Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Mata dos Cocais

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Mata dos Cocais e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    De acordo com seus conhecimentos e análise do texto, aponte as principais características da Mata dos Cocais.

    ver resposta


  • Questão 2

    Analise as imagens abaixo que representam diversos biomas encontrados no território brasileiro e marque a alternativa que corresponde à Mata dos Cocais.

    ver resposta


  • Questão 3

    A Mata dos Cocais está presente em três estados do Brasil. Marque a alternativa que indica corretamente essas três unidades federativas que abrigam esse tipo de vegetação.

    a) Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

    b) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

    c) Amazonas, Pará e Roraima

    d) Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo

    e) Maranhão, Piauí e Tocantins
     

    ver resposta


  • Questão 4

    É um bioma caracterizado por ser uma área de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica e as terras semiáridas do Nordeste brasileiro. Sua vegetação é formada principalmente por palmeiras, babaçu e carnaúba. Essas são características de qual bioma brasileiro?

    a) Cerrado

    b) Mata de Cocais

    c) Manguezal

    d) Campos

    ver resposta


  • Questão 5

    A Mata dos Cocais apresenta grande importância econômica, oferecendo matéria-prima para o desenvolvimento de várias atividades. Destaque a importância econômica desse bioma.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Bioma característico do Meio-Norte, sub-região do Nordeste, a Mata dos Cocais está presente nos estados do Maranhão, Piauí e na porção extremo norte do Tocantins. Esse tipo de vegetação consiste em uma área de transição da floresta Amazônica com o semiárido nordestino. Com clima úmido, esse bioma abriga várias espécies de palmeiras, oiticica, babaçu e carnaúba. A fauna é representada pela arara-vermelha, gambás, macacos, cobras, várias espécies de insetos, entre outros.  

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – Os Campos estão representados nessa figura, que apresenta uma extensa área formada por gramíneas.

    b) Falso – A figura apresenta as características do Pantanal, com extensas áreas inundadas.

    c) Falso – Essa imagem representa o bioma Caatinga, pois sua vegetação é típica de regiões semiáridas.

    d) Verdadeiro – A Mata dos Cocais está representada nessa figura, que tem como elementos da vegetação as palmeiras com folhas grandes e finas.

    e) Falso – Essa figura apresenta as características da Mata de Araucária: árvores de grande porte, aciculifoliadas, com folhas em forma de agulhas.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “E”.

    a) Falso – Esses três estados da Região Centro-Oeste têm como bioma principal o Cerrado. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também abrigam o Pantanal.

    b) Falso – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são as três unidades federativas que formam a Região Sul do Brasil. Essa área é coberta pela Mata Atlântica e pela Mata de Araucárias, além da presença dos Campos (Pampas) no Rio Grande do Sul.

    c) Falso – Esses três estados nortistas possuem a Floresta Amazônica como principal tipo de cobertura vegetal.

    d) Falso – A Mata Atlântica é o bioma predominante nesses estados do Sudeste do Brasil.

    e) Verdadeiro – O bioma Mata dos Cocais está presente nos estados do Maranhão, Piauí e extremo norte do Tocantins. Essa cobertura vegetal é uma área de transição da Floresta Amazônica, a região semiárida do Nordeste, além do Cerrado tocantinense.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa correta: letra “B”.

    a) Falso – O Cerrado não é uma área de transição da Floresta Amazônica com o semiárido nordestino.

    b) Verdadeiro – A vegetação da Mata dos Cocais é marcada pela presença do babaçu, oiticica, carnaúba e palmeiras, sobretudo o buriti. Esse bioma, presente nos estados do Meio-Norte do Nordeste (Maranhão e Piauí), além de Tocantins, é uma área de transição da Floresta Amazônica com o semiárido nordestino.

    c) Falso – O Manguezal é um tipo de vegetação presente nas zonas litorâneas e ele não abriga espécies de palmeiras e carnaúbas.

    d) Falso – Os Campos se caracterizam por apresentarem vegetação aberta e de pequeno porte.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A Mata dos Cocais tem grande importância econômica, principalmente nas atividades extrativistas. A semente do coco do babaçu é utilizada pelas indústrias alimentícia, de medicamentos e de cosméticos. A Carnaúba, encontrada em abundância no bioma, tem a folha como matéria-prima de indústrias eletrônicas, na fabricação de plástico e adesivo, além de perfumarias. A oiticica é empregada na fabricação de bicombustíveis, produtos de beleza e higiene. Outra atividade de fundamental importância é o artesanato, com destaque para a utilização do buriti. 

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais