Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Biodiversidade

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Biodiversidades e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    De acordo com o texto e os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade.

    ver resposta


  • Questão 2

    Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:

    a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.

    b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.

    c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.

    d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.

    e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.

    ver resposta


  • Questão 3

    Determinados locais do planeta Terra abrigam maior biodiversidade. Nesse sentido, marque a alternativa que indica as regiões com maior diversidade de fauna e flora.

    a) Florestas tropicais

    b) Oceanos

    c) Desertos

    d) Zonas polares

    e) Floresta temperada

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFPI) Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

    a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.

    b) regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.

    c) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.

    d) apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.

    e) apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.

    ver resposta


  • Questão 5

    Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:

    a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no mundo.

    b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que contribui para a redução da biodiversidade nacional.

    c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos, anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos podem ser encontrados no território brasileiro.

    d) A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade, visto que ela ocorre de forma sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.

    e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies da fauna e flora.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    A biodiversidade pode ser definida como o conjunto de espécies da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de um determinado local. Portanto, ela é a variedade genética de organismos vivos, de espécies animais e vegetais, de habitats, ecossistemas, entre outros elementos que constituem a vida.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – O tráfico de animais altera o equilíbrio da natureza, pois esse ato interfere negativamente no ciclo de reprodução dos animais.

    b) Falso – A biodiversidade consiste na variabilidade da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas.

    c) Falso – As atividade econômicas afetaram – e ainda afetam – a biodiversidade do planeta, sendo o desmatamento um dos grandes vilões desse processo, pois vários animais morrem durante as queimadas ou perdem seu habitat natural.

    d) Verdadeiro – A biodiversidade engloba a variabilidade de espécies da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de um determinado local, sendo, portanto, um conceito que inclui todos os elementos que constituem a vida.

    e) Falso – A retirada de uma espécie de seu habitat natural irá alterar a cadeia alimentar, pois esse animal tem uma função específica nesse processo, não sendo substituível.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “A”.

    a) Verdadeiro – Por receberem maior incidência de raios solares, possuir água-doce em abundância e clima estável, as florestas tropicais são locais mais propícios para a manutenção, adaptação e reprodução da vida. Estima-se que cerca de 90% da biodiversidade mundial esteja nas florestas tropicais.

    b) Falso – Os oceanos apresentam uma grande variedade de espécies, porém sua biodiversidade não é a maior do planeta.

    c) Falso – Os desertos possuem condições climáticas que não contribuem para a diversificação de espécies. Porém, esses ambientes apresentam diversidade biológica.

    d) Falso – As Zonas polares são habitadas por um número reduzido de espécies, pois as condições climáticas (temperaturas abaixo de 0 °C) dificultam a manutenção e diversificação biológica.

    e) Falso – As florestas temperadas estão localizadas em regiões com latitudes médias. Essas áreas não apresentam muita variedade de espécies vegetais e animais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa correta: letra “A”.

    a) Verdadeiro – A afirmativa enfatiza a importância da preservação da biodiversidade em âmbito planetário: “Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta”. As atividades humanas têm gerado uma redução drástica da biodiversidade, sendo que muitas espécies estão ameaçadas de extinção, consequência da intensificação das queimadas, desmatamentos, atividade industrial, entre outros.

    b) Falso – A conservação da biodiversidade deve ocorrer em âmbito global, visto que os problemas não se restringem ao regional.

    c) Falso – O processo de preservação ambiental também deve ocorrer nos países em desenvolvimento e nos subdesenvolvidos.

    d) Falso – A preservação da biodiversidade é uma questão global, não sendo restrita a determinadas regiões do planeta.

    e) Falso – A biodiversidade deve ser preservada pelos países com elevado desenvolvimento tecnológico. Porém, esse processo deve abranger também todas as nações do planeta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa INCORRETA: letra “D”.

    a) Verdadeiro – O Brasil é o país que abriga a maior variedade de espécies animais e vegetais do planeta. Estima-se que 15% da biodiversidade mundial esteja no Brasil.

    b) Verdadeiro – A biopirataria é responsável pela retirada de várias espécies do território brasileiro, que, em razão da sua grande biodiversidade e dificuldade de fiscalização, é um dos principais alvos desses criminosos.

    c) Verdadeiro – O Brasil é o país que possui o maior número catalogado de espécies de orquídeas. A nação também abriga cerca de 530 espécies de mamíferos, centenas de anfíbios, entre outros animais. 

    d) Falso – A atividade econômica no Brasil é a principal responsável pela redução da biodiversidade. A expansão urbana e da agropecuária, o desmatamento, a construção de hidrelétricas e a industrialização provocam vários danos ambientais, que atingem diretamente a biodiversidade brasileira.

    e) Verdadeiro – Essa diferenciação climática no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies, além de proporcionar uma grande diversidade ecológica no território nacional.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais