Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Urbanização no Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Urbanização no Brasil e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Qual a sua concepção de cidade?

    ver resposta


  • Questão 2

    O intenso processo de urbanização ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1950, gerou uma série de problemas, pois a urbanização brasileira não teve o devido planejamento. Quais os principais problemas detectados nas cidades do Brasil?

    ver resposta


  • Questão 3

    Dos estudos sobre a urbanização no Brasil sabemos que:

    a) São Paulo e Rio de Janeiro funcionam como metrópoles nacionais, pois exercem influência sobre todo o território brasileiro.

    b) O crescimento urbano depende do crescimento rural.

    c) Não existe em nosso crescimento urbano o fenômeno da conurbação.

    d) Os movimentos pendulares não ocorrem em nossos centros urbanos.

    e) Se existe em nosso país o processo de conurbação, ele não é consequência do desenvolvimento industrial.
     

    ver resposta


  • Questão 4

    (CEFET-PR)

    Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a:

    a) metropolização

    b) área metropolitana

    c) rede urbana
     
    d) megalópole

    e) hierarquia urbana

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Não existe uma única definição para o conceito de cidade, no entanto, as cidades apresentam características básicas como organização socioespacial, contendo população, infraestrutura tecnológica, cultural e administrativa. É o um local de relações sociais, comerciais, culturais, etc.     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A urbanização sem um devido planejamento tem como consequência problemas de ordem ambiental e social. Entre eles podemos destacar o inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, a falta de infraestrutura adequada, impactos significativos no meio ambiente, poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, sistema de saúde precário, educação, ausência de saneamento ambiental, entre outros.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Verdadeiro – Pois as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro exercem grande influência econômica sobre todo o território brasileiro, concentram a maioria das sedes de grandes empresas nacionais e estrangeiras. Interferem também em importantes aspectos da vida cultural, científica e social do país.

    b) Falso – O crescimento urbano não está relacionado ao crescimento rural, pelo contrário, um dos fatores que influenciam no crescimento urbano é o êxodo rural, ou seja, a migração da população rural para as cidades.

    c) Falso – Uma das grandes características do crescimento urbano brasileiro é o fenômeno da conurbação, que consiste no processo de “união” de duas cidades em razão da expansão das mesmas.

    d) Falso – Pois são comuns os movimentos pendulares nos centros urbanos do Brasil, que se caracteriza pelo deslocamento de pessoas de uma cidade a outra sem o objetivo de mudar de moradia. Esse fenômeno é desencadeado por diversos motivos (trabalho, tratamento médico, educação, etc.).

    e) Falso – O desenvolvimento industrial está diretamente ligado ao processo de conurbação, pois um dos motivos das cidades se expandirem é em razão do desenvolvimento industrial realizado nas mesmas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – é o processo de formação de uma metrópole.

    b) Verdadeiro – São aglomerações urbanas, havendo fácil acesso da população de um município ao outro em virtude da rede de transporte integrado e a proximidade entre as cidades, e desenvolvem projetos em comum acordo nas áreas de infraestrutura.

    c) Falso – é uma complexa rede geográfica entre as cidades, havendo fluxo de pessoas, mercadorias, informações e capitais.
     
    d) Falso – É o processo de conurbação envolvendo metrópoles ou regiões metropolitanas. Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

    e) Falso – Consiste na escala de influência e importância das cidades de um país.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais