Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Rio Amazonas

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Rio Amazonas e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Com aproximadamente 6,4 mil quilômetros de extensão, o Rio Amazonas é o segundo maior do planeta. Esse fato faz com que o rio esteja presente em vários países. Portanto, marque a alternativa que indica os países banhados por esse rio.

    a) Peru, Brasil e Venezuela

    b) Argentina, Uruguai e Paraguai

    c) Brasil, Bolívia e Chile

    d) Venezuela, Guiana e Brasil

    e) Peru, Colômbia e Brasil 

    ver resposta


  • Questão 2

    Marque a alternativa que corresponde ao país onde se localiza a nascente do Rio Amazonas.

    a) Peru

    b) Brasil

    c) Venezuela

    d) Colômbia

    e) Guiana
     

    ver resposta


  • Questão 3

    (UFRJ)

    A bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação é:

    a) Bacia do São Francisco

    b) Bacia do Paraná

    c) Bacia do Uruguai

    d) Bacia Amazônica

    e) Bacia do Paraíba do Sul

    ver resposta


  • Questão 4

    Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) O Rio Amazonas percorre mais de 3 mil quilômetros no território brasileiro, estando presente nos estados do Amazonas e Pará.

    b) Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari são alguns dos afluentes do Rio Amazonas no Brasil.

    c) A pororoca, fenômeno característico do Rio Amazonas, consiste na formação de ondas em consequência do encontro das águas do rio com o Oceano Pacífico.

    d) O Amazonas é considerado o maior rio exclusivamente brasileiro.

    e) No aspecto econômico, o Rio Amazonas é importante para a navegação e geração de energia elétrica, através da construção de usinas hidrelétricas.  

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “E”.

    a) Falso – A Venezuela não é banhada pelo Rio Amazonas.

    b) Falso – O Rio Amazonas não percorre nenhum desses três países.

    c) Falso – Chile e Bolívia não são banhados pelo Rio Amazonas. 

    d) Falso – Desses três países, somente o Brasil é banhado pelo Rio Amazonas.

    e) Verdadeiro – O Rio Amazonas nasce no Peru e, em seguida, “corta” a porção extremo sul da Colômbia e percorre o território brasileiro. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “A”.

    a) Verdadeiro – A nascente do Rio Amazonas está localizada no Lago Lauri, nos Andes do Peru, onde o rio recebe o nome de Vilcanota.

    b) Falso – A nascente do Rio Amazonas não está localizada no Brasil, o rio entra em território nacional no estado do Amazonas.

    c) Falso – O Rio Amazonas não percorre o território venezuelano.

    d) Falso – O Rio Amazonas nasce no Peru e “corta” a porção extremo sul da Colômbia.

    e) A Guiana não é banhada pelo Rio Amazonas.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – O Rio São Francisco apresenta grande importância para a navegação, havendo um trecho de 1.370 quilômetros navegáveis, ligando o município de Pirapora (MG) até Juazeiro (BA). Porém, ele não apresenta a maior possibilidade de navegação no Brasil.

    b) Falso – Em razão de suas características (rios de planalto e com várias cachoeiras), a bacia hidrográfica do Paraná não possui grandes trechos de navegação. Essa bacia hidrográfica é mais aproveitada para a construção de usinas hidrelétricas.

    c) Falso – Essa bacia hidrográfica possui alguns trechos favoráveis para a navegação (entre São Borja e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul). Entretanto, não apresenta a maior possibilidade de navegação no Brasil. 

    d) Verdadeiro – O Rio Amazonas percorre mais de 3 mil quilômetros pelo território brasileiro, apresentando um desnível suave e progressivo. Essas características proporcionam condições de navegação em quase todo o seu trajeto, sendo, portanto, a bacia hidrográfica com maior possibilidade de navegação. 

    e) Falso – Localizada na Região Sudeste, a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul apresenta pouco potencial para a navegação, pois ela está situada em uma região de relevo muito acidentado. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Verdadeiro – No seu percurso natural, o Rio Amazonas “atravessa” o território peruano, “corta” a porção sul da Colômbia e entra no Brasil pelo estado do Amazonas, em seguida, ele percorre o Pará até sua foz, no Oceano Atlântico. 

    b) Verdadeiro – O Rio Amazonas possui vários afluentes. No território brasileiro, os principais afluentes são os rios: Madeira, Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jarí.

    c) Falso – A pororoca são ondas formadas em razão do encontro violento das águas do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.

    d) Falso – O Rio Amazonas está presente em outros dois países (Peru e Colômbia), portanto, ele não é um rio exclusivamente brasileiro.

    e) Verdadeiro – O Rio Amazonas tem grande potencial para navegação, visto que ele é um rio típico de planície, ou seja, apresenta pouco desnível. Com relação ao potencial energético, o Rio Amazonas possui alguns pontos estratégicos para a construção de usinas hidrelétricas, como, por exemplo, nos afluentes Tapajós e Xingu (onde está instalada a usina de São Félix). 
     

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais