Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre os climas do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre os climas do Brasil e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O que é clima?

    ver resposta


  • Questão 2

    Quais os fatores que influenciam no clima de uma região?

    ver resposta


  • Questão 3

    Cite os critérios utilizados para a classificação do clima brasileiro.

    ver resposta


  • Questão 4

    Aponte os diferentes tipos climáticos existentes no Brasil.

    ver resposta


  • Questão 5

    Discorra sobre as características dos climas presentes no território brasileiro:

    A) Equatorial

    B) Tropical

    C) Tropical de Altitude

    D) Tropical Atlântico

    E) Subtropical

    F) Semiárido
     

    ver resposta


  • Questão 6

    ( UFMG)

    Em relação aos tipos climáticos encontrados no Brasil, a afirmação errada é:

    A) O clima equatorial apresenta elevados índices pluviométricos e temperaturas médias acima de 22 °C.

    B) O clima da costa oriental do Nordeste apresenta chuvas mais abundantes nos meses de inverno.

    C) O clima tropical com chuvas de verão e invernos secos ocorre em grande parte do território brasileiro.

    D) O clima subtropical apresenta pequenas amplitudes térmicas e chuvas concentradas no verão.

    E) O clima semiárido apresenta baixos índices pluviométricos e grande irregularidade na distribuição das chuvas.
     

    ver resposta


  • Questão 7

    ( UFMA)

    Leia com atenção os itens abaixo sobre massas de ar:

    I - A mEc atua o ano inteiro no Brasil provocando elevados índices de chuva.

    II - A mEc é a principal responsável pela escassez de chuva no interior do Nordeste.

    III - A mTa exerce grande influência sobre a área litorânea do Brasil.

    IV - A mEa atua principalmente no Sul do Brasil.

    V - A mPa, fria e úmida, penetra no Brasil em forma de frente, atingindo principalmente o interior do Nordeste.

    De acordo com a leitura, identifique a resposta certa:

    A) I e II

    B) II e IV

    C) I e III

    D) II e V

    E) IV e V

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Clima é a média das condições atmosféricas de um determinado local da superfície terrestre, corresponde ao conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade durante um longo período (30 anos).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os principais fatores que exercem influência direta no clima são: latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, correntes marinhas, relevo e vegetação. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Em virtude da grande extensão territorial do Brasil, o país apresenta diferentes domínios climáticos. O critério utilizado no Brasil para classificar os diferentes tipos de clima foi a origem, a natureza e, principalmente, a movimentação das massas de ar existentes no país (equatoriais, tropicais e polares). 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Conforme os critérios estabelecidos para a classificação dos domínios climáticos brasileiros, uma das divisões mais utilizadas é composta pelos climas: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, subtropical, semiárido.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C).

    Tropical – Típico do Brasil central, abrange a maior parte da Região Centro-Oeste e também está presente na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí e a porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais. Encontrado também no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por apresentar temperaturas levadas o ano todo (18 °C a 28 °C), com amplitude térmica de 5 °C a 7 °C, e estações bem definidas (uma chuvosa e outra seca). A estação de chuva ocorre no verão, no inverno ocorre a redução da umidade relativa em virtude do período da estação seca. O índice pluviométrico é de cerca de 1,5 mil milímetros anuais.

    Tropical de Altitude – É típico das áreas planálticas e serras da Região Sudeste, encontrado nas partes superiores a 800 metros. Abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sofre ação da massa de ar tropical atlântica, que, ao chegar ao litoral, encontra a serra do Mar e descarrega muita chuva, elevando-se posteriormente na direção do planalto. Apresenta temperatura amena, entre 18 °C e 22 °C, e amplitude térmica anual entre 7 °C e 9 °C. No inverno, as geadas ocorrem com certa frequência, em virtude da ação das frentes frias originadas do choque entre as massas tropical e polar.

    Tropical Atlântico – Ocorre do litoral oriental da Região Nordeste ao litoral da Região Sul. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas durante todo o ano. A temperatura varia de 18 °C a 26 °C. No Nordeste, a maior concentração de chuva se dá no inverno. No Sudeste, no verão. O índice pluviométrico médio é alto, de 2 mil milímetros anuais.

    Subtropical – Ocorre ao sul do trópico de Capricórnio, abrangendo a porção meridional de São Paulo, em grande parte do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sofre ação direta da massa polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, mil milímetros anuais, porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. São comuns as geadas e nevadas. É o clima mais regular do Brasil e o único que apresenta as estações do ano claramente demarcadas, com verão muito quente e inverno bastante frio.

    Semiárido – É típico do interior da Região Nordeste, conhecida como Polígono das Secas. Corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (média de 27 °C) e chuvas escassas e mal distribuídas, em torno de 700 milímetros anuais. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega ao litoral norte da região Nordeste e atinge o sertão, causando chuvas intensas nos meses de fevereiro, março e abril.    
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    A) Verdadeiro – O clima equatorial sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano.

    B) Verdadeiro – O clima da costa oriental do Nordeste é o Tropical Atlântico ou Tropical Úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. No Nordeste, a maior concentração de chuva se dá no inverno.

    C) Verdadeiro – O clima tropical está presente em grande parte do território brasileiro, abrangendo a porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí e a porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais, do Centro-Oeste e algumas partes do Nordeste.

    D) Falso – O clima subtropical apresenta elevada amplitude térmica (10 °C) e as chuvas não estão concentradas no verão.

    E) Verdadeiro – caracteriza-se por chuvas escassas e mal distribuídas, em torno de 700 milímetros.    
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 7

     I – Verdadeiro – A massa equatorial continental domina a porção noroeste da Amazônia durante todo o ano. É extremamente quente e úmida, fato que proporciona as precipitações pluviométricas.

    II – Falso – A massa equatorial continental é responsável por muita chuva no Nordeste ocidental e não por escassez.

    III – Verdadeiro – A massa tropical atlântica é quente e úmida, originária do oceano Atlântico, exerce grande influência sobre a parte litorânea brasileira, presente do Nordeste ao Sul do país.

    IV – Falso – A massa equatorial atlântica está presente na Amazônia e no Nordeste do Brasil, sendo ausente na região Sul do território brasileiro.

    V – Falso – A massa polar atlântica não atua no Nordeste, atinge principalmente os estados do Sul do Brasil, localizados abaixo do trópico de Capricórnio.

    Resposta Correta: Letra C.
     

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais