Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre as Características do Continente Africano

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as Características do Continente Africano e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Indique a cor que representa o continente africano no mapa-múndi.

    a) Azul

    b) Verde

    c) Vermelho

    d) Preto

    e) Amarelo

    ver resposta


  • Questão 2

    Marque o item que apresenta apenas países africanos.

    a) Nigéria, Jamaica e África do Sul

    b) Madagáscar, Angola e Argélia

    c) Haiti, Somália e Zâmbia

    d) Camarões, Egito e Trinidade e Tobago

    e) Paquistão, Marrocos e Costa do Marfim

    ver resposta


  • Questão 3

    Análise as alternativas sobre a África é marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) Mesmo tendo extensão territorial inferior à Ásia e a América, a África é o continente que possui o maior número de países.

    b) A África é o continente que apresenta os maiores problemas socioeconômicos do planeta, fato constatado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos seus países.

    c) Existe uma subdivisão no continente africano, sendo o deserto do Saara o divisor natural e a religião o divisor cultural, onde a porção norte do território é denominada África Subsaariana e a parte sul, África Mediterrânea.

    d) Em consequência das condições climáticas existentes, a África possui pouca diversidade natural.

    e) Os países africanos apresentam alto nível de industrialização, principalmente as nações da África Subsaariana.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UNIP) É o maior país produtor de petróleo da África do Norte, cuja exploração é feita no deserto do Saara. Trata-se do (a):

    a) Marrocos

    b) RAU

    c) África do Sul

    d) Zaire

    e) Líbia

    ver resposta


  • Questão 5

    Os noticiários sobre o continente africano, na maioria das vezes, destacam os problemas sociais, os conflitos étnicos, a fome, as doenças, entre outros fatores negativos. No entanto, esse continente possui muitas belezas naturais, além de apresentar grande diversidade cultural. Aponte as principais características naturais e culturais da África.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “D”

    a) Falso – O continente destacado em azul se refere à Europa.

    b) Falso – A Oceania é o continente destacado em verde.

    c) Falso – A América corresponde à cor vermelha no mapa-múndi.

    d) Verdadeiro – A cor que corresponde ao continente africano no mapa-múndi em questão é o preto.

    e) Falso – A Ásia está destacada em amarelo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “B”.

    a) Falso – Nigéria e África do Sul são países africanos, porém, a Jamaica está localizada na América Central.

    b) Verdadeiro – Madagáscar, Angola e Argélia são nações africanas. Madagáscar consiste em uma ilha localizada no Oceano Índico; a Angola é um país do sudoeste africano (África Subsaariana); a Argélia, por sua vez, está localizada na porção norte da África (África Mediterrânea).

    c) Falso – Somália e Zâmbia são nações africanas. Porém, O Haiti é um país da América Central.

    d) Falso – Camarões e Egito estão localizados na África, no entanto, Trinidade e Tobago é um país da América Central.

    e) Falso – O Paquistão é um país asiático.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Verdadeiro – A Ásia possui extensão territorial de 44.961.951 quilômetros quadrados e 45 países; a América possui área de 42.054.927 quilômetros quadrados, onde estão localizados 35 países; a África tem uma área de 30.198.835 quilômetros quadrados e 53 países. Portanto, o continente africano possui área inferior à Ásia e a América, mas possui maior número de países.

    b) Verdadeiro – O continente africano é marcado por vários problemas socioeconômicos, principalmente as nações da África Subsaariana. Nesse continente estão os países com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.

    c) Falso – O deserto do Saara é o divisor natural do continente africano e a religião é considerada o divisor cultural. Porém, os países da África Subsaariana estão localizados ao sul do continente, enquanto a África Mediterrânea ocupa a porção norte da África.

    d) Falso – A África é um continente que possui grande biodiversidade. Em seu território existem muitas espécies animais e vegetais, principalmente nas suas florestas e savanas.

    e) Falso – As nações da África possuem uma economia pouco desenvolvida. Os países localizados na África Subsaariana têm a agricultura como principal atividade econômica, apresentando, portanto, baixo nível de industrialização.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa correta: letra “E”

    a) Falso – O Marrocos não realiza a exploração de petróleo no deserto do Saara. Esse país explora as reservas de fosfato no Saara Ocidental.

    b) Falso – A República Centro-Africana (RAU) está localizada na porção central do continente africano. Nessa localidade não há a presença do deserto do Saara.

    c) Falso – Localizada no extremo sul do continente africano, a África do Sul não é cortada pelo deserto do Saara, portanto, esse país não realiza a exploração de petróleo no deserto.

    d) Falso – O Zaire é um país da África Central, o deserto do Saara não está presente nesse país.

    e) Verdadeiro – O território da Líbia é cortado pelo deserto do Saara e esse país é o maior produtor de petróleo da África do Norte (África Mediterrânea). A exploração petrolífera no deserto do Saara é responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) da Líbia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A África é um continente com grande pluralidade cultural, fato proporcionado devido à grande diversidade étnica da sua população. Essa região do globo tem mais de 1 bilhão de habitantes, falando centenas de dialetos, além de cultuarem diversas religiões nativas. Essa grande riqueza cultural influenciou diretamente em algumas manifestações culturais do Brasil, como, por exemplo, danças, músicas, jogos, crenças, etc.
      
    Esse continente apresenta paisagens diversificadas, composta por savanas, florestas tropicais, desertos, entre outros. Na África podemos encontrar animais como leões, elefantes, girafas, hipopótamos, guepardos, chitas, leopardos, hienas, chacais, raposas, chipanzés, gorilas, várias espécies de aves, etc.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais