Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Água

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Água e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?

    ver resposta


  • Questão 2

    (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

    Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

    a) desenvolver processos de reutilização da água.

    b) explorar leitos de água subterrânea.

    c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

    d) captar águas pluviais.

    e) importar água doce de outros estados.

    ver resposta


  • Questão 3

    (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

    A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

    I. Contaminação de lençóis freáticos.
    II. Diminuição da umidade do solo.
    III. Enchentes e inundações.

    Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

    a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
    de córregos e rios.

    b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.

    c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.

    d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

    e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

    a) reduzida área de solos agricultáveis.

    b) ausência de reservas de águas subterrâneas.

    c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

    d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

    e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

    Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

    a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.

    b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

    c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

    d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

    e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

    ver resposta


  • Questão 6

    A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    A água é um elemento essencial para a manutenção da vida: cerca de 80% do nosso organismo é composto por água; ela é responsável pelo transporte de nutrientes em nosso organismo; é um regulador de temperatura corporal; auxilia na eliminação de substâncias tóxicas durante o metabolismo; participa de todas as reações químicas no organismo humano; ela participa de todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção; auxilia na prevenção de doenças (cálculo renal, infecção urinária, etc.), ou seja, a água é vida.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Verdadeiro – Numa perspectiva global, a reutilização de água seria a alternativa mais adequada para prevenir a escassez desse recurso. Essa atitude aliada à redução do desperdício, eliminação da poluição dos cursos d’água e desenvolvimento de projetos para uma melhor distribuição de água, poderá proporcionar água de boa qualidade para grande parte da população.

    b) Falso – Esse é um processo pode gerar custos elevados em determinadas regiões, sendo, portanto, inviável. Outro aspecto negativo dessa alternativa é que a retirada de água subterrânea em grandes quantidades desencadeia um desequilíbrio no ciclo natural da água.

    c) Falso – Essa medida não prevenira a escassez de água, pois irá causar uma exploração exagerada em alguns cursos d’água.

    d) Falso – A captação de águas pluviais (água da chuva) é uma boa alternativa no processo de preservação da água, no entanto, a questão solicita uma alternativa que possa ser estabelecida em âmbito global, e em algumas regiões essa medida não seria eficaz, pois existem lugares no planeta que apresentam índices pluviométricos baixíssimos.

    e) Falso – Essa medida não contribuirá para a preservação da água do planeta, visto que irá gerar um fluxo de retirada de água muito grande de alguns rios.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Falso – A utilização de fertilizantes e os aterros sanitários são grandes responsáveis pela contaminação do lençol freático (água subterrânea); no processo de canalização dos córregos e rios, há a retirada da mata ciliar, esse fato prejudica a infiltração da água no solo, tornado o local propício para inundações; No entanto, o lançamento de gases poluentes não altera a umidade do solo.

    b) Falso – O lançamento de gases poluentes não contamina o lençol freático; o lixo depositado na rua não diminui a umidade do solo; a construção de aterros sanitários não influencia de forma significativa nas enchentes e inundações.

    c) Verdadeiro – A utilização de fertilizantes e os aterros sanitários são grandes responsáveis pela contaminação do lençol freático (água subterrânea), pois os líquidos gerados por eles infiltram no solo, alterando a composição química da água subterrânea; o desmatamento está diretamente ligado à diminuição da umidade do solo, esse processo retira a mata que armazena água; as enchentes e inundações são causadas em decorrência da impermeabilização do solo, que impossibilita a infiltração da água no solo.

    d) Falso – O lançamento de lixo nas ruas pode contaminar as águas subterrâneas através do líquido gerado por ele no processo de decomposição, podendo atingir o lençol freático; o uso de fertilizantes não altera a umidade do solo; os aterros sanitários não são os principais responsáveis pelas enchentes e inundações.

    e) Falso – A construção de barragens não modifica de forma significativa os lençóis freáticos; o uso de fertilizantes não diminui a umidade do solo; os aterros sanitários não são os principais responsáveis pelas enchentes e inundações.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – A redução de áreas agricultáveis não irá interferir na disponibilidade de água no país.

    b) Falso – As águas subterrâneas não se esgotarão, pois elas são parte integrante do ciclo natural das águas.

    c) Falso – As grandes bacias hidrográficas e os maiores rios não serão escassos, pois a quantidade de água existentes nesses cursos d’água é enorme. Pode haver a redução de seu volume.

    d) Falso – O país possui muitas reservas de água doce, portanto, não há necessidade de desanilizar a água do mar.

    e) Verdadeiro – Uma crise de água em território brasileiro pode ser desencadeada pela intensa degradação dos mananciais, diminuindo seu volume e comprometendo a sua qualidade. Outro aspecto que pode contribuir para esse fato é o desperdício, pois o uso exagerado e desnecessário desse recurso natural tem como consequência uma diminuição no volume dos cursos d’água.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Falso – As atividades humanas causam modificações na quantidade e, principalmente, na qualidade das águas, pois os efluentes gerados alteram drasticamente a composição das águas, causando a poluição hídrica. 

    b) Verdadeiro – As atividades humanas alteram a quantidade da água através da grande utilização desse recurso, além dos desmatamentos, compactação e impermeabilização do solo que dificulta a infiltração de água, havendo uma redução de volume nos cursos d’água. A qualidade da água é afetada por meio dos esgotos gerados que são lançados nos cursos d’água sem o devido tratamento, essa atitude provoca a poluição hídrica. 

    c) Falso – Compromete as águas subterrâneas, pois a água contaminada infiltra no solo e atinge o lençol freático. 

    d) Falso – As atividades humanas causam alterações na composição química da água, e diminuem a quantidade de água no subsolo.

    e) Falso – A quantidade e a qualidade são comprometidas, se há pouca chuva será refletido na quantidade de água dos cursos d’água.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    - Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta.

    - Desligar o chuveiro ao ensaboar, e não tomar banhos demorados.

    - Fechar a torneira enquanto escova os dentes.

    - Acumular a roupa e lavar tudo uma vez.

    - Aproveitar a água utilizada para lavar a roupa e reutilizá-la na limpeza da casa.

    - Lavar o carro utilizando baldes ao invés de mangueiras.

    - Acabar com o pinga-pinga da torneira.

    - Reduzir o consumo doméstico de água potável.

    - Não contaminar os cursos d’água.

    - Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis);

    - Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável.

    - Instalar aerador (peneirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão de água.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quinta-feira | 06/03/2014 | emilly johana ...

    gostaria muito de fazer perguntas de sala de 1 ano sobre a Agua



Brasil Escola nas Redes Sociais