Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Processo de Urbanização

O processo de urbanização é o fenômeno de crescimento da população das cidades em relação ao campo.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    Leia o texto abaixo e responda às questões assinalando a alternativa correta:

    Segundo o Relatório Mundial de Acompanhamento 2013 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sobre a América Latina e Caribe, a urbanização é um estímulo importante para retirar os cidadãos da pobreza e promover o desenvolvimento. O documento avalia o progresso dos países da região no alcance dos ODM.

    Levando em conta que mais de 80% dos bens e serviços mundiais são produzidos nas cidades, os países com elevados níveis de urbanização, desde a China até os da América Latina, desempenharam um papel essencial na redução da pobreza. No entanto, o relatório adverte que, se a urbanização não for administrada de modo adequado, também poderá gerar um crescimento descontrolado de favelas, doenças e delinquência.[...]

    As áreas urbanas oferecem empregos mais bem remunerados e serviços básicos. Por esta razão, os pobres rurais estão dispostos a migrar e pagar para ter acesso a serviços essenciais. No Brasil, os trabalhadores rurais, cujo salário mínimo é de cerca de sete reais por hora, estavam dispostos a migrar e pagar 420 reais por ano para acesso a melhores serviços de saúde, 87 reais por água limpa e 42 reais por eletricidade.

    Organização das Nações Unidas no Brasil. Urbanização adequada pode reduzir pobreza na América Latina e Caribe, diz ONU. Disponível em ONU.org

    a. A frase do texto “os pobres rurais estão dispostos a migrar e pagar para ter acesso a serviços essenciais” assinala o processo de:

    a) migração rururbana

    b) urbanização planejada

    c) êxodo rural

    d) urbanização do meio agrário

    e) abandono rural

    b. O processo de favelização das cidades realiza-se em virtude:

    a) da urbanização má planejada ou desordenada

    b) da falta de empregos

    c) da ausência de espaços nas cidades

    d) da carência dos recursos públicos

    e) da desinformação da população sobre a disponibilidade de empregos

    ver resposta


  • Questão 2

    O processo de urbanização está diretamente ligado à industrialização das sociedades. Percebe-se tal afirmação no fato de cada uma das sucessivas revoluções industriais terem sido acompanhadas por sucessivas explosões demográficas em diversas cidades do mundo. Sobre o processo de urbanização associado à industrialização, julgue as afirmações abaixo com V (para verdadeiro) e F (para falso).

    I. ( ) A I Revolução Industrial foi caracterizada pela forma democrática com que ocorreu, distribuindo-se por todos os grandes países do mundo, que passaram por acentuados índices de urbanização das suas cidades.

    II. (  ) A urbanização é um processo mais recente nos países subdesenvolvidos em virtude da industrialização tardia de suas economias.

    III. (  ) A III revolução industrial foi a grande responsável pela urbanização de países subdesenvolvidos, pois possibilitou a presença de indústrias estrangeiras nesses países e elevou o índice de pessoas em busca de empregos nas cidades.

    IV. (  ) A Ásia Meridional e a África Subsaariana foram as primeiras regiões do mundo a se urbanizarem depois da Europa.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:

    A América Latina vai atingir uma taxa de urbanização de 90% até 2020, segundo um estudo inédito do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Onu-Habitat), divulgado na manhã desta terça-feira 21. Os dados mostram que a América Latina e o Caribe são as regiões mais urbanizadas do mundo, embora uma das menos povoadas em proporção territorial. Na área, cerca de 80% das pessoas mora em cidades hoje, número superior ao de países desenvolvidos. Metade da população urbana vive em cidades com menos de 500 mil habitantes (222 milhões de indivíduos) e 14% nas megacidades (65 milhões).

    Carta Capital, 21/08/2013. América Latina atingirá 90% de urbanização até 2020. Disponível em: <Carta Capital>

    A América Latina intensificou sua urbanização a partir da segunda metade do século XX, tal processo caracterizou-se:

    a) pelas migrações em massa das populações mais pobres de países subdesenvolvidos.

    b) pelas baixas condições de vida da maior parte da população no espaço das grandes cidades.

    c) por ter sido um processo lento, gradual e planejado.

    d) por refletir os avanços econômicos e os sucessivos crescimentos das riquezas produzidas por nações como Brasil e Argentina.

    ver resposta


  • Questão 4

    (FGV-SP)

    A urbanização - o aumento da parcela urbana na população total - é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela.

    Situação da População Mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2007, p. 1.

    Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:

    a) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano.

    b) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural.

    c) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas.

    d) Nos países mais pobres, o processo de urbanização é responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social.

    e) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

    ver resposta


  • Questão 5

    (UNEMAT)

    A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional. Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing.

    (GUIMARÃES et al., 2007).

    Como esses centros urbanos são denominados?

    a) Megacidades.

    b) Centros Regionais.

    c) Cidades Globais.

    d) Conurbação Urbana.

    e) Megalópoles.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a. O processo de migração em massa da população rural para as cidades é denominado de êxodo rural. Letra C.

    b. A formação das favelas no espaço urbano ocorre pelo crescimento desordenado das cidades, que não são capazes de absorver toda a mão de obra existente, de forma que parte da população não consegue ter acesso a zonas que, geralmente, possuem áreas muito especuladas e que encarecem a todo momento. Tais fatores são recorrentes do mau planejamento do crescimento da urbanização. Portanto, letra A.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    I. (F) – A I Revolução Industrial não ocorreu de forma democrática, sendo responsável apenas pela urbanização de algumas cidades da Europa, com destaque para Londres.

    II. (V) – Apenas após a Segunda Grande Guerra que a maioria das nações subdesenvolvidas iniciou suas industrializações e os consequentes processos de urbanização.

    III. (V) – A III Revolução Industrial possibilitou a migração das multinacionais para países periféricos, onde a mão de obra é mais barata. Em virtude disso – e do processo de mecanização do campo – ocorreu um intenso processo de urbanização nas grandes cidades do mundo subdesenvolvido.

    IV. (F) – Na verdade, essas duas regiões são, até hoje, as regiões menos urbanizadas em todo mundo, com uma população predominantemente rural.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O processo de urbanização na América Latina caracterizou-se, principalmente, pela pobreza gerada em virtude das más condições de trabalho e do crescimento desordenado das cidades, gerando zonas segregadas com elevados índices de pobreza no espaço urbano.

    Letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O autor do texto ressalta que as contradições sociais são, realmente, mais elevadas no espaço das cidades. Mas em virtude dessa concentração, é possível melhorar tais condições através de medidas que visem modificar a atual situação do espaço urbano, como ocorreu nas grandes cidades da Europa. Com isso, entende-se que os investimentos em políticas públicas para as cidades, na visão do autor, sejam o grande trunfo no combate à pobreza.

    A alternativa que contempla esse raciocínio é a letra E.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    As grandes cidades do mundo que concentram as atividades e fluxos econômicos e são responsáveis pela maior parte da dinâmica comercial do mundo são chamadas de Cidades Globais, portanto, letra C.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais