Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Região Norte

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Região Norte e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Destaque as regiões no mapa do Brasil.

    1 –
    2 –
    3 –
    4 –
    5 – 

    ver resposta


  • Questão 2

    Quais os estados que integram a região Norte do território brasileiro?

    ver resposta


  • Questão 3

    Descreva sobre as características do clima, vegetação, relevo e hidrografia da região Norte.

    ver resposta


  • Questão 4

    Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Norte?

    ver resposta


  • Questão 5

    Conforme contagem populacional realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Norte possui 15.359.558 habitantes. É a segunda região menos populosa do Brasil, e a menos povoada, ou seja, apresenta a menor densidade demográfica – apenas 4 habitantes por quilômetro quadrado. Apenas três estados nortistas possuem população superior a 1,5 milhão de habitantes, sendo, portanto, os mais populosos da região Norte. Indique o item que é composto por esses três estados.

    a) Roraima, Pará, Acre.


    b) Pará, Tocantins, Amazonas.

    c) Rondônia, Acre, Amapá

    d) Amazonas, Roraima, Tocantins

    e) Pará, Amazonas, Rondônia

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    1 – Centro-Oeste
    2 – Nordeste
    3 – Norte
    4 – Sudeste
    5 – Sul

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O Norte é a maior Região brasileira em extensão territorial (3.853.397,2 km²), correspondendo a aproximadamente 45% do território nacional. Os estados que a integram são: Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Clima – A maior parte do território da região Norte possui clima equatorial, bastante úmido, composto por temperaturas elevadas durante a maior parte do ano, com médias de 24 °C a 26 °C. No norte do Pará e o clima é tropical.  Prevalece o clima bastante úmido.


    Vegetação – Nessa região está localizada a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Abriga a maior biodiversidade do mundo. A região Norte possui também uma pequena faixa de mangue e alguns pontos de cerrado.

    Relevo – É composto por planalto, depressão e planície. Normalmente, o relevo da região Norte apresenta baixas altitudes, predominando uma superfície bastante plana. Os pontos mais elevados são: monte Caburaí (1.456 metros de altitude); monte Roraima (2.727 metros de altitude); Pico da Neblina (2.993 metros de altitude), sendo o ponto mais elevado do Brasil. 

    Hidrografia – A região Norte é privilegiada no que se refere à hidrografia, possui a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica. A maioria dos rios são extensos, volumosos e propícios para navegação. Outra bacia hidrográfica de grande importância é a Tocantins-Araguaia, que nasce na região Centro-Oeste, passa pelos territórios do Tocantins e do Pará, desaguando no oceano Atlântico. Essas bacias hidrográficas proporcionam atividades elementares para a população nortista, a produção de energia através da construção de hidrelétricas, por exemplo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A economia baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. A serra dos Carajás (PA) é a mais importante área de mineração do país, de onde se extrai grande parte do minério de ferro brasileiro.

    Outras atividades economias desenvolvidas na região Norte são: agricultura com destaque para a expansão do cultivo de soja, além do tradicional cultivo de arroz, cacau, guaraná, mandioca, cupuaçu, coco e mandioca. A pecuária teve impulso a partir de 1970, quando se intensificou a derrubada da floresta para a formação de pastagens. A modernização na criação de búfalas, na ilha de Marajó, tem proporcionado um grande avanço na atividade. O setor industrial não é muito atuante no Produto Interno Bruto (PIB) regional, destaca-se a zona industrial de Manaus.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Falso – O estado de Roraima é o que apresenta menor população entre os estados do Brasil (421.499 habitantes).

    b) Falso – Os estados do Pará e do Amazonas estão entre os mais populosos do Norte, no entanto, o estado do Tocantins é o 4° mais populoso da região. Pará (7.431.020); Tocantins (1.292.051); Amazonas (3.393.369).

    c) Falso – Rondônia é o 3° estado mais populoso da região Norte, porém, Acre e Amapá possuem respectivamente 691.132 habitantes e 626.609 habitantes.

    d) Falso – Roraima possui 421.499 habitantes, sendo o estado menos populoso do Brasil.

    e) Verdadeiro – Os estados mais populosos da região Norte são: Pará (7.431.020 habitantes); Amazonas (3.393.369 habitantes); Rondônia (1.503.928 habitantes).

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 02/07/2013 | ALEEH <3

    Mto bom



Brasil Escola nas Redes Sociais