Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Lixo Urbano

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Lixo urbano e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


    a) O lixo é caracterizado como tudo aquilo que não tem mais utilidade e não apresenta nenhum valor para o homem e, consequentemente, é jogado fora.

    b) A destinação inadequada do lixo pode desencadear vários problemas socioambientais, como, por exemplo, poluição do solo, entupimento de bueiros e poluição visual.

    c) A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.

    d) O lixo urbano recebe classificação de acordo com sua fonte geradora e composição do material, havendo a necessidade de tratamento específico para cada tipo de lixo.

    e) A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.

    ver resposta


  • Questão 2

    A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UNIVAS)

    O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

    Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

    1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

    2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

    3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

    4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

    a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas  

    b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

    c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

    d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta  


    e) Quando todas as alternativas estiverem corretas
     

    ver resposta


  • Questão 4

     A produção de lixo tem se intensificado a cada ano, sendo uma das consequências do aumento populacional nas cidades e da intensificação do modelo consumista. Com base nos seus conhecimentos e no texto, aponte os principais malefícios gerados pelo lixo urbano.

    ver resposta


  • Questão 5

    (ADVISE 2009) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

    a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

    b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

    c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

    d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

    e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.
     

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) Verdadeiro – O lixo é classificado como qualquer coisa que não tenha mais utilidade, sem valor, sujeira, imprestável para o homem, sendo, portanto, um material inútil, que é jogado fora. 

    b) Verdadeiro – A destinação inadequada do lixo pode promover diversos problemas socioambientais. Esse material tem grande potencial para poluir o solo, gerar transtornos visuais, bloquear a passagem de água nos bueiros, entre outros. 

    c) Falso – A produção de lixo é extremamente prejudicial ao meio ambiente. A maioria das cidades brasileiras não possui o sistema de coleta e tratamento adequado do lixo, onde grande parte dos resíduos tem como destino os lixões a céu aberto, fato que gera várias doenças, odor, diversos tipos de poluição (atmosférica, do solo, hídrica), entre outros aspectos negativos. 

    d) Verdadeiro – O lixo recebe classificação de acordo com a sua composição, pois cada tipo de resíduo deve passar por transporte e tratamento final diferenciado.

    e) Falso – A reciclagem do lixo ainda é insuficiente no Brasil, havendo a necessidade de redução na geração de resíduos. Para facilitar o processo de reciclagem, a população deve realizar a coleta seletiva do lixo.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O lixo é um grande transmissor de doenças, entre elas estão: cólera, febre tifoide, infecções, leptospirose, tétano, dengue, esquistossomose, malária, intoxicação, entre outras.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “B”.

    1) Verdadeiro – A maioria dos lixões e aterros sanitários está localizada em áreas periféricas das cidades. Apesar da existência desses locais, muitos moradores depositam lixo em terrenos baldios, pois, em alguns casos, o caminhão de coleta não passa em todos os bairros da cidade. Entretanto, o principal motivo desse fato é a total falta de bom senso da população.

    2) Falso – Os aterros sanitários são dotados de estrutura adequada para o tratamento final do lixo. O lixo não fica a céu aberto nos aterros sanitários, onde ocorre a cobertura dos resíduos com uma camada de terra.

    3) Verdadeiro – Os aterros de lixo são extremamente prejudiciais à saúde humana, pois nesses locais ocorre a proliferação de insetos e disseminação de várias doenças, além do forte odor provocado pelo chorume. Os locais próximos aos “lixões” são habitados por pessoas de baixa renda.

    4) Falso – Durante a decomposição da matéria orgânica do lixo ocorre a liberação de um resíduo fétido e extremamente poluente, provocando a contaminação do ar, solo e da água.  

     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A produção de lixo está aumentando a cada ano e as consequências desse processo são desastrosas. Entre os principais fatores negativos estão: gastos públicos com coleta e tratamento de lixo; a destinação inadequada dos resíduos pode desencadear a proliferação de insetos, transmissão de doenças, odor, entupimento de bueiros e diversos tipos de poluição (atmosférica, hídrica, do solo e visual). 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – A produção de lixo não cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Pessoas com maior poder de compra consomem mais, gerando, portanto, maior quantidade de lixo.

    b) Falso – A maior parte do lixo produzido pela população de baixa renda é de origem orgânica. A população de maior poder aquisitivo gera resíduos mais diversificados.

    c) Falso – O Brasil é um dos maiores recicladores de alumínio e papelão. Entretanto, esse fato não é uma consequência da conscientização ambiental da população, e sim uma fonte de renda para o grande número de catadores de materiais recicláveis, que procuram esse tipo de material no lixo.

    d) Verdadeiro – A exigência de qualificação profissional e a alta taxa de desemprego fazem com que várias pessoas recorram à coleta de material reciclável como única fonte de renda. Esse fenômeno é mais comum nos grandes centros urbanos.

    e) Falso – A maioria do lixo produzido no Brasil não recebe tratamento adequado (aterros sanitários e incineração), tendo como principal destino os lixões a céu aberto.
     

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 17/09/2013 | GUSTAVO

    eu achei isso muito legal



Brasil Escola nas Redes Sociais