Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a América Platina

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a América Platina e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    A América Platina é uma subdivisão da América do Sul. Essa região é composta por três países que são banhados pelos rios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Essas três nações que formam a América Platina são:

    a) Peru, Chile e Bolívia

    b) Argentina, Paraguai e Uruguai

    c) Argentina, Brasil e Paraguai

    d) Colômbia, Equador e Venezuela

    e) Peru, Brasil e Paraguai

    ver resposta


  • Questão 2

    O país da América Platina que possui a maior extensão territorial, além de ser o mais populoso, é:

    a) Argentina

    b) Brasil

    c) Uruguai

    d) Paraguai

    e) Colômbia

    ver resposta


  • Questão 3

    Os blocos econômicos têm por objetivo a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias. Sua formação proporciona maior dinamismo nas relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América Platina, juntamente com o Brasil, integram um bloco econômico visando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos. Esse bloco é:  

    a) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

    b) CAN – Comunidade Andina.

    c) Mercosul – Mercado Comum do Sul.

    d) Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

    e) Caricom – Mercado Comum e Comunidade do Caribe

    ver resposta


  • Questão 4

    Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir, sobre os aspectos humanos da América Platina:

    a) (  ) O país que possui maior concentração populacional (população absoluta) da América Platina é a Argentina. O país mais povoado (população relativa) é o Uruguai, visto que a sua densidade demográfica é a maior da região.

    b) (   ) A Argentina e o Uruguai apresentam baixo índice de urbanização. O Paraguai, por sua vez, é o país mais urbanizado da América Platina.

    c) (  ) Na Argentina, a exemplo do que ocorre no Paraguai, a população de origem europeia é a predominante.

    d) (   ) Os três países da América Platina, em razão do processo de colonização, possuem o espanhol como idioma oficial.

    e) (   ) A população da Argentina desfruta do melhor padrão de vida da América Platina, pois o país possui a melhor média de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.

    ver resposta


  • Questão 5

    Sobre os aspectos físicos da América Platina, é correto afirmar que:

    a) O relevo platino é caracterizado por áreas planas e altitudes que atingem, no máximo, 300 metros acima do nível do mar.

    b) A América Platina possui vários rios, entre os principais estão: Paraná, Paraguai, Colorado e Amazonas.

    c) O clima da América Platina apresenta diferentes caracteristicas conforme cada região: na porção norte, o clima predominante é o seco; ao sul, região do pampa, o clima é temperado.

    d) A Área ocupada pela América Platina compreende mais de 50% do território da América do Sul.

    e) A América Platina é formada pelos países da Argentina, Paraguai e Uruguai. Essas nações são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata, e estão localizadas na porção norte do território da América do Sul.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “b”.

    a) Falso – Esses três países citados no item não integram a América Platina, pois não estão inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Prata.

    b) Verdadeiro – As três nações que formam a América Platina são Argentina, Paraguai e Uruguai. Esses três países são banhados pelos principais rios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Prata (Paraná, Paraguai e Uruguai).

    c) Falso – Argentina e Paraguai são países platinos, porém, o Brasil não está inserido nessa subdivisão da América do Sul.

    d) Falso – Colômbia, Equador e Venezuela estão localizados na porção norte da América do Sul, ou seja, no outro extremo da Bacia Hidrográfica do Rio Prata.

    e) Falso – Paraguai é um país platino, no entanto, Brasil e Peru não fazem parte da América Platina.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “a”.

    a) Verdadeiro – A Argentina possui 2.766.889 quilômetros quadrados, sendo o maior país platino. Dos 50 milhões de habitantes da América Platina, aproximadamente 40 milhões residem na Argentina, portanto, o país é o maior e mais populoso dessa região.

    b) Falso – O Brasil não é um país de América Platina.

    c) Falso – O Uruguai é o menor e menos populoso da América Platina.

    d) Falso - Com população superior a 6 milhões de habitantes, o Paraguai é o segundo país mais populoso da América Platina. Possui também a segunda maior extensão territorial dessa subdivisão da América do Sul.

    e) Falso – A Colômbia não faz parte da América Platina.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “c”.

    a) Falso – A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico é um bloco econômico formado por nações de diferentes continentes.

    b) Falso – A Comunidade Andina também é um bloco econômico formado por nações sul-americanas, no entanto, esse bloco é composto pela Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.

    c) Verdadeiro – Os países da América Platina (Argentina, Paraguai e Uruguai) e o Brasil integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

    d) Falso – O Nafta é um bloco econômico formado pelos três países norte-americanos – México, Estados Unidos e Canadá.

    e) Falso – o Caricom é um bloco econômico que tem como integrantes as nações da América Central.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Verdadeiro – A população da Argentina é a maior da América Platina (40 milhões de habitantes). O país platino mais povoado (relação da população total com a extensão territorial) é o Uruguai, com densidade demográfica de 19 habitantes por quilômetro quadrado.

    b) Falso – A Argentina e o Uruguai são extremamente urbanizados, com índices, respectivamente, de 92% e 92,5% da população residente em áreas urbanas. O Paraguai é o país menos urbanizado da região (61%).

    c) Falso – A população de origem europeia é a predominante na Argentina, no entanto, no Paraguai, os habitantes de origem ameríndia são maioria.

    d) Verdadeiro – Argentina, Paraguai e Uruguai utilizam o espanhol como idioma oficial, consequência do processo de colonização. No Paraguai, além do espanhol, o guarani também é um idioma oficial.

    e) Verdadeiro – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Argentina é o maior da América Platina – 0,866. Essa média no Uruguai é de 0,865, e o Paraguai apresenta o menor IDH entre os países platinos: 0,761.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa correta: letra “c”.

    a) Falso – O relevo da América Platina é caracterizado por grandes áreas planas, porém, há também regiões de planaltos. As altitudes variam bastante, e o ponto mais alto é o pico do Aconcágua, com 6.959 metros acima do nível do mar.

    b) Falso – Os principais rios da América Platina são: Paraná, Paraguai e Uruguai. O rio Amazonas não está presente em nenhum dos países da América Platina.

    c) Verdadeiro – As variações climáticas da América Platina ocorrem de acordo com cada região. Na porção norte, região do chaco, predomina o clima seco. No sul platino, região do pampa, o clima característico é o temperado.

    d) Falso – A América Platina ocupa 18% do território sul-americano.

    e) A Falso – Realmente a América Platina é formada pela Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo que todas essas nações são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Etretanto, essa região ocupa a porção sul do território sul-americano.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quinta-feira | 24/04/2014 | kath

    q bom

  • segunda-feira | 21/11/2011 | lidyane

    gostei muito dos textes muto facil e legal





Brasil Escola nas Redes Sociais