Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre os Climas no Mundo

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre os Climas no Mundo e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    Existem vários tipos de clima no mundo, que variam conforme as zonas climáticas da Terra. Portanto, apresente os aspectos que influenciam na caracterização do clima de um determinado local.

    ver resposta


  • Questão 2

    A imagem a seguir destaca as Zonas climáticas da Terra. Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) As regiões próximas à linha do Equador apresentam temperaturas elevadas durante o ano todo.

    b) A Zona temperada do sul está situada entre o Trópico de Câncer e a Zona glacial ártica, correspondendo aos países do Hemisfério Setentrional.

    c) O continente africano está totalmente situado na Zona intertropical (Zona quente), fato que explica as altas temperaturas nos países da África.

    d) Por receberem menos raios solares, as zonas glaciais (Zona glacial da antártica e Zona glacial ártica) são as regiões mais frias do planeta.

    e) Localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, a Zona temperada do norte abrange extensas áreas da América do Norte, da Ásia e da Europa.

    ver resposta


  • Questão 3

    Possui temperatura média anual de 25 °C, apresentando pouca variação. A umidade relativa do ar é bastante elevada: aproximadamente 90%. Atua nas regiões próximas à linha do Equador, na zona intertropical. Essas são as características do clima:

    a) Desértico

    b) Frio de montanha

    c) Subtropical

    d) Equatorial

    e) Tropical

    ver resposta


  • Questão 4

    Apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, podendo atingir até -50 °C. Situa-se nas faixas delimitadas pelos círculos polares e recebe raios solares durante poucos meses no ano. Marque a alternativa que corresponde a esse tipo de clima.

    a) Frio

    b) Temperado

    c) Polar
     
    d) Semiárido

    e) Equatorial

    ver resposta


  • Questão 5

    O território brasileiro possui uma grande variedade climática, pois, em virtude da sua grande extensão no sentido norte-sul, o país ocupa mais de uma zona climática. Marque a alternativa que indica as zonas climáticas que o Brasil abrange.

    a) Zona glacial antártica e Zona intertropical

    b) Zona temperada do norte e Zona temperada do sul

    c) Zona temperada do sul e Zona glacial ártica

    d) Zona intertropical e Zona temperada do sul

    e) Zona intertropical e Zona temperada do norte

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Para a caracterização do clima de um determinado local é necessária uma análise das condições atmosféricas durante um período de aproximadamente 30 anos. Os principais aspectos verificados são a temperatura, pressão, umidade, regime de ventos, atuação das massas de ar, relevo, influência das correntes marítimas, vegetação e as alterações provocadas pela ação do homem.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Verdadeiro – As áreas próximas à linha do Equador recebem influência do clima tropical e, principalmente, do equatorial. Essas áreas possuem temperatura média anual de 25 °C.

    b) Falso – A Zona temperada do sul localiza-se entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo polar antártico. Essa zona climática engloba os países do Hemisfério Meridional.

    c) Falso – A África não está totalmente localizada na Zona intertropical, apresentando território na Zona temperada do sul e na Zona temperada do norte.

    d) Verdadeiro – As Zonas glaciais ártica e antártica são as regiões que apresentam as menores temperaturas da Terra, visto que elas possuem extensas áreas de geleiras, além de receberem raios solares durante poucos meses no ano.

    e) Verdadeiro – A Zona temperada do norte está em uma faixa entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, compreendendo países da América do Norte, da Europa e da Ásia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa verdadeira: letra “D”.

    a) Falso – As áreas de deserto possuem baixa umidade relativa do ar: cerca de 40%.

    b) Falso – São áreas de montanha onde a temperatura reduz 6 °C a cada mil metros de altitude. Além das áreas elevadas dos Andes, o clima frio de montanha está presente em montanhas na Etiópia, Tanzânia, Federação Russa, Canadá, etc.

    c) Falso – Esse tipo de clima apresenta grande variação de temperaturas: no inverno pode atingir -5 °C, no verão, 25 °C. Encontra-se nas Zonas temperadas do sul e do norte. 

    d) Verdadeiro – O clima equatorial é típico de áreas localizadas próximas à linha do Equador, ou seja, na Zona intertropical (norte do Brasil, Indonésia, porção central da África, etc.). A temperatura média anual é de 25 °C e apresenta elevada média de umidade do ar (90%).

    e) Falso – Apesar de estar presente na Zona climática intertropical, o clima tropical apresenta variação térmica, sendo a média anual de 20 °C. A umidade relativa do ar pode variar de 70% e 90%.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa verdadeira: letra “C”.

    a) Falso – Esse tipo climático atua nas Zonas glaciais e, apesar de apresentar baixas temperaturas (-15 °C no inverno e 10 °C no verão), não é a região mais fria do planeta.

    b) Falso – O clima temperado não é típico das Zonas glaciais. A temperatura pode atingir até 15 °C, não sendo, portanto, a região com a menor temperatura da Terra.

    c) Verdadeiro – O clima polar é característico da Zona glacial ártica (limitada pelo Círculo polar ártico) e da Zona glacial antártica (limitada pelo Círculo polar antártico). Essas regiões possuem extensas geleiras e recebem pouco raio solar, podendo atingir temperaturas de -50 °C, sendo as áreas mais frias do planeta.
     
    d) Falso – O clima semiárido não atua nas áreas próximas aos círculos polares. Sua temperatura varia bastante, podendo atingir 17 °C no verão e -20 °C no inverno.

    e) Falso – O clima equatorial apresenta uma das temperaturas mais elevadas da Terra (25 °C), atuando nas áreas próximas à linha do Equador.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa verdadeira: letra “D”.

    a) Falso – O território brasileiro está presente na Zona climática intertropical, no entanto, não pertence à Zona glacial antártica.

    b) Falso – O Brasil não ocupa a faixa que compreende a Zona temperada do norte.

    c) Falso – A Zona temperada do sul está presente no Brasil, porém, a Zona glacial ártica não atua no território nacional.

    d) Verdadeiro – A maior parte do território brasileiro está localizada na Zona intertropical. A porção do sul do país pertence à Zona temperada do sul.

    e) Falso – O Brasil não possui território na Zona temperada do norte.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • segunda-feira | 28/10/2013 | vitoria

    adorei gostei muito é bem simples e é bom para professores fazerem prova

  • sexta-feira | 09/12/2011 | dayane

    obrigado isso me ajudou muito !!!!





Brasil Escola nas Redes Sociais