Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Desertificação

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Desertificação e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O processo de desertificação está se intensificando em escala global, sendo uma das consequências das atividades humanas. Como se caracteriza a desertificação de uma área?

    ver resposta


  • Questão 2

    Marque a alternativa que NÃO indica uma das causas da desertificação:

    a) Alterações climáticas.

    b) Desmatamento.

    c) Queimadas.

    d) Utilização de técnicas agropecuárias inadequadas.

    e) Rotação de culturas.

    ver resposta


  • Questão 3

    A desertificação afeta cerca de 60 mil quilômetros quadrados de terras por ano em diferentes áreas do mundo. Esse processo é extremamente prejudicial para o meio ambiente, sendo, portanto, prejudicial ao ser humano. Aponte as principais consequências da desertificação.

    ver resposta


  • Questão 4

    Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) A desertificação é um fenômeno promovido, exclusivamente, por fatores climáticos.

    b) O desmatamento em áreas semiáridas para a realização de atividades agrícolas contribui para a intensificação da desertificação.

    c) Uma das principais consequências da desertificação é a migração da população rural, visto que ocorre a diminuição da fertilidade do solo, afetando diretamente na produção agrícola.

    d) Conforme especialistas, cerca de 15% das terras do planeta são afetadas por algum tipo de desertificação. O Brasil, devido ao seu clima, é um país totalmente isento do processo de desertificação.

    e) A desertificação não altera em nada a biodiversidade do local afetado.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Ufscar)  O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:

    I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.

    II. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

    III. O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação.

    IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra.

    São corretas as seguintes afirmativas:

    (A) I e II.

    (B) I e III.

    (C) II e III.

    (D) II e IV.

    (E) I e IV.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    A desertificação é um fenômeno responsável pela redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo, podendo ser desencadeada por alterações climáticas e/ou pela ação humana.

    As zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas são as mais vulneráveis ao processo de desertificação, pois seus solos são propensos a perderem a fertilidade.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “E”.

    a) Falso – As mudanças naturais (alterações climáticas) podem provocar secas mais intensas e mais frequentes, afetando diretamente nas condições do solo de um determinado local. 

    b) Falso – Os desmatamentos retiram a cobertura vegetal do solo, havendo uma exposição do mesmo a fatores propícios à desertificação.

    c) Falso – A queimada é uma técnica nociva ao solo, pois o fogo consome os nutrientes do mesmo, empobrecendo-o, fato que pode desencadear o processo de desertificação.

    d) Falso – Entre as técnicas agropecuárias inadequadas estão as queimadas, desmatamento, métodos inadequados de irrigação. Todos esses fatores contribuem para a desertificação.

    e) Verdadeiro – A rotação de cultura consiste na alternância de cultivo de produtos a cada novo plantio. Essa técnica visa conservar as propriedades do solo, através da utilização de diferentes métodos de adubação a cada novo ciclo produtivo, fato que não promove a exaustão do solo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Todas as consequências da desertificação são negativas, sendo as principais: redução das áreas cultivadas, perda da biodiversidade, intensificação do processo erosivo, aumento de areia nas áreas afetadas, redução da produção agrícola, êxodo rural, redução dos recursos hídricos e aumento da poluição hídrica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – A desertificação pode ser desencadeada por fatores climáticos, entretanto, a grande incidência desse fenômeno deve-se às ações humanas (queimadas, desmatamento, práticas inadequadas na agricultura, etc.).

    b) Verdadeiro – As áreas semiáridas são mais vulneráveis ao processo de desertificação, e o desmatamento contribui para a exposição do solo, que intensifica esse fenômeno nessas áreas.

    c) Verdadeiro – A perda das propriedades naturais do solo ocasiona na redução da produção agrícola. Esse fato contribui para o desencadeamento de fluxos migratórios da população rural com destino às cidades (êxodo rural).

    d) Falso – A desertificação também tem afetado o território brasileiro. As principais áreas desertificadas no Brasil são: cerrado tocantinense, norte de Mato Grosso e, principalmente, o sertão nordestino e os pampas gaúchos.  

    e) Falso – A desertificação promove um grande desequilíbrio ambiental, com perdas significativas na fauna e na flora, portanto, esse fenômeno é extremamente prejudicial à biodiversidade.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa correta: letra “A”.

    I. Verdadeiro – Todas essas ações citadas são responsáveis pela redução das propriedades naturais do solo, pois há uma grande retirada da cobertura vegetal e a consequente exposição do solo. 

    II. Verdadeiro – O processo de desertificação vem aumentando no território brasileiro e, atualmente, está se expandindo para áreas do Tocantins e de Mato Grosso. No entanto, as principais áreas do Brasil atingidas por esse fenômeno são os pampas gaúchos e o sertão nordestino.

    III. Falso – O abandono de uma determinada área agrícola não inicia o processo de desertificação, esse fato pode até promover a recuperação do solo de uma área. 

    IV. Falso – O aquecimento global pode promover alterações climáticas que intensifiquem a desertificação de uma área. Entretanto, as mudanças locais são as principais responsáveis pelo processo de desertificação, principalmente as ações humanas, através de queimadas, desmatamentos, mineração, entre outras.

    São corretas as seguintes afirmativas:

    (A) I e II.
    Verdadeiro

    (B) I e III.
    Falso

    (C) II e III.
    Falso.

    (D) II e IV.
    Falso.

    (E) I e IV.
    Falso.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 29/11/2011 | carlos mattos

    muito bom o exercicio gostaria que fosse assim, com o de inglês.



Brasil Escola nas Redes Sociais