Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Tipos de Indústrias

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Tipos de Indústrias e veja a resolução comentada.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
  • Questão 1

    O setor industrial é um importante elemento da economia de vários países, principalmente das nações mais desenvolvidas. Como se caracteriza esse setor?

    ver resposta


  • Questão 2

    O segmento industrial que tem sua produção destinada diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura, é:

    a) Indústria de bens de consumo

    b) Indústrias extrativas

    c) Indústrias de bens de produção

    d) Indústrias de equipamentos 

    ver resposta


  • Questão 3

    (UFPR)

    Sobre os tipos de indústrias, leia as proposições a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

    a) A indústria tradicional é pouco automatizada  e emprega muita mão de obra em relação ao valor da produção.

    b) A indústria pesada consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como siderurgia.

    c) A indústria de base cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas.

    d) A indústria de bens duráveis produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada.

    e) A indústria de acabamento tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos.

    ver resposta


  • Questão 4

    A indústria de bens de consumo fabrica produtos que são consumidos pela população em geral, sendo ramificada em dois seguimentos. Aponte as principais características da:

    a) Indústria de bens duráveis

    b) Indústria de bens não-duráveis
       

    ver resposta


  • Questão 5

    O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria não possuem grandes aparatos tecnológicos. Marque a alternativa que corresponde ao tipo de indústria que utiliza pouca tecnologia no processo de produção.

    a) Indústria moderna

    b) Indústria de ponta

    c) Indústria tradicional

    d) Indústria de bens de consumo

    e) Indústria de bens intermediários
     

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    A indústria consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofícios de produção dentro de instalações (a fábrica), usando máquinas e trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria que será posta à venda.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa correta: letra “a”.

    a) Verdadeiro – As indústrias de bens de consumo, também chamadas de indústrias leves, têm sua produção direcionada para o mercado consumidor. Elas podem ser de bens duráveis e de bens não-duráveis.

    b) Falso – A indústria extrativa é uma vertente das indústrias de bens de produção. Elas exploram produtos de origem vegetal, animal e mineral. Sua produção, a maioria, é destinada a outros setores industriais.

    c) Falso – São as indústrias que proporcionarão aparato para o desenvolvimento de outros segmentos industriais, ou seja, bens usados por outras indústrias em seu processo de produção e distribuição, como máquinas e equipamentos. 

    d) Falso – A indústria de equipamento é um segmento das indústrias de bens de produção, ou seja, realizam a transformação de bens naturais ou semimanufaturados e representam o alicerce do conjunto das indústrias de bens de consumo.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Verdadeiro – As indústrias tradicionais utilizam pouco aparato tecnológico, sendo equipadas com máquinas pesadas. Para o processamento industrial é necessária muita mão de obra. Exemplo: metalúrgicas e siderúrgicas.  

    b) Verdadeiro – A indústria pesada, também denominada indústria de bens de produção, consome grandes quantidades de matéria-prima no processo industrial. São responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas obtidas na natureza em matérias-primas processadas, destinado sua produção para a estruturação de outros segmentos industriais. Exemplo: siderúrgicas e refinarias. 

    c) Verdadeiro – A indústria de base produz bens de capital que serão utilizados por outras indústrias em seu processo de produção, como por exemplo, máquinas, ferramentas e equipamentos. 

    d) Falso – A indústria de bens duráveis fabrica produtos destinados diretamente ao mercado consumidor. Exemplos: indústrias automobilísticas e eletroeletrônicos.   

    e) Falso – Os produtos farmacêuticos não são matéria-prima para a indústria de acabamento. Esses produtos são destinados para o mercado consumidor, sendo, portanto, fabricados pelas indústrias de bens de consumo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Indústria de bens duráveis
    As indústrias de bens duráveis produzem mercadorias não-perecíveis que são destinadas diretamente aos consumidores. Exemplos: móveis, automóveis, computadores, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, comunicação, etc.   

    b) Indústria de bens não-duráveis
    As indústrias de bens não-duráveis fabricam mercadorias diretamente para o mercado consumidor. Ela se caracteriza por produzir mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado. Exemplos: alimentícia, bebidas, cigarro, têxtil, calçados, cremes dentais, sabonetes, xampus, entre outros.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa correta: letra “c”


    a) Falso – Possui aparato tecnológico e avançado nível de automação no processamento industrial. Exemplos: montadoras de carro e petroquímicas. 

    b) Falso – A indústrias de ponta são altamente desenvolvidas tecnologicamente, com grandes investimentos em pesquisas científicas. Produzem recursos extremamente sofisticados. Exemplos: informática, aeroespacial, biotecnologia, etc.

    c) Verdadeiro – As indústrias tradicionais possuem pouco recurso tecnológico em seu processo de fabricação. Utilizam máquinas pesadas e muita mão de obra.

    d) Falso – A indústria de bens de consumo utiliza recursos tecnológicos, como a robotização das atividades e a utilização de computadores.

    e) Falso – Esse tipo de segmento industrial necessita de recursos tecnológicos para atingir eficiência no processo produtivo. Ele é equipado com máquinas modernas, computadores, robôs, entre outros recursos tecnológicos.   

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais