Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Chuva ácida

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Chuva Ácida e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    (UFF/1997) Sabe-se hoje, que a "chuva ácida" prejudica tanto os ecossistemas terrestres quanto os aquáticos. Seus efeitos acarretam problemas de desenvolvimento e sobrevivência de muitos animais. Maior controle sobre as indústrias e utilização de equipamentos antipoluição representam medidas que podem conduzir à diminuição da ocorrência desse fenômeno.
    Descreva de forma sucinta como ocorre esse tipo de precipitação.

    ver resposta


  • Questão 2

    A ocorrência de chuva ácida é constatada em várias partes do planeta, no entanto, esse fenômeno é mais comum em alguns países. Quais os países mais afetados pela chuva ácida?

    ver resposta


  • Questão 3

    A emissão de óxido de nitrogênio (NOx), dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de carbono (CO2) na atmosfera reage com as nuvens que se precipitam com ph (potencial hidrogeniônico) baixo, caracterizando as chuvas ácidas. Esse fenômeno tem consequências desastrosas para o meio ambiente. Cite os principais.

    ver resposta


  • Questão 4

    (PUC-PR) A industrialização europeia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente, nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do dióxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno:

    a) da chuva ácida.

    b) do vento geotrópico.

    c) da rarefação do ar.

    d) desertificação.

    e) da redução da ionosfera.

    ver resposta


  • Questão 5

    (UEG) A água da chuva é normalmente ácida. Porém a presença de poluentes no ar atmosférico (ácido sulfúrico, ácido clorídrico, trióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio) torna a água da chuva mais ácida ainda. Sobre esse fenômeno, é INCORRETO afirmar:

    a) As áreas mais afetadas pelas chuvas ácidas estão no Hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e nos países europeus.

    b) As indústrias na Alemanha, no Reino Unido e na França emitem grande quantidade de poluentes contribuindo para acidificar os lagos da Escandinávia.

    c) No Brasil, esse fenômeno não ocorre de forma significativa em função do recente processo de industrialização e da desconcentração industrial.

    d) As chuvas ácidas causam impactos também na cobertura vegetal; algumas florestas não estão resistindo a essa agressão, como é o caso da Floresta Negra.

    ver resposta


  • Questão 6

     

     

    Apresente possíveis soluções para minimizar a acidez das chuvas.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    A chuva ácida é provocada pela grande emissão de gases poluentes na atmosfera, principalmente o óxido de nitrogênio (NOx), o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de carbono (CO2) liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis, especialmente o carvão mineral. Esses gases reagem com as águas das chuvas, o resultado é a formação do ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que depois se precipitam em forma de chuva, neve ou neblina, esse processo caracteriza as chuvas ácidas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    As chuvas ácidas atingem várias nações, entretanto, são mais comuns em regiões industrializadas e com grande fluxo de automóveis. Os países onde há maior incidência de chuvas ácidas são os do Hemisfério Norte, pois neles a atividade industrial é mais intensa, fato que promove grande emissão de gases poluentes na atmosfera. Os mais afetados são: Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Tailândia, Japão, além da maioria dos países europeus.

    No Brasil, a chuva ácida ocorre com mais frequência em São Paulo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    As chuvas ácidas apresentam diversas consequências negativas, entre elas estão:
    - A corrosão de monumentos históricos e estátuas;
    - Danifica construções como, por exemplo, edifícios;
    - Destruição de florestas;
    - Causa erosão em blocos rochosos;
    - Contaminação da água potável;
    - Desequilíbrio nos ecossistemas aquáticos;
    - Afeta as plantações;
    - Prejudica a saúde humana.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Verdadeiro – a queima do carvão mineral libera grandes quantidades de dióxido de enxofre (SO2), que em reação com as partículas de água que formam as nuvens tem como resultado o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que depois se precipitam em forma de chuva, neve ou neblina, esse processo caracteriza as chuvas ácidas.

    b) Falso – A queima do carvão mineral e o consequente lançamento de gases poluentes na atmosfera não possuem relação com o vento geotrópico.

    c) Falso – A rarefação do ar não apresenta relação com a emissão de dióxido de enxofre na atmosfera.

    d) Falso – A desertificação é a redução da capacidade produtiva do solo, portanto, é uma das consequências das chuvas ácidas.

    e) Falso – A ionosfera é uma das camadas da atmosfera, localizada entre 60 e 600 quilômetros de altitude. A queima do carvão mineral não provoca a redução da ionosfera.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Verdadeiro – As regiões mais afetadas pela chuva ácida estão localizadas no Hemisfério Norte, atingindo, principalmente, os Estados Unidos, Canadá, os países europeus e a China, pois essas nações são extremamente industrializadas, onde para o desenvolvimento da atividade industrial ocorre muita queima de combustíveis fósseis, fato que promove a chuva ácida.


    b) Verdadeiro – As chuvas ácidas não se desenvolvem necessariamente nos locais onde são emitidos os poluentes, isso ocorre devido às correntes atmosféricas que podem deslocar as nuvens para locais distantes. É o que ocorre nesse caso, a emissão de poluentes industriais da Alemanha, Reino Unido e França provocam chuvas ácidas que atingem os lagos da Escandinávia, principalmente na Suécia e na Noruega.  

    c) Falso – No Brasil esse fenômeno ocorre, principalmente, nos grandes centros industrializados, especialmente em São Paulo, Cubatão, algumas cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

    d) Verdadeiro – A Floresta Negra está localizada na Alemanha, sua cobertura vegetal é extremamente abalada pela ocorrência de chuvas ácidas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    Entre as possíveis atitudes a serem tomadas como o intuito de reduzir a ocorrência de chuvas ácidas estão:

    - Utilizar energias limpas (eólica, solar, energia das marés, etc.).
    - Reduzir o uso de combustíveis de origem fóssil (carvão, petróleo, etc.)
    - Fiscalização intensa em indústrias.
    - Utilizar transportes coletivos.
    - Filtrar as chaminés das fábricas.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • sábado | 07/06/2014 | Fernando Paix&...

    Ótimo!





Brasil Escola nas Redes Sociais