Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Minas Gerais

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Minas Gerais e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Minas Gerais é um estado brasileiro. Sendo assim, ele integra um dos cinco complexos regionais do país. Portanto, marque a alternativa que indica, corretamente, o a Região que abriga o estado de Minas Gerais.

    a) Sul

    b) Centro-Oeste

    c) Nordeste

    d) Sudeste

    e) Norte

    ver resposta


  • Questão 2

    A capital do estado mineiro é a cidade de:

    a) Vitória

    b) Belo Horizonte

    c) Uberlândia

    d) Curitiba

    e) Palmas
     

    ver resposta


  • Questão 3

    Analise as alternativas sobre os aspectos populacionais do estado de Minas Gerais e marque a afirmativa correta.

    a) A maioria da população estadual reside em áreas rurais, pois a atividade agropecuária é a principal fonte de renda.

    b) O território mineiro passou a ser povoado somente após a expansão da fronteira agrícola, no século XIX.

    c) A maioria da população que reside na porção norte do estado de Minas Gerais é afetada por vários problemas de ordem social: analfabetismo, déficit de saneamento, violência, etc.

    d) Com mais de 20 milhões de habitantes, o estado de Minas Gerais possui o quarto maior contingente populacional do país, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.

    ver resposta


  • Questão 4

    Analise as afirmativas sobre os aspectos naturais de Minas Gerais e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) Com extensão territorial de 586,5 mil quilômetros quadrados, Minas Gerais é o maior estado da Região Sudeste.

    b) Minas Gerais possui clima tropical, abrigando os biomas cerrado, mata de cocais e floresta tropical.

    c) Localizado na Região Sudeste, o território mineiro possui fronteiras com estados das Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. 

    d) Assim como todos os outros estados da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), Minas Gerais também é banhado pelo Oceano Atlântico.

    e) O relevo mineiro é caracterizado por apresentar altitudes elevadas, com porções de depressão e planaltos com escarpas.
     

    ver resposta


  • Questão 5

    Sobre as características econômicas de Minas Gerais é INCORRETO afirmar que:

    a) Importante atividade nos séculos anteriores, a mineração não contribui mais para a captação de receitas financeiras em Minas Gerais, consequência do esgotamento das reservas de ouro, minério de ferro e bauxita.

    b) Localizado no complexo regional mais desenvolvido economicamente do Brasil, Minas Gerais possui Produto Interno Bruto (PIB) inferior apenas ao de São Paulo e do Rio de Janeiro.

    c) A economia mineira é bastante diversificada, apresentando bons resultados nos três setores que compõem o PIB: agropecuária, indústria e serviços.

    d) A agropecuária mineira se destaca no Brasil, visto que o estado é o maior produtor nacional de leite e feijão, além de ser grande responsável pela colheita de café.

    e) O setor industrial é impulsionado pelas montadoras de automóveis. Outros segmentos importantes são o siderúrgico, alimentício, eletroeletrônico, etc.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “D”

    a) Falso – A Região Sul é formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

    b) Falso – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, formam a Região Centro-Oeste.

    c) Falso – Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão integram a Região Nordeste.

    d) Verdadeiro – Minas Gerais, juntamente com São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, integra a Região Sudeste do Brasil.

    e) Falso – O complexo regional do Norte é formado pelos estados do Pará, Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá e Acre. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: leta “B”.

    a) Falso – Vitória é a capital do estado do Espírito Santo.

    b) Verdadeiro – Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais.

    c) Falso – Uberlândia é uma cidade mineira, no entanto, não é a capital estadual.

    d) Falso – Curitiba é a capital do estado do Paraná.

    e) Falso – O estado de Tocantins tem a cidade de Palmas como capital estadual.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta é: letra C.

    a) Falso – A maioria da população do estado de Minas Gerais reside em áreas urbanas: 85,6%

    b) Falso – A descoberta de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVI, intensificou o povoamento no estado.

    c) Verdadeiro – Apesar de Minas Gerais apresentar uma das melhores médias socioeconômicas do Brasil, o estado possui vários problemas, sobretudo na porção norte, que é uma das regiões mais pobres do país, apresentando elevada taxa de mortalidade infantil, alto índice de analfabetismo, prostituição infantil, etc.

    d) Falso – Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, atrás somente de São Paulo.

    e) Falso – Existe uma grande disparidade socioeconômica em Minas Gerais, onde grande parte da população da região norte do estado é afetada pela pobreza.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa correta: letra “A”.

    a) Verdadeiro – Minas Gerais possui extensão territorial de 586,5 mil quilômetros quadrados, sendo o maior estado da Região Sudeste e o terceiro maior do Brasil.

    b) Falso – Com clima tropical, Minas Gerais possui em seu território os biomas cerrado e floresta tropical, não havendo, portanto, áreas com mata de cocais.

    c) Falso – Minas Gerais possui fronteiras com estados das Regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul) e Nordeste (Bahia).

    d) Falso – Minas Gerais é o único estado da Região Sudeste que não é banhado pelo Oceano Atlântico.

    e) Verdadeiro – O relevo do território mineiro é marcado por planaltos com escarpas e depressão no centro. O estado apresenta altitude elevada, com destaque para o Pico da Bandeira, localizado na Serra do Caparaó, que está a 2.889 metros acima do nível do mar.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa INCORRETA: letra “A”

    a) Incorreto – A mineração continua sendo uma importante fonte de receitas financeiras em Minas Gerais. O estado é o maior produtor nacional de minério de ferro, o segundo em produção de bauxita, além de abrigar grandes jazidas de ouro e zinco.

    b) Verdadeiro – Minas Gerais detém o terceiro maior PIB do Brasil, inferior apenas aos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

    c) Verdadeiro – Os três setores da economia (agropecuária, indústria e serviços) são de fundamental importância para a capitação de receitas em Minas Gerais. O estado se destaca em todos os setores que compõem o PIB.

    d) Verdadeiro – A agropecuária mineira é uma das mais desenvolvidas do país. O estado se destaca por ser o maior produtor nacional de leite e feijão, além de cultivar 50% do café brasileiro.

    e) Verdadeiro – O setor industrial em Minas Gerais é muito diversificado, apresentando o terceiro maior parque industrial do Brasil. Os principais segmentos são o automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, têxtil, alimentício, etc.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais