Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Litosfera

A litosfera – também chamada de crosta terrestre – é a camada superficial da Terra, apresentando todas as características inerentes ao relevo.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    Assinale a alternativa que expressa corretamente a diferença e relação entre rochas e minerais:

    a) A aglutinação de sedimentos origina as rochas que, por sua vez, podem formar diferentes tipos de minerais.

    b) Rochas são elementos naturais sólidos com diferentes propriedades físico-químicas; minerais são agregados de diferentes rochas que se unem de forma homogênea.

    c) Os minerais compõem as rochas, dando origem aos diferentes tipos rochosos que variam conforme a composição e os tipos desses minerais. 

    d) Rochas e minerais são dois tipos de formações terrestres que não se interligam. A primeira é do tipo heterogêneo, e a segunda do tipo homogêneo.

    ver resposta


  • Questão 2

    (MACK-SP)

    Do ponto de vista geológico, a parte centro-oriental do mapa pode ser caracterizada por:

    a) áreas que se encontram dentro das faixas orogênicas ativas.

    b) áreas que apresentam embasamento geológico bastante instável.

    c) áreas que se encontram fora das faixas orogênicas ativas.

    d) áreas que estão sujeitas a intenso processo de tectonismo no presente.

    e) áreas que são ocupadas por dobramentos modernos originados do entrechoque de placas.

    ver resposta


  • Questão 3

    Na crosta terrestre – camada externa – são encontradas rochas relativamente leves, constituídas principalmente por silício e alumínio. Essa camada apresenta uma espessura variável: sob os continentes, varia de 20 km a 70 km (a espessura máxima verifica-se nos locais sob as montanhas) e, sob os oceanos, onde predomina o silício e o magnésio, varia de 5 a 15 km.

    (Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.496.)

    Sobre a composição da crosta terrestre, é possível afirmar que:

    a) apresenta apenas dois dos três tipos de rochas existentes: magmáticas e metamórficas, uma vez que as rochas sedimentares só podem ser encontradas no manto terrestre.

    b) a maior parte da crosta terrestre é formada por rochas magmáticas, que podem se dividir em extrusivas e intrusivas.

    c) a maior parte da crosta terrestre é formada por rochas sedimentares, uma vez que elas constituem o solo através do processo de sedimentação dos demais tipos rochosos.

    d) a crosta terrestre apresenta apenas um tipo de rocha, pois se trata de uma camada homogênea.

    e) a composição da crosta varia conforme a sua profundidade, sobre a superfície estão as rochas ígneas e, mais próximo ao manto, encontram-se as rochas metamórficas.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFRS)

    O relevo terrestre é decorrente da atuação de duas forças: as internas, que são as geradoras das grandes formas estruturais do relevo, e as externas, que são as responsáveis pelas suas formas esculturais.

    Com relação a esse tema, considere as afirmativas abaixo:

    I. As forças internas ativas são chamadas de tectônicas e provocam movimentos epirogenéticos e orogenéticos.

    II. As macroformas estruturais do relevo terrestre são representadas por cadeias orogenéticas, bacias sedimentares, depressões, escudos e planaltos.

    III. O intemperismo químico é mais atuante nos climas quentes e úmidos, sendo pouco significativo nos climas desérticos.

    Quais estão corretas?

    a) Apenas I

    b) Apenas II

    c) Apenas I e II.

    d) Apenas II e III.

    e) I, II e III.

    ver resposta


  • Questão 5

    As estruturas que formam a superfície refletem os eventos geológicos da história do planeta. Do ponto de vista geológico, as estruturas que constituem as terras emersas podem ser classificadas como escudos cristalinos, bacias sedimentares ou dobramentos modernos.

    (MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.34.)

    Sobre os elementos que compõem a superfície terrestre, julgue as alternativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.

    (  ) Os escudos cristalinos, em virtude de sua formação antiga, apresentam um baixo número de reservas minerais. As áreas em que eles são predominantes não costumam ser propícias para a mineração.

    (  ) Os dobramentos modernos, como o próprio nome indica, são de formação geológica recente e resultam do processo de acomodação das placas tectônicas.

    (  ) As bacias sedimentares são resultantes do processo de sedimentação das rochas, portanto são de formação geológica recente.

    Assinale a alternativa que indica a correta sequência de julgamento das sentenças.

    a) F-V-F

    b) F-F-V

    c) F-V-V

    d) V-F-F

    e) V-V-V

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Minerais são elementos sólidos que possuem cor, brilho e forma bem definidas. Rochas são agregados de minerais. Exemplos de minerais: quartzo, mica e feldspato; juntos, eles formam o granito, um exemplo de rocha.

    A letra C é a alternativa correta, pois é a única que afirma que rochas são compostas por minerais, variando conforme a composição e os tipos de minério.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A região assinalada no mapa corresponde à Cordilheira dos Andes, que se encontra no ponto de encontro e contato entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-americana. Assim como todas as regiões localizadas entre duas placas tectônicas, trata-se de uma área de extrema instabilidade geológica, acarretando em vulcanismos e falhas geológicas.

    Portanto, Letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Incorreta – a crosta terrestre apresenta os três tipos de rochas existentes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.

    b) Correta – Cerca de 80% da crosta terrestre é composta por rochas magmáticas, que variam entre extrusivas (que se formaram na superfície em função do vulcanismo) e intrusivas (que se formaram no interior da Terra).

    c) Incorreta – É até verdade que o processo de sedimentação das rochas ajuda a formar os solos que, consequentemente, são majoritariamente formados por rochas sedimentares. Entretanto, os solos não formam a maior parte do volume da crosta terrestre.

    d) Incorreta – A crosta terrestre é composta por todos os tipos de rochas e está longe de ser uma camada homogênea, por apresentar uma composição variada de formações rochosas e minerais.

    e) Incorreta – Não há uma relação entre profundidade e a presença dos tipos de rocha na crosta terrestre, em função dos constantes movimentos causados pelo tectonismo, aliados a outros processos, como o vulcanismo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    I. Verdadeira – a orogênese e a epirogênese são movimentos causados pela ação ativa interna do tectonismo.

    II. Verdadeira – cadeias de montanhas (orogenéticas, porque se formam a partir da orogênese), bacias sedimentares, depressões, escudos e planaltos são formas de relevo que, geralmente, ocupam uma grande faixa de extensão, caracterizando-se em macroformas.

    III. Verdadeira – O intemperismo ocorre menos no deserto porque ele é fruto das ações dos agentes exógenos de transformação do relevo, sobretudo pelos ventos e pela água, que se encontra em menor quantidade nesse tipo de local.

    Letra E.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    (F) – Os escudos cristalinos são caracterizados por abrigarem uma grande quantidade de reservas minerais metálicas, com predominância dos seguintes tipos: manganês, cobre, bauxita, zinco e minérios de ferro em geral.

    (V) – os dobramentos modernos são resultantes do processo de tectonismo. Sua formação ocorreu no período Terciário da era Cenozoica, o que, sob o ponto de vista geológico, é considerado um período recente.

    (F) – As bacias sedimentares são, realmente, resultantes do processo de formação das rochas. No entanto, não necessariamente se trata de um processo geológico recente. As camadas inferiores costumam ser de origem mais antiga e as camadas superiores de formação mais recente.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • sexta-feira | 11/10/2013 | Ronan

    ufa finalmente achei os ezercicios que o fessor tinha passado1!

  • domingo | 22/09/2013 | lauany

    gostei muito desse site





Brasil Escola nas Redes Sociais