Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a África

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a África e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores distintas. Marque a alternativa que corresponde à cor do continente africano no mapa.

    a) Vermelho

    b) Amarelo

    c) Verde

    d) Azul

    e) Preto

    ver resposta


  • Questão 2

    Analise as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.

    b) O continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.

    c) Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.

    d) A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.

    e) São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.

    ver resposta


  • Questão 3

    O continente africano sofreu (e ainda sofre) com várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram financiadas por países europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros (maioria). Marque a alternativa que corresponde ao país africano que foi palco do regime apartheid.

    a) Ruanda

    b) Haiti

    c) Nigéria

    d) Somália

    e) África do Sul

    ver resposta


  • Questão 4

    PUC-RIO.

    "O continente condenado”
    “África em chamas"

    As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

    a) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.

    b) O número significativo de africanos contaminados com a AIDS.

    c) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.

    d) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias.

    e) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
     

    ver resposta


  • Questão 5

    Conforme seus conhecimentos e análise do texto, explique sobre a economia do continente africano.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “E”

    a) Falso – O vermelho representa a América no mapa-múndi em questão.

    b) Falso – A cor amarela está destacando o continente asiático.

    c) Falso – A Oceania está representada pela cor verde.

    d) Falso – O azul corresponde ao continente europeu.

    e) Verdadeiro – A cor preta está destacando a África no mapa-múndi analisado.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Falso – Realmente a África possui aproximadamente 30,1 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Porém, esse é o terceiro maior continente do mundo, pois a América (42 milhões de km²) e a Ásia (44,9 milhões de km²) apresentam áreas maiores.

    b) Verdadeiro – A África é subdividida em África Mediterrânea (localizada ao norte do deserto do Saara e com maioria dos habitantes mulçumanos) e África Subsaariana (situada ao sul do deserto do Saara e com diversos tipos de religiões). Portanto, o deserto do Saara é o divisor natural e o islamismo, o cultural.

    c) Verdadeiro – A África é o continente que apresenta os maiores problemas socioeconômicos, sobretudo na África Subsaariana. A maioria dessas nações possui baixa média de IDH (ocupam as últimas posições no ranking mundial), as médias de expectativa de vida são as menores do planeta, além de altas taxas de mortalidade infantil e subnutrição.


    d) Falso – A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, proporcionando, portanto, que uma parte do território pertença ao Hemisfério Setentrional e a outra porção, ao Hemisfério Meridional.

    e) Falso – Com exceção da Jamaica, que está localizada na América Central, todas as outras nações integram o continente africano.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “E”.

    a) Falso – Ruanda sofreu com uma guerra civil entre dois grupos étnicos: tutsis e hutus.

    b) Falso – O Haiti não é uma nação africana.

    c) Falso – O apartheid não ocorreu no território nigeriano.

    d) Falso – A Somália sofre com conflitos entre grupos guerrilheiros, porém, o apartheid não foi implantando nesse país.

    e) Verdadeiro – O apartheid foi uma política racial imposta por uma minoria branca na África do Sul. Esse sistema político teve início em 1948 e durou até o ano de 1992, provocando a morte de milhares de pessoas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – Os países do continente africano, principalmente as nações da África Subsaariana, possuem as piores médias mundiais de expectativa de vida. Vários fatores são determinantes nesse processo: desnutrição, conflitos étnicos, doenças (malária, AIDS, etc.). Conforme dados divulgados em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os países africanos que apresentam as menores expectativas de vida são: Serra Leoa (42,1 anos), Angola (42,1 anos) e Ruanda (45,8 anos).

    b) Falso – A AIDS, juntamente com a malária, é o principal fator de mortalidade no continente africano. A África possui mais de 70% dos portadores mundiais do vírus HIV. Em países como Botsuana, Suazilândia, Lesoto e Zimbábue, a população vive 28 anos a menos do que viveria sem a AIDS. 

    c) Falso – Os conflitos étnico-separatistas são constantes no continente africano. A diversidade étnica e o processo de colonização e independência dessas nações agravaram esses conflitos, fato que provoca conflitos armados e milhares de mortes.

    d) Verdadeiro – Atualmente, as grandes potências europeias não estimulam conflitos no continente africano. Esse processo ocorreu na fase de colonização durante o século XIX e no período da Guerra Fria, durante o século XX.

    e) Falso – A situação socioeconômica, além dos constantes conflitos étnicos, em algumas nações africanas estimula o desencadeamento de fluxos migratórios da população em busca de trabalho.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A África é o continente menos desenvolvido economicamente. Alguns países se destacam pela exploração mineral: petróleo (Argélia, Líbia, Nigéria e Angola); ouro (África do Sul, Zimbábue, Congo e Gana); fosfato (Marrocos); diamantes (República Democrática do Congo, África do Sul e Botsuana); manganês e urânio (Gabão e África do Sul). Essas atividades são responsáveis por 90% das exportações do continente.

    A agricultura é desenvolvida principalmente no vale do rio Nilo, onde os solos são muito férteis, com destaque para os cultivos de cereais e de algodão. A região denominada Maghreb, no noroeste do continente, também exerce grande importância para a agricultura africana. Esse local apresenta clima mediterrâneo, favorável para as produções de vinha, oliva e cítricos.

    O setor industrial é pouco desenvolvido. A África do Sul é o maior destaque africano desse segmento econômico, abrigando metalúrgicas, indústrias químicas, têxteis, alimentícias, locomotivas e de automóveis.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • segunda-feira | 12/05/2014 | giulie anne

    É um ótimo site!

  • terça-feira | 16/07/2013 | Rebeca Nicacio

    Muito bom esse site, é muito eficiente + não tem muita coisa

  • sexta-feira | 18/11/2011 | Alexandre

    gostei demais do site espero compartilhar e contribuir com o mesmo

  • quarta-feira | 08/02/2012 | Jeferson Santos
    7 2

    parabéns ao pessoal do Brasil escola! Gostei muito da simplicidade e da facilidade que o site tem. valeu mesmo!





Brasil Escola nas Redes Sociais