Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Globalização

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Globalização e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    (UFPI) Sobre a economia globalizada:

    a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.

    b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.

    c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.

    d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.

    ver resposta


  • Questão 2

    (ENEM 2009 – Prova Cancelada)

    O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
    GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).

    Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que

    a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.

    b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.

    c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.

    d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.

    e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.

    ver resposta


  • Questão 3

    (ENEM 2009 – Prova Cancelada)

    Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
    BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?
    Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).

    Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que    

    a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.

    b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.

    c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.
       
    d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

    e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFAM) São características da Globalização:

    a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

    b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

    c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

    d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

    e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

    ver resposta


  • Questão 5

    (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

    a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

    b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

    c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.

    d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

    e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) Falso – A cultura, em sua essência, continua heterogênea, e não houve redução das discrepâncias econômicas entre os países, em alguns países esse processo se intensificou.

    b) Verdadeiro – A economia globalizada possibilitou a integração de economias através do aparato tecnológico desenvolvido, e difundiu hábitos pelo mundo, por exemplo, as redes de fast food.

    c) Verdadeiro – Proporcionou através dos meios de comunicação maior visibilidade a culturas locais.

    d) Falso – Não houve redução significativa nos casos de xenofobia e nem diminuiu os conflitos étnicos e religiosos, principalmente nos países africanos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Falso - Não, apesar do processo de globalização, aspectos locais configuram a cultura de um povo.

    b) Falso - O índio entende o jogo de futebol e o show, pois através dos meios de comunicação tem acesso a esses eventos.

    c) Verdadeiro - O processo de globalização proporciona para as pessoas, através dos meios de comunicação, acesso à informação.

    d) Falso - Não, pois isso varia de acordo com a cultura e o contexto histórico de cada população, havendo valores de conhecimento distintos.

    e) Falso - São questões históricas e culturais, não havendo comparações entre diferentes povos e culturas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Verdadeiro - O avanço tecnológico está presente em vários setores da economia, seja através dos meios de comunicação e até na mecanização das atividades agrícolas. Os países desenvolvidos se destacam nesse processo em virtude de maiores investimentos em tecnologia.

    b) Falso - Através do processo de globalização, os fluxos de informação, capitais, mercadorias e pessoas têm acelerado em razão, principalmente, do avanço tecnológico dos meios de comunicação.

    c) Falso - Não, pois as tecnologias se difundem em graus diversos no espaço geográfico, dependendo da capacidade tecnológica de cada localidade.

    d) Falso - Os tecnopolos são centros de pesquisas para o desenvolvimento de inovações técnicas com a utilização de mão de obra altamente qualificada, e se localizam, principalmente, em países desenvolvidos.

    e) Falso - O crescimento econômico dos países em desenvolvimento não se compara com o processo utilizado pelos países desenvolvidos, pois são estruturas econômicas diferentes. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – No processo de produção globalizado não há a adoção do modelo Toyotista de produção, nem a restrição dos mercados.

    b) Falso – Não ocorre o aumento do controle estatal na economia.

    c) Falso – Os índices de robotização na economia globalizada são elevadíssimos, pois intensificam a produção e são mais viáveis economicamente.

    d) Falso – As políticas sociais e direitos trabalhistas não são características da economia globalizada.

    e) Verdadeiro – As formações de blocos econômicos facilitam a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro numa escala global.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Falso – As sedes das instituições financeiras globais estão localizadas em países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento há a presença de filiais de empresas transnacionais.

    b) Verdadeiro – Pois o aparato tecnológico é de fundamental importância para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.

    c) Falso – Na economia globalizada, o Estado, normalmente, não intervém no setor industrial, ocorrendo muitas vezes a privatização de empresas estatais. 

    d) Falso – Os países desenvolvidos são os principais beneficiados, isso em razão do desenvolvimento tecnológico desenvolvido por eles, restando aos países subdesenvolvidos a dependência tecnológica.

    e) Falso – A formação de blocos econômicos regionais não tem como objetivo único a formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros, fatores que impulsionam a formação de blocos econômicos é criação de áreas de livre circulação de mercadorias, pessoas e serviços.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quarta-feira | 23/04/2014 | Larissa

    Muito bom, so errei uma :) :D

  • terça-feira | 08/04/2014 | DAYANNY

    adorei!!!!!

  • sábado | 22/03/2014 | Andresa

    ain amei, me ajudaram e muito :)

  • quinta-feira | 23/01/2014 | maikon

    ótimo saite





Brasil Escola nas Redes Sociais