Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Produção Agrícola Mundial

Exercícios sobre as características e dinâmicas da Produção Agrícola Mundial.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    Sobre a produção agrícola mundial, assinale a alternativa correta:

    a) As potências internacionais de produção agrícola, a exemplo dos Estados Unidos, são caracterizadas pelo pouco protecionismo de seus produtos em face da concorrência externa e pela elevação dos impostos aos produtores nacionais.

    b) A chamada “Revolução Verde” consistiu na ampliação da consciência ecológica no processo de produção agrícola.

    c) Os implementos tecnológicos não são aplicados em países desenvolvidos, uma vez que estes já dispõem de técnicas avançadas e produção reduzida na agricultura, não sendo necessária a realização de investimentos em maquinários para o campo.

    d) As principais potências agrícolas internacionais são, atualmente, Estados Unidos e União Europeia, que buscam abastecer os mercados internos e externos.

    e) O Brasil possui um amplo espaço disponível para agricultura, mas não se tornou potência nessa área por conta dos baixos investimentos e da tecnologia ultrapassada.

    ver resposta


  • Questão 2

    Explique as características gerais da produção agrícola dos Estados Unidos e o seu desempenho na agricultura mundial.

    ver resposta


  • Questão 3

    Escreva um texto ressaltando as características da PAC (Política Agrícola Comum) adotada pela União Europeia.

    ver resposta


  • Questão 4

    (MACK-SP)

    Considere as afirmações sobre a implantação da agricultura moderna ou intensiva que é encontrada em larga escala nos países desenvolvidos.

    I. Utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.

    II. Predomínio de grandes propriedades rurais, às quais se aplica a especulação imobiliária, objetivando a valorização da terra.

    III. Intensa utilização de fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas.

    IV. Desenvolvimento de uma rede de transportes estruturada, permitindo rápido acesso entre as áreas de produção e as áreas de consumo.

    São verdadeiras:

    a) apenas I, II e IV.

    b) apenas II, III e IV.

    c) apenas I, III e IV.

    d) apenas I e II

    e) I, II, III e IV.

    ver resposta


  • Questão 5

    (UEMG)

    A partir do final do século XIX, o consumo de alimentos pela população e de matérias-primas agrícolas, pelo setor industrial, atingiu patamares sem precedentes na história das sociedades. Nesse contexto estabeleceu-se a chamada agropecuária comercial moderna. Em relação à agropecuária comercial moderna, todas as afirmações constantes das alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:

    a) Nesse sistema agrícola, grande parte das propriedades rurais é administrada como uma empresa.

    b) O nível de tecnicismo aplicado na agropecuária comercial moderna dispensa a mão de obra especializada.

    c) Os altos custos dos equipamentos e dos insumos fazem com que a agropecuária moderna seja viável, especialmente, em médias e grandes propriedades rurais.

    d) A agropecuária moderna é caracterizada pelo uso intensivo de recursos tecnológicos no campo.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) Incorreta – os países desenvolvidos, sobretudo os EUA, são caracterizados justamente pelo protecionismo aos seus produtores rurais, taxando produtos externos e evitando a concorrência contra os produtos nacionais.

    b) Incorreta – Revolução Verde é o nome designado para se referir aos processos de transformação tecnológica da produção agrícola, através de maquinários modernos e de estudos científicos avançados sobre os solos.

    c) Incorreta – Uma das principais características dos países desenvolvidos é a utilização das mais avançadas tecnologias para acelerar e maximizar as suas produções agrícolas.

    d) Correta – EUA e UE são as principais potências internacionais de produção agrícola.

    e) Incorreta – O Brasil é, na verdade, uma das principais potências agrícolas internacionais e, ao que tudo indica, deve se tornar líder mundial em agricultura nos próximos anos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A produção agrícola dos Estados Unidos é caracterizada pela grande concentração fundiária e pela formação de cinturões agrícolas, os belts. Os principais cinturões são: o Dairy Belt (cinturão do leite), o Corn Belt (cinturão do milho), o Wheat Belt (cinturão do trigo) e Cotton Belt (cinturão do algodão). Marcada pela ampla mecanização em todo o processo produtivo, atualmente a produção agrícola estadunidense é a maior do mundo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A PAC (Política Agrícola Comum) foi uma política adotada pela União Europeia para apoiar e fortalecer a produção agrícola dos seus países-membros. O objetivo é abastecer os países do bloco com produtos e matérias-primas produzidos no próprio bloco. Dessa forma, adotou-se na PAC o protecionismo alfandegário (taxando produtos importados e evitando a concorrência), bem como a fixação e a padronização dos preços mínimos dos produtos produzidos na Europa.

    A adoção da PAC reverberou na política dos países subdesenvolvidos, que dependem da exportação de seus produtos, sobretudo para a Europa, para garantir o crescimento de suas economias. Com isso, muitos países protocolaram amplas reclamações sobre a política agrícola europeia junto à OMC (Organização Mundial do Comércio).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    I. Verdadeiro – As pesquisas e inovações científicas no campo da agricultura são destaques nos países desenvolvidos.

    II. Falso – Não se observa a concentração fundiária em todas as nações desenvolvidas. As grandes propriedades rurais são recorrentes em países como os Estados Unidos, mas pouco existentes na União Europeia e, principalmente, no Japão.

    III. Verdadeiro – A utilização de fertilizantes, apesar de muito criticada, é bastante utilizada nos países desenvolvidos, que visam a aumentar e acelerar a produção.

    IV. Verdadeiro – A infraestrutura dos países desenvolvidos é bastante avançada e ajuda significativamente no escoamento dos produtos agrícolas.

    Letra c

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Correta – A concentração fundiária é observada pela formação de grandes latifúndios controlados por poucas empresas e investidores.

    b) Incorreta – Com o atual tipo de produção no campo, caracterizada pelas evoluções tecnológicas, emprega-se basicamente um pequeno grupo de pessoas que dispõem de especializações em técnicas e maquinários agrícolas.

    c) Correta – Os avanços tecnológicos dificultam o estabelecimento de pequenas propriedades, uma vez que os custos com maquinários são muito elevados para que sejam aplicados em pequenas áreas com baixa escala produtiva.

    d) Correta – Sobretudo após a chamada Revolução Verde, os meios tecnológicos e científicos estão cada vez mais presentes no meio rural e agrário.

    Letra B

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais