    De acordo com os parâmetros estabelecidos na elaboração dos fusos horários, o Brasil possui quatro fusos diferentes, visto que o país é cortado por quatro meridianos de 15°, sendo que o intervalo de cada meridiano corresponde a uma hora.

    Esse critério foi utilizado durante décadas, porém, em 2008, foi aprovada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma Lei, proposta pelo Senador Tião Viana (PT – AC), que reduz um fuso horário na região Norte. O motivo alegado para essa mudança foi a adequação dos programas televisivos exibidos em rede nacional, levando em consideração a faixa etária da população, pois os programas seguem o horário de Brasília, que é duas horas adiantado em relação ao Acre e à porção oeste do Amazonas. Portanto, conteúdos que só podem ser exibidos após as 22:00 horas eram acompanhados às 20:00 no Acre e no oeste do Amazonas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 7

    Antes da modificação do fuso horário do Brasil, os estados seguiam a seguinte hora em relação ao meridiano de Greenwich e à Brasília:

    Fernando de Noronha = 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a mais em relação à Brasília.

    Todos os estados das Regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Goiás (Centro-Oeste), Distrito Federal (Centro-Oeste), Tocantins (Norte), Amapá (Norte) e a porção leste do Pará (Norte) = 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e a mesma de Brasília.

    Mato Grosso (Centro-Oeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Rondônia (Norte), Roraima (Norte), oeste do Pará e centro-leste do Amazonas = 4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília.

    Acre e porção oeste do Amazonas = 5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 2 horas a menos em relação à Brasília.

    Modificação do fuso horário:

    Fernando de Noronha = 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a mais em relação à Brasília.

    Todos os estados das Regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Goiás (Centro-Oeste), Distrito Federal (Centro-Oeste), Tocantins (Norte), Amapá (Norte), Pará (Norte) = 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e a mesma de Brasília.

    Mato Grosso (Centro-Oeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Rondônia (Norte), Roraima (Norte), Amazonas (Norte) e Acre (Norte) = 4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília.

    Portanto, com a modificação do fuso horário brasileiro, o estado do Pará passou a estar totalmente no fuso 45° O (3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e a mesma de Brasília), o estado do Acre e a porção leste do Amazonas foram incluídos no fuso 60° O (4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília). O fuso 75° O (5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 2 horas a menos em relação à Brasília) deixou de ser utilizado no Brasil.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 8

    Alternativa correta: letra “E”.

    Resposta:

    Brasília está localizada no fuso 45° oeste. Fernando de Noronha está no fuso 30°O. O Acre, por sua vez, pertence, de acordo com a nova Lei do fuso horário nacional, ao fuso 60°O.

    As horas são reduzidas em 1 hora a cada 15° conforme se desloca para o oeste.

    Portanto, se em Brasília (45° O) são 20:00, em Fernando de Noronha (30° O) são 21:00, visto que esse último está a 15° O a menos que Brasília.

    Já no Acre (60°O) serão 19:00, pois esse estado está  15° O a mais que Brasília.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 9

    São Paulo: 45° O.

    Roraima: 60° O.

    Tempo de viagem: 6 horas.

    As horas reduzem conforme o deslocamento: a cada 15° O a mais (1 hora). 

    Portanto, o time embarcou às 08:00 em São Paulo e o tempo de viagem foi de 6 horas:
    08:00 + 6 = 14:00.

    São Paulo apresenta 1 hora a mais que Roraima, portanto, o time paulista desembarcou às 13:00 em Roraima.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 10

    a) Verdadeiro – Com exceção de Fernando de Noronha, todos os territórios nordestinos estão localizados no mesmo fuso horário de Brasília (45° O).

    b) Falso – O estado do Pará passou a ter o mesmo horário de Brasília (45° O), entretanto, o estado do Acre apresenta 1 hora a menos em relação à Brasília (60° O), antes da alteração do fuso brasileiro a diferença era de 2 horas (75° O).

    c) Falso – As Regiões Sul e Sudeste (45°O) possuem 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich (0°), pois a cada 15°O há uma redução de 1 hora: 45/15 = 3. Porém, na Região Centro-Oeste, apenas Goiás e Distrito Federal estão 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich, pois Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão localizados no fuso horário 60° O, portanto, eles estão 4 horas a menos.

    d) Verdadeiro – Com a alteração do fuso horário, Amazonas e Acre passaram a integrar o fuso 60° O, apresentando, portanto, 1 hora a menos em relação à Brasília e 4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

    e) Falso - Os dois estados pertencem ao fuso horário 45° O, sendo assim, o programa será exibido no mesmo horário.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • sábado | 01/02/2014 | Priscila Firco

    Obrigada pelos exercícios, ajudar bastante a compreender o conteúdo.

  • sexta-feira | 09/03/2012 | Pamella Delfino

    obrigado pela ajuda, a matéria ficou muito mais clara depois que fiz essa questões!





Brasil Escola nas Redes Sociais