Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Europa Regional

O continente europeu é muito fragmentado e com diversos países. Uma das formas de analisá-lo é através da sua divisão como Europa Regional.


Por Regis Rodrigues de Almeida
  • Questão 1

    (CEFET – PR) A Europa é um continente pequeno em relação ao grande número de países que o compõem. É extremamente fragmentado em termos geopolíticos, tendo um grande número de países minúsculos. Verifique as alternativas a seguir que abordam aspectos físicos e socioeconômicos desse continente e identifique a INCORRETA.

    A)     É formada por países considerados mais urbanizados, mais industrializados, mais desenvolvidos, como Alemanha, França, Inglaterra, norte da Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Áustria, Suíça, Dinamarca e os países escandinavos ─ Suécia, Noruega e Finlândia. Encontram-se também países menos desenvolvidos, menos industrializados, como Portugal, Grécia e os ex-socialistas.

    B)     Na região da Renânia, no noroeste da Alemanha, encontra-se a maior concentração industrial desse país, sendo também a principal área industrial da Europa. Os principais complexos urbano-industriais são: Essen, Düsseldorf, Colônia, Dortmund, Aachen, Buisburg, Bonn, etc. Além de uma forte indústria de base ─ siderurgia e metalurgia ─, ali estão instaladas também indústrias químicas, refinarias de petróleo, indústrias têxteis, alimentícias e outras.

    C)     Na França, a presença do carvão mineral e do minério de ferro, no norte e no nordeste do país, mais a garantia do abastecimento de matérias-primas e do mercado consumidor, representada por um grande império colonial, favoreceram a industrialização sistematizada a partir da segunda metade do século XIX.

    D)     O Reino Unido é composto por Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Inglaterra. A ilha da Grã-Bretanha é uma ilha de solo ácido e pouco espaço para agropecuária.

    E)     Na Itália, enquanto o Sul é uma região desenvolvida e de alta renda per capita, o Norte do país chamado "Mezzogiorno" é uma região pobre, subdesenvolvida, com baixa renda per capita, sobretudo na Sicília. A base social e econômica do norte é o latifúndio, produtos de itens agrícolas, especialmente cítricos e azeitonas.

    ver resposta


  • Questão 2

    (CEFET – PR) As alternativas a seguir referem-se aos países de destaque da economia Europeia. Identifique a que está INCORRETA.

    A)     O território inglês encontra-se em situação privilegiada dentro da Europa: tem fronteira com o Atlântico, o Mediterrâneo e o Mar do Norte – três portas de entrada e saída, fator importante e estratégico para o desenvolvimento econômico.

    B)     Na Alemanha, as reservas de ferro são pequenas, e apresentam baixo teor metálico. As jazidas estão apenas no nordeste e sudeste da antiga RFA. Por isso a Alemanha é grande importadora de ferro da Suécia e do Brasil.

    C)     Na Alemanha, o relevo sofre uma inclinação do Sul para o Norte. No sul, observamos a região dos Alpes Bávaros – área originalmente coberta pela Floresta Negra resultante do clima temperado, com atividades de extrativismo vegetal e reflorestamentos.

    D)     O relevo da França apresenta as seguintes características: no norte, dominam as planícies sedimentares – é o relevo de Paris; no sul, os Montes Pirineus – separando a Península Ibérica. No sudeste, os Alpes – com seu ponto culminante, o Monte Branco. Entre as duas cadeias montanhosas, um grande maciço – o Maciço Central Francês.

    E)     A Península Itálica é pouco maior que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo juntos. Suas cidades são antigas e históricas, guardando ricos monumentos, o que torna o país uma das maiores atrações turísticas de todo o mundo.

    ver resposta


  • Questão 3

    Explique por que a Europa é dividida em Europa Ocidental e Oriental.

    ver resposta


  • Questão 4

    Além da divisão político-ideológica entre Europa Oriental e Ocidental, existem outras divisões regionais da Europa. Cite cada uma e suas principais características.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

     

    A)     CORRETO – Os países citados (Alemanha, França, Inglaterra, etc.) são os que possuem os mais elevados índices de urbanização, além de desenvolvimento socioeconômico. Tal resultado se deve à industrialização desses países, que passaram por esse processo primeiro. Países como Grécia, Portugal e países ex-socialistas tiveram um industrialização tardia.

    B)     CORRETO – A Alemanha é o país mais industrializado e forte economicamente da Europa. A região citada, no passado, pertencia à França e ao Reino Unido. Além de possuir maior concentração industrial, é a região que mais produz arroz na Europa.

    C)     CORRETO – O principal motor da I Revolução Industrial foram o carvão mineral e o minério de ferro. Com essas matérias-primas em abundância, a França, ao lado da Inglaterra, foram os grandes expoentes da Europa no passado. Esse processo deixou marcas que favoreceram substancialmente para que o país continuasse a se industrializar, tornando um dos mais importantes países do globo terrestre.

    D)     CORRETO – O Reino Unido sempre investiu tecnologia na correção de seus solos ácidos. Apesar disso, o setor agropecuário representa pouco na economia do país. Por isso mesmo, sempre investiu pesado na indústria de transformação. Isso pode ser constatado pelo fato de a Inglaterra ter sido o palco da Primeira Revolução Industrial.

    E)     INCORRETO –Na verdade, as características citadas do sul correspondem ao norte, e vice-versa. Aliás, a região da Sicília fica na porção sul do país. Há uma enorme disputa preconceituosa entre as populações do sul e do norte da Itália.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A)     INCORRETO– As fronteiras do território inglês são Oceano Atlântico, em toda costa oeste, Mar do Norte, ao norte, e Canal da Mancha, ao sul. O território inglês não faz fronteira, portanto, com o Mar Mediterrâneo.

    B)      CORRETO – A riqueza mineral da Alemanha consiste na produção de carvão e sais de potássio. Em relação ao Brasil, possui um convênio sobre pesquisas no DNPM ─ Departamento Nacional de Produção Mineral, chamado de Convênio Geofísica Brasil-Alemanha.

    C)      CORRETO – O relevo alemão é formado por grandes planícies no norte e montanhas do centro até o sul do país. O Zugspitze é o ponto mais alto, com quase 3000 metros acima do nível do mar, na fronteira com a Áustria. Essa região abriga a maior parte das reservas florestais do país.

    D)     CORRETO – A parte montanhosa corresponde aos Alpes, grande cadeia montanhosa que atravessa boa parte da Europa. Ao Oeste e ao Sul, na fronteira com a Espanha, encontram-se também altitudes elevadas nos Montes Pirineus. Essa diversidade de relevos deve-se à sua própria evolução, que foi condicionada por inúmeras mudanças climáticas, processos de erosão variados e fases de intensos movimentos tectônicos.

    E)     CORRETO – As cidades de Roma (por sua riqueza religiosa, histórica e cultural) e Veneza (pelo romantismo das águas que a cercam e riqueza cultural) são os lugares mais visitados no planeta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Europa Ocidental e Oriental é uma divisão regional de natureza político-ideológica, sem levar muito em consideração a localização geográfica dos países. Os países da Europa Ocidental são aqueles países que fizeram parte da aliança capitalista durante a Guerra Fria, enquanto que da Europa Oriental são os chamados ex-socialistas, em que muitos faziam parte da, então, URSS. Atualmente, os países da Europa Ocidental são mais desenvolvidos economicamente que os da porção Oriental.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Essas outras divisões levam em consideração a localização geográfica dos países no continente europeu e algumas características naturais. São elas: Europa setentrional, referindo-se aos países situados mais ao norte da Europa, como a Noruega, Suécia, Dinamarca, Letônia e Lituânia, Finlândia (a característica em comum é o clima frio e atividades econômicas); a Europa Centro-Oriental, referindo-se aos países localizados no centro-oeste europeu, tais como República Tcheca, Polônia e Hungria, além de Ucrânia, Geórgia e Azerbaijão; e a Europa Meridional, que são os países banhados pelo Mar Mediterrâneo, tais como Espanha, França, Itália, Grécia.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais