Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Petróleo

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Petróleo e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O Brasil já conseguiu a autossuficiência na produção de petróleo para o consumo interno, ou seja, não necessita importar essa fonte energética. Esse fato se deve à exploração das jazidas localizadas em vários pontos do território nacional. Nesse sentido, marque a alternativa que indica os maiores produtores de petróleo no Brasil.

    a) Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo.

    b) Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    c) Acre, Rondônia, Amapá e Pará.

    d) São Paulo, Rio Grande do Norte e Bahia.

    e) Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
     

    ver resposta


  • Questão 2

    Marque a alternativa que indica a principal bacia produtora de petróleo em território brasileiro.

    a) Bacia do Espírito Santo

    b) Bacia Sedimentar Amazônica

    c) Bacia de Campos

    d) Bacia do Recôncavo Baiano

    e) Bacias de Sergipe-Alagoas e do Rio Grande do Norte
     

    ver resposta


  • Questão 3

    Responsável pela exploração e produção de petróleo no território brasileiro, essa empresa é considerada a maior da América Latina. Foi criada em outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, cujo slogan era “o petróleo é nosso”. Marque a alternativa que corresponde à empresa que possui as características citadas.

    a) Vale

    b) Eletrobrás

    c) Petrobras

    d) Gerdau

    ver resposta


  • Questão 4

    De acordo com seus conhecimentos, explique as principais características da grande reserva de petróleo encontrada no território brasileiro, denominada pré-sal.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Mackenzie – SP)

    O mapa mostra a localização de importante região produtora de: 

    a) Carvão mineral

    b) Petróleo

    c) Fosfato

    d) Bauxita

    e) Manganês

    ver resposta


  • Questão 6

    (UFC-CE)

    As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação.

    a) Escudos cristalinos.

    b) Bacias sedimentares.

    c) Dobramentos cenozoicos.

    d) Placas tectônicas.

    e) Aluviões quaternários.
     

    ver resposta


  • Questão 7

    Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

    a) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente.

    b) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal.

    c) Principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), o petróleo teve seu uso reduzido nos séculos posteriores.

    d) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico.

    e) As maiores reservas petrolíferas conhecidas estão localizadas nos países do Oriente Médio.
     

    ver resposta


  • Questão 8

    Existe uma organização mundial que é formada pelos principais países produtores de petróleo. Esse bloco é responsável por controlar a produção e venda do produto, com o objetivo de obter maior lucratividade. Marque a alternativa que indica a organização em questão.

    a) União Europeia

    b) Petrobras

    c) Opep

    d) Apec

    ver resposta


  • Questão 9

    No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Essa área é denominada:

    a) Bacia de Campos

    b) Pré-sal

    c) Recôncavo Baiano

    d) Campo de Lobato

    ver resposta


  • Questão 10

    (FUVEST-SP)

    Justifique a distribuição geográfica das refinarias da Petrobrás. 

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Alternativa correta: letra “A”.

    a) Verdadeiro – Essas quatro unidades federativas (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo) são as maiores produtores de petróleo no Brasil: o Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país; o Rio Grande do Norte é o maior produtor nacional de petróleo em terra; os estados do Espírito Santo e da Bahia destacam-se também como grandes produtores de petróleo em solo brasileiro. 

    b) Falso – Esses estados, localizados na Região Centro-Oeste do Brasil, não são produtores de petróleo.

    c) Falso – Essas quatro unidades federativas não são responsáveis pela grande produção de petróleo no Brasil.

    d) Falso – Rio Grande do Norte e Bahia estão entre os principais estados brasileiros produtores de petróleo. No entanto, o estado de São Paulo não é grande produtor dessa fonte de energia.

    e) Falso – Rio de Janeiro e Espírito Santo estão entre os maiores produtores de petróleo. Entretanto, São Paulo e Minas Gerais não são grandes produtores desse mineral.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “C”.

    a) Falso – Importante produtora de petróleo, a Bacia do Espírito Santo é responsável por 4% da produção nacional.

    b) Falso – A Bacia sedimentar amazônica é responsável por aproximadamente 3% da produção nacional de petróleo.

    c) Verdadeiro – Situada na costa norte do Rio de Janeiro e sul do estado do Espírito Santo, a Bacia de Campos é a mais importante reserva petrolífera do Brasil, sendo responsável por 80% da produção nacional de petróleo.

    d) Falso – Em meados do século XX, a Bacia do Recôncavo Baiano era a principal produtora de petróleo no Brasil. Atualmente (2010), ela é responsável por cerca de 3% da produção nacional.

    e) Falso – Atualmente (2010), essa Bacia é a segunda maior produtora de petróleo no Brasil.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa correta: letra “C”.

    a) Falso – A Vale é uma mineradora brasileira que atua na produção de minério de ferro, níquel, manganês, cobre, bauxita, entre outros. Essa empresa não é responsável por explorar o petróleo brasileiro.

    b) Falso – A Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S/A) é a maior empresa do setor de energia elétrica da América Latina, atuando nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.

    c) Verdadeiro – A Petrobras (Petróleo Brasil S/A) foi criada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas. Essa empresa tem como área de atuação a exploração, produção refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural no Brasil. Nas últimas décadas, a Petrobrás passou a atuar também em outros países.

    d) Falso – A Gerdau é uma das maiores empresas de aço do continente americano, não apresentando nenhuma relação com a exploração e produção de petróleo no Brasil.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O termo pré-sal é utilizado para caracterizar as reservas de hidrocarbonetos em um conjunto de rochas calcárias que estão localizadas nas porções marinhas do Brasil, apresentando grande potencial para a geração e acúmulo de petróleo e gás natural. Esse material está localizado abaixo das camadas de sal, podendo atingir mais de 7 quilômetros de profundidade.

