Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Geografia da Água

A água é o principal elemento do nosso planeta, entretanto, fala-se de sua escassez. Entender essa discussão é importante para compreender a importância desse recurso.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    Observe o gráfico a seguir:

    Adaptado de VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.

    Com base nas informações dos gráficos e em seus conhecimentos sobre a distribuição e utilização da água no mundo, assinale o que for correto:

    a) Apesar do quantitativo reduzido de água potável no mundo, sua distribuição é quase igualitária em todo o globo, caso contrário não haveria vida.

    b) O Brasil é um país privilegiado por ter a maior reserva de água do mundo, bem distribuída em seu território.

    c) A quantidade de água disponível no mundo não será um problema, haja vista que se trata de um recurso natural renovável.

    d) A água vem provocando algumas guerras e deve continuar sendo um importante elemento geopolítico no século XXI.

    e) A difusão e a propagação em larga escala das técnicas de dessalinização da água do mar vêm se configurando como importantes alternativas para combater a escassez desse recurso no planeta.

    ver resposta


  • Questão 2

    (UFC)

    A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

    a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.

    b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.

    c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.

    d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.

    e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UNIFEI)

    À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas, como no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.

    a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas, como as de limpeza e lazer.

    b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.

    c) Na pecuária, na dessedentação de animais.

    d) Na indústria, principalmente nos parques industriais, para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.

    ver resposta


  • Questão 4

    A água é um elemento que está em constante transformação. Sua dinamicidade acarreta em diferentes comportamentos com o passar do tempo e do espaço. Com base, principalmente, na energia solar, ela muda de estado físico e de lugar constantemente, variando entre sólida, líquida e gasosa.

    O processo descrito pelo texto corresponde:

    a) aos movimentos das águas doces

    b) à inter-relação entre água potável e água salgada

    c) ao ciclo hidrológico

    d) ao processo de evaporação de água

    e) à formação de umidade na atmosfera

    ver resposta


  • Questão 5

    As alternativas abaixo são compostas por alternativas e formas de preservação e redução do desperdício de água, EXCETO:

    a) aproveitamento das águas das chuvas

    b) diminuir o consumo de produtos que utilizam muita água em sua produção

    c) não poluir os rios e cursos d’água

    d) não destruir matas ciliares e de galeria

    e) substituir hidrelétricas por termelétricas.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) Incorreto – A quantidade de água potável no mundo é mal distribuída pela superfície, havendo zonas (como o Oriente Médio) em que esse recurso é muito escasso e outras em que ele é abundante (como a América do Sul).

    b) Incorreto – O Brasil possui a maior reserva de água do mundo, porém ela é mal distribuída em seu território, concentrando-se na região Norte do país.

    c) Incorreto – Apesar de ser renovável, a água própria para consumo pode se exaurir, caso os índices de poluição e desperdício continuem aumentando.

    d) Correto – No Oriente Médio, por exemplo, houve diversos conflitos em que se buscava lutar pela posse de territórios que se encontravam em nascentes de grandes rios e cursos d’água.

    e) Incorreto – A técnica de dessalinização da água salgada ainda não é difundida por se tratar de uma técnica cara e pouco eficaz.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Correta – as poluições doméstica (esgotos), industrial (resíduos tóxicos e poluentes em geral) e agrícola (insumos) acarretam para a inutilização de água potável, diminuindo a disponibilidade desse recurso ao homem.

    b) Incorreta – Apesar das políticas de exploração dos recursos naturais, ainda se reclama de sua falta, sobretudo da água. Tal problema é resultado dos desequilíbrios econômicos e da ausência de políticas que visem a superá-los.

    c) Incorreta – A construção de barragens para a geração de energia elétrica contribui mais para um desequilíbrio do meio ambiente local e até regional do que para a sua sustentabilidade.

    d) Incorreta – O Brasil possui abundante quantidade de água superficial.

    e) Incorreta – O problema da falta d’água no Brasil – e no mundo – não tem relação com a ocorrência das chuvas, e sim com a má utilização e distribuição desse importante recurso natural.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Todas as atividades mencionadas consomem água. Entretanto, dentre elas, a que mais se utiliza desse recurso é a agricultura. Para a produção de um quilo de soja, por exemplo, são utilizados milhares de litros de água.

    Letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Os movimentos de constante transformação física e migração espacial da água correspondem a características intrínsecas ao seu ciclo de renovação, chamado de Ciclo Hidrológico.

    Letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Dentre as alternativas apresentadas, a utilização de termelétricas no lugar de hidrelétricas não contribui para a redução do consumo de água, uma vez que essas também consomem água direta e indiretamente.

    Letra E.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais