Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Região Sul

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre A Região Sul e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Destaque a região Sul no mapa do Brasil.

    1 –
    2 –
    3 –
    4 –
    5 –

    ver resposta


  • Questão 2

    Aponte os estados sulistas e suas respectivas capitais.

    ver resposta


  • Questão 3

    Caracterize os seguintes aspectos da região Sul do Brasil:

    a) Clima

    b) Vegetação

    c) Relevo

    ver resposta


  • Questão 4

    O Sul do Brasil, apesar de ocupar a menor extensão territorial entre as regiões brasileiras, é segunda região economicamente mais rica do país, mostrando-se inferior apenas ao Sudeste. Apresenta uma economia dinâmica e com o uso de tecnologia nos diferentes setores. Caracterize as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Sul.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Cesgranrio) Em relação ao povoamento e à ocupação da terra na região Sul do Brasil, podemos afirmar:

    a) A região da encosta do Rio Grande do Sul, coberta por matas, foi ocupada por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades policultoras.

    b) A campanha foi ocupada já no século XX pelos descendentes dos imigrantes alemães e italianos, que se dedicaram à pecuária extensiva em grandes propriedades.

    c) O norte do Paraná teve seu povoamento iniciado no século XIX por imigrantes oriundos do Nordeste para trabalharem nas grandes propriedades agrícolas dedicadas ao plantio da soja.

    d) O oeste de Santa Catarina é uma área de ocupação antiga, feita por luso-brasileiros, em áreas de floresta tropical, que se dedicaram ao cultivo do café em grandes propriedades.

    e) O planalto Paranaense foi ocupado, no século passado, por imigrantes japoneses, que se dedicaram à agricultura em grandes propriedades, cultivando principalmente cana-de- açúcar.

    ver resposta


  • Questão 6

    (Fuvest-SP) Relacione a predominância da população de origem europeia na região Sul do Brasil com o processo de povoamento do território brasileiro.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    1 – Região Centro-Oeste
    2 – Região Nordeste
    3 – Região Norte
    4 – Região Sudeste
    5 – Região Sul

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Conforme a regionalização realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Sul do Brasil é formado pelos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. As capitais, respectivamente, são: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Clima

    O clima da região Sul é subtropical, exceto no norte do Paraná, onde predomina o clima tropical. As temperaturas são as mais baixas registradas no Brasil durante o inverno. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas negativas, com ocorrência de geada e de neve em alguns municípios.

    b) Vegetação

    A vegetação acompanha a variação da temperatura. Nos locais mais frios predominam as matas de araucárias (pinhais) e, nos pampas, os campos de gramíneas. As matas de araucárias, no entanto, estão reduzidas a apenas 2% da mata original, devido ao desenvolvimento da agropecuária.

    c) Relevo

    O relevo da região Sul é caracterizado por planaltos, depressões e planícies.

    Paraná – baixada no litoral, planaltos a leste e a oeste, depressão no centro. Ponto mais elevado – pico do Paraná, localizado na serra do Mar, possui 1.922 metros de altitude.

    Rio Grande do Sul – planície litorânea com restinga e areia, planaltos a oeste e nordeste, depressão no centro. Ponto mais elevado – serra Geral, 1.398 metros de altitude.

    Santa Catarina – Terrenos baixos, enseadas e ilhas no litoral, planaltos a leste e a oeste, depressão no centro. Ponto mais elevado – morro da Boa Vista, localizado na serra da Anta Gorda, a 1.827 metros de altitude.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A economia da região Sul é bem dinâmica e diversificada, sendo responsável pelo segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

    O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. A atividade industrial destaca-se com os setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício.

    A agropecuária representa aproximadamente 15% das riquezas produzidas. O Sul é responsável pela metade de toda a produção nacional de grãos, cultiva-se milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. A pecuária desenvolve-se com grande aparato tecnológico e gado selecionado. A região Sul possui o maior rebanho de suinos e de ovinos do Brasil.

    Outra atividade econômica de fundamental importância para o Sul brasileiro é o turismo. Durante o verão, as praias catarinenses são bastante procuradas por turistas. São atrações também as Ruinas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões (RS) e o Parque Nacional do Iguaçu (PR), onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Verdadeiro – Os imigrantes europeus contribuíram para o desenvolvimento da economia, baseada na pequena e média propriedade rural de policultura (cultivo de vários produtos agrícolas). O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães.

    b) Falso – Não houve o desenvolvimento da pecuária extensiva em grandes propriedades, permanecendo o cultivo de grãos em pequenas e médias propriedades.

    c) Falso – No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses e, mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.

    d) Falso – A porção oeste de Santa Catarina foi colonizada por imigrantes italianos.

    e) Falso – A agricultura foi desenvolvida em pequenas e médias propriedades, outro fator errado nesse item refere-se ao cultivo de cana-de-açúcar, sendo os principais produtos, a erva mate e o café.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    Durante o povoamento do território brasileiro, a região Sul recebeu um grande número de imigrantes europeus. Entre os fatores que contribuíram para esse fato está o clima da região, muito parecido com o clima de alguns países da Europa, além da doação de terrenos para esses imigrantes. Outro aspecto referente a essa predominância da população de origem europeia, é que os estados sulistas não receberam, de forma significativa, escravos africanos, havendo assim, uma grande concentração de europeus no território. Entre os principais imigrantes estão os italianos, alemães, poloneses, ucranianos, eslavos, entre outros.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais