Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Sergipe

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Sergipe e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O mapa abaixo está destacando uma unidade federativa do Brasil. Indique que estado é esse, região a qual pertence e a sua capital.

    ver resposta


  • Questão 2

    Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o quinto maior país do mundo. Essa grande área está dividida em 26 estados e um Distrito Federal. Todas essas unidades federativas apresentam extensões distintas. Com base em seus conhecimentos, marque a alternativa que corresponde ao menor estado brasileiro.

    a) Acre

    b) Alagoas

    c) Paraíba

    d) Rio de Janeiro

    e) Sergipe
     

    ver resposta


  • Questão 3

    Analise as afirmativas sobre os aspectos físicos do estado de Sergipe e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


    a) Situado na Região Nordeste, Sergipe possui fronteiras com a Bahia e com o estado de Alagoas, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico.

    b) De acordo com as sub-regiões do Nordeste, o território sergipano engloba o Agreste, Zona da Mata e Sertão.

    c) O clima estadual é caracterizado por ser tropical atlântico (no litoral) e semiárido (no interior).

    d) Os principais biomas presentes em Sergipe são: caatinga, mata de araucárias e mata dos cocais.

    e) O São Francisco é o rio de maior importância para o Sergipe, que também é banhado pelos rios Jarapatuba, Piauí, Rela, Sergipe, Vaza-Barris.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre a economia sergipana é correto afirmar que:

    a) Apesar do desenvolvimento industrial e do fortalecimento do turismo, a cana-de-açúcar continua sendo a principal fonte de receita de Sergipe.

    b) A indústria tem pouca representatividade, sendo o setor que menos contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Esse fato se deve ao baixo potencial energético de Sergipe.

    c) A economia sergipana está em constante expansão e, atualmente, já é a segunda maior da Região Nordeste, atrás somente da Bahia.

    d) O turismo, impulsionado pelas belas praias, é uma das principais fontes de receitas financeiras, fato que fortalece o setor de serviços, que é o maior responsável pelo PIB estadual.

    e) A cana-de-açúcar, que foi a base da economia local durante várias décadas, foi totalmente substituída pelo cultivo de soja e de milho.

    ver resposta


  • Questão 5

    Analise as alternativas sobre os aspectos populacionais do estado de Sergipe e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


    a) Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Sergipe é o menor e menos populoso do Brasil.

    b) A ausência de saneamento ambiental em vários domicílios de Sergipe reflete diretamente na taxa de mortalidade infantil, que é uma das maiores do país.

    c) A agricultura emprega a maior parte da mão de obra sergipana, justificando o fato de a zona rural ser mais a populosa no estado.

    d) Com aproximadamente 555 mil habitantes, Aracaju, capital estadual, abriga mais da metade da população sergipana.

    e) O estado de Sergipe apresenta alguns problemas de ordem social, como, por exemplo, o alto índice de analfabetismo.
     

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    O mapa analisado está destacando o estado de Sergipe, na Região Nordeste. Aracajú é a capital dessa unidade federativa brasileira.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “E”.

    a) Falso – Com extensão territorial de 152,5 mil quilômetros quadrados, o Acre não é o menor estado brasileiro.

    b) Falso – Alagoas possui 27,7 mil quilômetros quadrados, sendo o segundo menor estado do Brasil.

    c) Falso – Com 56,4 mil quilômetros quadrados, a Paraíba não é o menor estado nacional.

    d) Falso – O Rio de Janeiro, com extensão territorial de 43,6 mil quilômetros quadrados, é o terceiro menor estado brasileiro.

    e) Verdadeiro – Com apenas 21,9 mil quilômetros quadrados, Sergipe possui a menor extensão territorial entre os estados do Brasil.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Falso – O estado de Sergipe está localizado na Região Nordeste e possui fronteiras com a Bahia (a oeste e ao sul) e com Alagoas (ao norte). Entretanto, seu território não é banhado pelo Oceano Pacífico, e sim pelo Oceano Atlântico.

    b) Verdadeiro – O território sergipano possui áreas nas regiões de Sertão (extremo noroeste), Agreste (centro-oeste) e Zona da Mata (centro-leste).

    c) Verdadeiro – O estado de Sergipe apresenta dois tipos climáticos bem definidos: tropical atlântico (na porção leste) e semiárido quente (na porção centro-oeste).

    d) Falso – A caatinga está presente no território sergipano. No entanto, os biomas mata de araucárias e mata dos cocais não são típicos de Sergipe.

    e) Verdadeiro – Além do Rio São Francisco, que é o mais importante para Sergipe, o estado também é banhado pelos rios Jarapatuba, Piauí, Rela, Sergipe e Vaza-Barris.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – A cana-de-açúcar já foi a principal fonte de receitas do estado, porém, atualmente, a economia está diversificada, tendo o setor de serviços como maior responsável pelo PIB estadual.

    b) Falso – O setor industrial, responsável por 30,6% do PIB estadual (atrás somente do setor de serviços), é muito importante para a economia sergipana. Essa atividade tem sido impulsionada pelo potencial energético gerado pela Usina de Xingó e pela exploração de petróleo e gás natural.

    c) Falso – Realmente, a economia de Sergipe está se fortalecendo. Porém, o estado detém o segundo menor PIB da Região Nordeste, superior apenas ao do Piauí. 

    d) Verdadeiro – O setor de serviços corresponde a 64,8% do PIB sergipano. Um dos principais responsáveis por esse cenário é o turismo, que é promovido em virtude das belas praias do estado.

    e) Falso – A cana-de-açúcar, mesmo perdendo áreas de cultivo, continua sendo o principal produto agrícola sergipano.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a)Falso – Sergipe é o menor estado brasileiro, no entanto, seu contingente populacional é superior ao de Roraima, Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins.

    b) Verdadeiro – Sergipe tem um déficit de saneamento ambiental que é considerado elevado (26%). Esse fato influencia nas taxas de mortalidade infantil, visto que várias crianças morrem em razão de doenças desencadeadas pela contaminação da água.

    c) Falso – A maioria dos habitantes de Sergipe reside em áreas urbanas (83,4%).

    d) Falso – A cidade mais populosa de Sergipe é Aracaju – 555 mil habitantes. Porém, o estado possui população total de 2.019.679 habitantes. Portanto, Aracaju abriga menos da metade dos sergipanos (25%).

    e) Verdadeiro – Sergipe possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Um dos elementos que contribui para esse cenário é o analfabetismo, que atinge aproximadamente 17% dos habitantes.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 11/02/2014 | Isabel de Paula

    Muito bom, parabéns, gostei muito!





Brasil Escola nas Redes Sociais