Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Pantanal

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Pantanal e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.

    a) Goiás e Mato Grosso

    b) Bahia e Minas Gerais

    c) Pará e Amazonas

    d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

    e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina
     

    ver resposta


  • Questão 2

    Além do Brasil, o Pantanal também está presente em outros dois países sul-americanos. Marque a alternativa que corresponde a essas duas nações.

    a) Argentina e Paraguai

    b) Bolívia e Peru

    c) Paraguai e Bolívia

    d) Argentina e Uruguai

    ver resposta


  • Questão 3

    Na região do Pantanal são desenvolvidas algumas atividades econômicas importantes para a população local. Aponte os principais elementos da economia pantaneira. 

    ver resposta


  • Questão 4

    O Pantanal é um bioma muito rico em biodiversidade, essa característica faz dessa região um dos destinos do turismo ecológico no Brasil. Apresente algumas espécies representantes da fauna e da flora pantaneira.

    ver resposta


  • Questão 5

    Analise as figuras abaixo e indique qual delas representa as características do Pantanal.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “D”

    a) Falso – O Pantanal está presente no estado do Mato Grosso, no entanto, no estado de Goiás não há esse bioma.

    b) Falso – Tanto Bahia quanto Minas Gerais não possuem o Pantanal em seus territórios.

    c) Falso – O Pantanal não está presente nos estados do Pará e Amazonas.

    d) Verdadeiro – No Brasil, o Pantanal está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Groso do Sul. Aproximadamente 65% do Pantanal está localizado no território do Mato Grosso do Sul, os 35% restantes estão presentes na porção sul do Mato Grosso. 

    e) Falso – Rio Grande do Sul e Santa Catarina não apresentam esse complexo paisagístico.

     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “C”

    a) Falso – O Paraguai possui em seu território o bioma Pantanal, porém, na Argentina não há esse complexo paisagístico.

    b) Falso – O Pantanal está presente na Bolívia. O Peru não possui esse bioma.

    c) Verdadeiro – Além do Brasil, Paraguai e Bolívia também apresentam o bioma Pantanal em seus territórios.

    d) Falso – Ao analisarmos a localidade do Pantanal no território brasileiro (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) é possível constatar que Argentina e Uruguai não apresentam esse bioma, pois não fazem fronteira com tais estados brasileiros. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    As atividades econômicas do setor primário são as mais comuns na região do Pantanal. A pecuária bovina extensiva de corte é a atividade econômica mais desenvolvida no Pantanal, sendo promovida em grandes latifúndios desde o século XVIII.

    O turismo é de fundamental importância para a economia local. As belezas naturais do Pantanal é um forte atrativo para quem busca contato com a natureza. Anualmente, milhares de pessoas visitam o Pantanal.

    Nas últimas duas décadas, a agricultura tem se desenvolvido de forma significativa no Pantanal. Porém, essa atividade está se expandindo de forma insustentável, causando impactos ambientais nesse bioma. Problemas de erosão são provocados pela agricultura, e o intenso uso de agrotóxicos está poluindo as águas superficiais e subterrâneas do Pantanal.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O Pantanal é uma área de transição entre a Amazônia, o Cerrado e o Chaco. Esse mosaico de ecossistemas intercala regiões de cerrado e floresta úmida, floresta Amazônica, além de áreas aquáticas e semiaquáticas. Nesse bioma podemos encontrar áreas de gramíneas (capim-mimoso), diversos tipos de palmeiras (buriti e o carandá), orquídeas, figueiras. Existem mais de 3.500 espécies de plantas no Pantanal, podendo ser encontradas espécies higrófilas (nas áreas alagadas pelo rio) e xerófilas (nas áreas altas e secas).


    Quanto à fauna, essa é representada por jacarés, araraúnas, papagaios, tucanos, veados, serpentes, tuiuiú, colhereiro, onça, macaco, etc. A fauna do Pantanal é bastante diversificada: o bioma abriga o maior número de aves de todo o continente (650 espécies diferentes); 262 espécies de peixe, 1.100 espécies de borboletas, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Falso – Essa figura apresenta as características do bioma Cerrado: árvores de pequeno porte e com os caules retorcidos.

    b) Falso – Essa figura corresponde ao bioma da Caatinga, visto que sua vegetação é típica de regiões semiáridas, apresentando plantas adaptadas ao clima seco.

    c) Falso – Os campos estão representados nessa figura, que apresenta uma extensa área formada por gramíneas.

    d) Falso – Essa figura apresenta as características da Mata de Araucária: árvores de grande porte, aciculifoliadas, com folhas em forma de agulhas. 

    e) Verdadeiro – O Pantanal é caracterizado por áreas inundáveis. Essa figura apresenta uma área do Pantanal periodicamente alagada. Sua vegetação é diversificada, e pode variar nas áreas alagadas, as periodicamente alagadas e as que não são alagadas.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quarta-feira | 23/04/2014 | Gabriela Farias

    Muito legal! :D





Brasil Escola nas Redes Sociais