Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Projeções cartográficas são formas de representar a terra em um plano.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    Leia o texto e assinale a alternativa correta:

     

    MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16.

    Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar que:

    a) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas.

    b) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.

    c) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo anafilática, que não mantém nem a forma e nem a área dos continentes e oceanos, mas que minimiza as alterações.

    d) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas.

    e) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.

    ver resposta


  • Questão 2

    Quais são as características das projeções cônicas? Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas?

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre as projeções cartográficas, é correto afirmar que:

    a) são meios de se representar o espaço terrestre, havendo uma possibilidade ainda não encontrada de não realizar distorções da forma ou das áreas da superfície.

    b) são formas de representar a Terra em uma superfície de iguais características externas (forma, tamanho e área)

    c) são formas de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Por conta disso, sempre haverá distorções.

    d) dividem-se apenas em projeções planas e projeções polares.

    e) graças às distorções, não podem ser utilizadas para representar a superfície dos continentes da Terra, apenas os oceanos.

    ver resposta


  • Questão 4

    [UERJ – adaptada]

    BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008
    BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008

    Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último quadrinho.

    Esse erro mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartográfica:

    a) escala pequena

    b) projeção azimutal

    c) técnica de anamorfose

    d) convenção equidistante

    e) projeção cônica

    ver resposta


  • Questão 5

    (PUC-PR)

    Observe com atenção o mapa abaixo

    O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa.

    Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

    a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

    b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.

    c) É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical.

    d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.

    e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra b

    A Projeção de Mercator é uma projeção do tipo cilíndrica, criada como se uma tela fosse enrolada sobre o globo e, ao ser aberta, mostrasse os continentes. Ela se caracteriza por ser do tipo semelhante, pois nela as formas dos continentes são mantidas, mas a área deles é alterada: enquanto o Hemisfério Norte torna-se maior, o Hemisfério Sul diminui.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos. São largamente utilizadas para representarem partes de continentes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra c

    As projeções são formas de se representar a Terra em um plano. O modelo mais fiel à forma original da Terra é o globo terrestre, porém ele é pouco prático e de difícil manuseio, em contrapartida, os planos são mais fáceis e didáticos, porém não conseguem manter 100% de fidelidade às características originais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    Na interpretação da tirinha percebe-se que o Harold não compreende que o globo é apenas uma representação cartográfica da terra em tamanho reduzido. Por se tratar de uma área muito grande representada [toda a superfície terrestre], trata-se de uma escala pequena, pois quanto menor a escala, maior será a área representada.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A projeção de Peters é uma projeção do tipo cilíndrica, que sacrifica a forma da superfície terrestre para manter a proporção das áreas dos continentes. Ela é muito utilizada para representar o Hemisfério Sul, sendo, muitas vezes, utilizada com o sul para cima e o norte para baixo.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quinta-feira | 26/06/2014 | Thiago S&eacut...

    Gostaria de saber se a resposta da questão 5 é a alternativa C. Pois a resposta está escrita por extenso e não foi informado a alternativa. Acho que esta é uma dúvida de mais pessoas. Obrigado.

  • quinta-feira | 26/06/2014 | Rodolfo F. Alves Pena
    0 0

    Olá Thiago. A alternativa correta da número 5 é a letra A, com o retrato fiel das áreas e distorção das formas, dando maior evidência ao Hemisfério Sul.





Brasil Escola nas Redes Sociais