    A camada pré-sal tem aproximadamente 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura, compreendendo uma área que se estende do litoral do Espírito Santo ao de Santo Catarina. Conforme estimativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as reservas de petróleo e gás natural na camada pré-sal irão triplicar a produção nacional, passando para 50 bilhões de barris de petróleo. A produção em grande escala está prevista para 2013.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa correta: letra “B”.

    a) Falso – A região destacada no mapa não é grande produtora de carvão mineral.

    b) Verdadeiro – A região destacada no mapa, no Rio de Janeiro, é a maior produtora nacional de petróleo, sendo responsável por aproximadamente 84% da produção nacional, com destaque para a Bacia de Campos.

    c) Falso – O estado do Rio de Janeiro não abriga grandes reservas de fosfato.

    d) Falso – A bauxita não é encontrada em abundância no estado fluminense. Esse minério é produzindo em Minas Gerais e, principalmente, no estado do Pará.

    e) Falso – As maiores reservas de manganês no Brasil estão localizadas no Pará, em Mato Grosso, Minas Gerais e no Amapá.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    Alternativa correta: letra “B”.

    a) Falso – Essa formação geológica se originou no período Pré-Cambriano. Nela, é possível extrair minerais como o ferro e o manganês.

    b) Verdadeiro – São regiões que apresentam formações geológicas sedimentares. Nos terrenos formados durante a era Mesozoica é possível encontrar depósitos petrolíferos.

    c) Falso – Essa formação geológica não contém petróleo.

    d) Falso – Placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa da Terra. Esses blocos não possuem relação direta com a existência de petróleo.

    e) Falso – Essa formação geológica não abriga campos petrolíferos. Nela é possível encontrar cascalho fino.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 7

    a) Falso – O petróleo é uma fonte energética não renovável, ou seja, irá se esgotar. Sua utilização é extremamente prejudicial ao meio ambiente, causando poluições atmosférica, hídrica, do solo, etc. Sua queima libera gases que agravam o efeito estufa.

    b) Verdadeiro – O petróleo é formado através da decomposição de matérias orgânicas (vegetal ou animal). Esse processo leva milhões de anos para se concretizar.

    c) Falso – A principal fonte energética da Primeira Revolução Industrial foi o carvão mineral. O uso do petróleo não sofreu redução e, desde a primeira metade do século XX, ele é a principal fonte energética do mundo.

    d) Verdadeiro – O petróleo é utilizado na produção de gasolina, óleo diesel, plástico e até medicamentos.

    e) Verdadeiro – Aproximadamente 65% das reservas mundiais de petróleo estão localizadas no Oriente Médio, com destaque para a Arábia Saudita, que é a maior produtora do planeta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 8

    Alternativa correta: letra “C”.

    a) Falso – A União Europeia (UE) é um bloco econômico formado por algumas nações da Europa.

    b) Falso – A Petróleo Brasil S/A (Petrobras) é uma empresa estatal de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. Essa empresa é responsável pela exploração, refino, comercialização e transporte do petróleo brasileiro.

    c) Verdadeiro – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é composta por países que apresentam grande produção de petróleo. Consiste numa organização intergovernamental que promove a valorização do petróleo, estabelecendo cotas de produção para diminuir a oferta, consequentemente, há elevação dos preços e maior lucratividade dos países produtores.

    d) Falso – A Cooperação da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico cujo objetivo é a criação de uma grande área de livre comércio entre os países asiáticos, da Oceania e do continente americano. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 9

    Alternativa correta: letra “B”.

    a) Falso – Essa bacia petrolífera vem sendo explorada comercialmente desde 1977. Atualmente, a bacia de Campos é responsável por cerca de 80% da produção de petróleo no Brasil.

    b) Verdadeiro – As reservas de petróleo situadas a 7 mil metros abaixo do nível do mar recebem o nome de Pré-sal. Conforme estimativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a exploração desse petróleo irá triplicar a produção brasileira, atingindo a marca de 50 bilhões de barris.

    c) Falso – Essa é a mais antiga província petrolífera do Brasil, sendo a principal produtora de petróleo no país durante várias décadas, entretanto, sua participação na produção nacional foi de apenas 3% em 2007.

    d) Falso – Essa reserva petrolífera foi descoberta em 1939, no Recôncavo Baiano.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 10

    A concentração de refinarias nessas regiões do território brasileiro é explicada pelo maior contingente populacional (consumidores), pelo maior desenvolvimento industrial desses locais e por estar próxima aos principais centros produtores de petróleo do país (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia). Essas refinarias são instaladas estrategicamente nesses locais para reduzir os gastos com transporte do centro produtor ao consumidor, obtendo, assim, maior lucratividade. 

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 25/03/2014 | Natanael Santos

    estou cursando petroleo e gas e gostei bastante dessas questoes que abordam assuntos interessantes, mas deveriam ter assuntos sobre a lei do petroleo e como funcionam no Brasil.



Brasil Escola nas Redes Sociais