Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Oriente Médio

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Oriente Médio e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    A economia do Oriente Médio sofre influência direta do clima, solo e topografia do terreno. Quais as principais atividades econômicas na região

    ver resposta


  • Questão 2

    A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Quais os países que compõem o Oriente Médio?

    ver resposta


  • Questão 3

    (VUNESP)

    As noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura indiana, remetem para a categoria de:

    a) raças;
    b) nacionalidades;
    c) civilizações;
    d) etnias;
    e) religiões.
     

    ver resposta


  • Questão 4

    (VEST - RIO)

    A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é:

    a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.

    b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.

    c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.

    d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.

    e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.
     

    ver resposta


  • Questão 5

    Fuvest-SP

    A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental. São elas:

    a) Fetichismo, islamismo e judaísmo.

    b) Budismo, hinduísmo e maometismo.

    c) Judaísmo, cristianismo e islamismo.

    d) Cristianismo, bramanismo e islamismo.

    e) Budismo, judaísmo e islamismo.
     

    ver resposta


  • Questão 6

    Apresente as características do clima do Oriente Médio.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

    Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa. O predomínio de climas áridos e semiáridos na região é bastante prejudicial para o desenvolvimento dessa atividade econômica.

    A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade. Nos países petrolíferos, há a existência de refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil e o alimentício.

    O turismo é outra atividade que vem apresentando importância para alguns países do Oriente Médio, a exemplo de Israel e Turquia (que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os países que integram a região do Oriente Médio são: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Falso – a categoria raças está relacionada primordialmente a cor de uma população. É importante ressaltar que esse termo está em desuso, sendo utilizado, em seu lugar, composição étnica.

    b) Falso – nacionalidades não envolvem necessariamente as noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura.

    c) Verdadeiro - A civilização é composta por relações sociais em diferentes estágios, compreendendo aspectos religiosos, ideológicos, culturais, entre outros. 

    d) Falso – Etnias não envolvem os conceitos religiosos e tipos de pensamentos.

    e) Falso – Apenas o islamismo se refere a um fator religioso.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – Essa área não apresenta características favoráveis às atividades primárias. Os conflitos citados acima não foram desencadeados por motivos de apropriação de áreas para cultivo.

    b) Falso - A questão da Palestina não envolve questões petrolíferas, havendo disputas territoriais com o estado de Israel, principalmente, pela ocupação da cidade de Jerusalém.


    c) Falso - Os conflitos no Oriente Médio não têm como principal agente motivador o aumento do preço do barril de petróleo nos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

    d) Falso - A criação do Estado de Israel desencadeou uma série de conflitos no Oriente Médio, no entanto, a área destinada à sua construção não apresenta grandes reservas de petróleo.

    e) Verdadeiro – O Oriente Médio apresenta uma diversidade cultural imensa, o que muitas vezes gera conflitos armados. A criação de Israel nessa região agravou ainda mais esse processo. Além da localização do Oriente Médio ser, do ponto de vista geopolítico, extremamente estratégico, pois faz fronteira com a Europa e a África.

    Portanto,a alternativa correta é a letra E.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Falso – O fetichismo não é caracterizado como religião.

    b) Falso – O Budismo e hinduísmo são religiões de origem indiana, não considerando a cidade de Jerusalém como “Cidade Santa”.

    c) Verdadeiro - A cidade de Jerusalém é considerada por essas três religiões a “Cidade Santa”. Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus.

    d) Falso – o bramanismo é uma religião de origem indiana, não tendo Jerusalém como “Cidade Santa”.

    e) Falso – O Budismo não considera a cidade de Jerusalém como “Cidade Santa”.

    Portanto,a alternativa correta é a letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    O clima do Oriente Médio é árido e semiárido. Somente em pequenas faixas de terra, na porção litorânea, é possível encontrar climas um pouco mais úmidos, área onde há presença de formações vegetais arbustivas. Nas áreas de maior altitude, nos topos dos planaltos e nas montanhas, é possível observar forte influência do clima temperado e a presença de uma rala vegetação de campos e pradarias.  

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • sexta-feira | 03/05/2013 | Raissa

    Gente tudo que eu estudo





Brasil Escola nas Redes Sociais