Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a CEI – Comunidade dos Estados Independentes

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a CEI – Comunidade dos Estados Independentes e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Conforme o texto e os seus conhecimentos, explique o processo que culminou na formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

    ver resposta


  • Questão 2

    A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações.

    a) Letônia, Lituânia e Estônia

    b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão

    c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia

    d) Armênia, Rússia e Uzbequistão

    e) Romênia, Bulgária e Hungria

    ver resposta


  • Questão 3

    Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, a CEI possui população expressiva. No entanto, alguns países apresentam grande contingente populacional enquanto outros são pouco habitados. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso da CEI.

    a) Estônia

    b) Ucrânia

    c) Bielorrússia

    d) Rússia

    e) Armênia

    ver resposta


  • Questão 4

    Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.

    II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

    III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas. 


    Portanto, as afirmativas corretas são:

    a) Todas as alternativas

    b) Alternativas I e II

    c) Alternativas I e III

    d) Alternativas II e III

    e) Somente a alternativa I

    ver resposta


  • Questão 5

    (FUVEST) Em relação à vida econômica da antiga União Soviética podemos afirmar:

    a) os recursos naturais, os transportes, as indústrias de base e o comércio exterior sofrem rígido controle estatal, enquanto a atividade agrícola e as demais indústrias permanecem entregues à iniciativa privada.

    b) a retenção das águas pelo congelamento hibernal e seu posterior escoamento beneficiam a produção de energia hidrelétrica e a navegação fluvial.

    c) participavam do COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) órgãos coordenadores do desenvolvimento econômico em geral, juntamente com outras nações socialistas.

    d) as atividades econômicas estão mais concentradas na porção central e oriental, como consequência do esforço de descentralização após a Segunda Guerra Mundial.

    e) o valor da produção agrícola é superior ao da industrial, justificando o grande empenho no desenvolvimento das indústrias de base.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, surgiram quinze novos países independentes. A maioria dessas nações que integravam a URSS apresentava grande dependência uma das outras nos aspectos econômico, militar e político, visto que esses países compartilharam durante décadas uma política comum, governo central e forças armadas unificadas. 

    Com a autonomia de cada nação da ex-União Soviética, houve a necessidade de criar um bloco para solucionar uma série de questões importantes. Nesse sentido, foi criada, no dia 8 de dezembro de 1991, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era desenvolver um sistema econômico e de defesa entre os países integrantes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “A”.

    a) Verdadeiro – Desde a fragmentação da União Soviética, em 1991, os países bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) optaram por não integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), pois essas nações visavam uma maior aproximação da União Europeia, além de reduzir os vínculos com os países da ex-União Soviética, em especial com a Rússia. 

    b) Falso – Ucrânia, Rússia e Azerbaijão são países que pertenceram à URSS e são membros da Comunidade dos Estados Independentes.

    c) Falso – A Geórgia desligou-se da CEI, entretanto, Bielorrússia e Cazaquistão continuam integrando o bloco.

    d) Falso – Todas essas três nações integraram a União Soviética e fazem parte da CEI.

    e) Falso – Romênia, Bulgária e Hungria não integram a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), entretanto, esses três países nunca pertenceram à União Soviética.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – Com população de 1.340.263 habitantes, a Estônia não é um país membro da CEI.

    b) Falso – A Ucrânia, uma das primeiras a integrar a CEI, é habitada por 45,7 milhões de pessoas, sendo o segundo país mais populoso desse bloco.

    c) Falso – A Bielorrússia possui 9,6 milhões de habitantes.

    d) Verdadeiro – A Rússia é a nação mais populosa da Comunidade dos Estados Independentes (CEI): 140,8 milhões de habitantes.

    e) Falso – A Armênia possui apenas 3,1 milhões de habitantes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa correta: letra “A”.

    I – Verdadeiro – A criação da CEI ocorreu após a desintegração da União Soviética. Esse bloco é formado pela maioria das nações da ex-URSS, visto que esses novos países compartilharam, durante décadas, um governo central, exército e políticas econômicas, havendo, portanto, a necessidade de criar um bloco de defesa e econômico entre os novos países.

    II – Verdadeiro – Estônia, Letônia e Lituânia são denominadas Países Bálticos, visto que essas três nações são banhadas pelo Mar Báltico. Esses países foram anexados à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entretanto, com a fragmentação da URSS e a consequente independência das nações, os Países Bálticos optaram por não integrar a Comunidade dos Estados Independentes (bloco formado pela Rússia e as antigas nações da União Soviética). Essa atitude teve como fator decisivo a busca por uma proximidade com a União Europeia e a redução dos laços com os países da extinta União Soviética.

    III – Verdadeiro – Os países que integravam a URSS e obtiveram a independência apresentam vários problemas socioeconômicos (desemprego, violência, infraestrutura, carência de alimentos, etc.) detectados desde a União Soviética.
    Outro fator que agrava uma expectativa de estabilidade política em algumas nações da CEI são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas. A expansão do fundamentalismo islâmico tem provocado atentados terroristas em vários países. A grande diversidade étnica em algumas nações desencadeia conflitos armados entre os diferentes grupos. Os movimentos separatistas também estão presentes em alguns países, como, por exemplo, a tentativa de independência da Chechênia, fato que provoca confrontos com os militares russos.  

    Portanto, as afirmativas corretas são:

    a) Todas as alternativas
    Verdadeiro

    b) Alternativas I e II
    Falso

    c) Alternativas I e III
    Falso

    d) Alternativas II e III
    Falso

    e) Somente a alternativa I
    Falso

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa correta: letra “C”.

    a) Falso – Não havia controle da iniciativa privada em nenhum setor econômico da antiga União Soviética, sendo todos os seguimentos de responsabilidade do governo central.

    b) Falso – Esse processo não proporciona a produção de energia elétrica e condições para a navegação. 

    c) Verdadeiro – O COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) consistiu na integração econômica entre as nações do Leste Europeu (socialistas), proporcionando subsídios para os países integrantes: Alemanha Oriental, Polônia, Bulgária, Tchecoslováquia, Romênia e Hungria.

    d) Falso – As atividades econômicas se concentravam na porção centro-oeste da URSS, incluindo países como a Ucrânia e a Rússia. Não houve esforços significativos para a descentralização das atividades econômicas.

    e) Falso – Os valores destinados à produção industrial eram muito superiores à produção agrícola.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • sexta-feira | 07/03/2014 | luiza scanavachi

    É DE GRANDE VALIA ESSES TIPOS DE EXERCÍCIOS PARA OS PROFESSORES E TAMBÉM PARA OS ALUNOS, POIS ASSIM HÁ UMA MAIOR INTERAÇÃO DO APRENDIZADO DOP ALUNO COM A REALIDADE DO SEU MUNDO



Brasil Escola nas Redes Sociais