Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre os Blocos Econômicos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre os Blocos Econômicos e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais objetivos da formação desses blocos?

    ver resposta


  • Questão 2

    Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comercias globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, exceto:

    a) União Europeia

    b) Mercosul

    c) Nafta

    d) BRIC

    e) Apec

    ver resposta


  • Questão 3

    Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes, podendo ser Zona de livre comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e monetária. Nesse sentido, marque (V) para as características verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as falsas. 

    a) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia.

    b) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única.

    c) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito, estabelecendo somente a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

    d) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os países integrantes.

    e) A União econômica e monetária se limita à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.

    ver resposta


  • Questão 4

    O mapa a seguir apresenta quatro países sul-americanos destacados, essas nações compõem um bloco econômico, que é:

     

    a) Nafta

    b) Caricom

    c) Mercosul

    d) Alca

    e) Comunidade Andina

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    A formação dos blocos econômicos tem como principal objetivo estabelecer condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Essas organizações realizam a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais, impostos de importação e exportação entre os países integrantes do bloco. Esses acordos são formalizados por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC)

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: “d”, pois:

    a) A União Europeia é um bloco econômico formado por nações da Europa. Atualmente, a União Europeia está no estágio mais avançado de um bloco econômico, pois adota uma moeda única entre os membros e possibilita a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco.

    b) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

    c) O Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é um bloco econômico composto pelos três países norte-americanos (México, Estados Unidos e Canadá).

    d) O BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) não consiste em um bloco econômico, e sim numa associação comercial. Esse termo (BRIC) é uma referência aos quatro países que, segundo o economista Jim O’Nill, serão as maiores potências econômicas até 2050. 

    e) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico formado por nações de diferentes continentes. A Apec, atualmente, é o bloco econômico mais dinâmico do planeta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Falso – A União aduaneira é um tipo de bloco econômico onde é estabelecida a redução e/ou eliminação das tarifas comerciais, além de regulamentar o comércio do bloco com nações que não integram o bloco econômico. Não é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros. A União Europeia está em um estágio mais avançado que o oferecido pela União aduaneira.

    b) Verdadeiro – A União econômica e monetária é, atualmente, o estágio máximo que os blocos econômicos podem oferecer. Entre as principais características estão: utilização da moeda única, livre circulação de pessoas, serviços e capitais. Exemplo: União Europeia.

    c) Verdadeiro: Na Zona de livre comércio só é estabelecido entre os países integrantes a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias, não sendo permitido a livre circulação de pessoas. O Nafta é um exemplo desse tipo de bloco econômico.

    d) Verdadeiro – No mercado comum, os países membros estabelecem acordos que permitem a redução e/ou eliminação das tarifas, a livre circulação de capitais, serviços e pessoas. Não é utilizada a moeda única entre as nações do bloco.

    e) Falso – A União econômica e monetária é um tipo de bloco econômico que estabelece a redução e/ou eliminação das tarifas comercias, a livre circulação de pessoas e capitais e a adoção da moeda única.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – O Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é um bloco econômico composto pelos Estados Unidos, Canadá e México, sendo, portanto, formado por países da América do Norte.

    b) Falso – O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom) tem como integrantes países da América Central.

    c) Verdadeiro – O mapa corresponde aos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), esse bloco econômico é formado por quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

    d) Falso – A Área de Livre Comércio das Américas (Alca) visa estabelecer uma zona de livre comércio entre as nações do continente americano.

    e) Falso – A Comunidade Andina também é um bloco econômico formado exclusivamente por nações sul-americanas, no entanto, não são as representadas no mapa. Esse bloco é formado pela Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • segunda-feira | 26/05/2014 | RAFA

    Gostaria que revesse a questão 3 letra D. Pois, o Mercado Comum é utilizado uma moeda única. Um exemplo a União Européia que é utilizada o Euro, na maioria dos países que compõe esse bloco.

  • quarta-feira | 28/05/2014 | Rodolfo F. Alves Pena
    1 0

    Olá. O Mercado Comum nem sempre envolve a livre circulação de moedas, o que é feito pela União Econômica e Monetária. No caso, a União Europeia é o mercado comum e a Zona do Euro é a União Econômica e Monetária.

  • sábado | 03/05/2014 | Matheus Soares...

    Gostei D+ :)!!!

  • sábado | 08/06/2013 | ANA CLARA

    adorei!!! foi ótimo para minha pesquisa





Brasil Escola nas Redes Sociais